LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Unity pede desculpas após anunciar reajuste nos preços e irritar estúdios e desenvolvedores

18 de setembro de 2023 4

Atualização (18/09/2023) - por DT

A Unity Software foi ao X (Twitter) para pedir desculpas após o anúncio de um polêmico novo aumento de preços. O recuo da empresa aconteceu depois que estúdios e desenvolvedores criticaram as mudanças de taxas de tempo de execução.

A empresa responsável pelo motor gráfico Unity, usado em vários games, também disse que está ouvindo e conversando com os membros da equipe, comunidade, clientes e parceiros para implementar outras alterações na política de preços.

Contudo, a empresa não detalhou como será a nova política de preços, mas destacou que vai compartilhar uma atualização em alguns dias. A Unity também aproveitou para agradecer pelo "feedback honesto e crítico" de seus clientes e parceiros.

Em uma reportagem publicada nesta segunda-feira (18), a Bloomberg divulgou que um plano provisório da Unity prevê a limitação das taxas a 4% da receita de um jogo para clientes que ganhem mais de US$ 1 milhão, sem considerar as instalações retroativas para atingir o limite.


Vale lembrar que a Unity se envolveu em uma polêmica na semana passada após anunciar planos para cobrar dos clientes por cada nova instalação de seu jogo após um determinado limite. A decisão desencadeou protestos generalizados e até um boicote.

Ainda na semana passada, o CEO da empresa, John Riccitiello, chegou a adiar uma reunião geral sobre as mudanças de preços e fechou dois escritórios da companhia depois que uma "ameaça de morte credível" foi recebida após o anúncio das alterações.

A Unity anunciou há algumas semanas uma alteração na forma de cobrança pelo uso do motor gráfico Unity Engine impondo aos desenvolvedores de jogos uma nova taxa sobre o número de instalações. A medida gerou um descontentamento geral entre as empresas, forçadas com mudança a pagarem um valor extra de acordo com o volume de instalações.

A "taxa mensal extra por nova instalação de jogo" veio acompanhada de um forte aumento nos preços cobrados pela desenvolvedora para licenciamento e uso de sua Engine. Esse reajuste foi anunciado sob a gestão de John Riccitiello, CEO da Unity e ex-CEO da EA, que não dá sinais de reconsideração mesmo com a pressão dos clientes.

Segundo a Unity, essa nova cláusula entrará em vigor apenas em 2024, portanto os desenvolvedores de jogos ainda têm um tempo para analisarem e se adequarem às mudanças impostas este mês. A empresa explica que a taxa sobre downloads afetará apenas 10% de seu portfólio de clientes, porém a adição de 2 centavos de dólar pode afetar o financeiro dos consumidores.

Esse valor cobrado sobre cada instalação pode ser multiplicado se houver suporte para multiplataforma, pois o jogador pode instalar o título em seu smartphone, tablet e computador resultando em uma cobrança de US$ 0,6. Frente às queixas, um representante da Unity disse à Axios que um "reagrupamento" foi feito para avaliar essas questões.

Confira abaixo o modelo completo:

Unity muda modelo de negócio. | Imagem: Reprodução.

Esse modelo de negócio anunciado pela Unity pode afetar o funcionamento de vários serviços e jogos, entre eles o Game Pass, da Microsoft, que pode ser impactado com a nova tarifa. Alguns estúdios se posicionaram sobre o caso afirmando que dependendo de como a história se desenrole podem migrar para outros motores gráficos abandonando a Unity.

Veja também


4

Comentários

Unity pede desculpas após anunciar reajuste nos preços e irritar estúdios e desenvolvedores
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Economia e mercado

Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone

Asus

ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços