LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Motorola celebra 95 anos destacando seu impacto e trajetória de celulares básicos e dobráveis

26 de setembro de 2023 2

Fundada em setembro de 1928, uma das maiores fabricantes de celulares e soluções de telecomunicação do mundo celebra seu 95º aniversário nesta terça-feira (26). A Motorola está comemorando sua data de estreia no mercado com uma breve retrospectiva de suas grandes contribuições à indústria e compartilhando sua visão para o futuro.

Grandes revoluções

A empresa nasceu como a “Galvin Manufacturing Corporation”, mas seus principais feitos ocorreram após sua mudança de identidade para “Motorola Inc.”. Embora tenha balançado o setor de telecomunicações voltado para empresas e indústrias com os pagers nos anos 60, a empresa destaca sua presença na missão Apollo 11 à Lua em 1969.

A primeira missão tripulada ao nosso satélite natural utilizou tecnologias de rádio da empresa para manter as primeiras comunicações entre a Terra e a Lua. Neil Armstrong, primeiro astronauta a pisar no astro, disse “É um pequeno passo para o homem, mas um gigantesco salto para a humanidade” em um dispositivo projetado pela Motorola.

(Imagem: Divulgação/Motorola)

Já em 1973, há precisamente 50 anos, a companhia marcava presença na primeira ligação de celular feita na história com seu “tijolão” que pesava mais de 1 kg. Martin Cooper, ex-vice-presidente e diretor de P&D da Motorola, considerado o “pai do celular”, realizou a primeira chamada telefônica na 6ª Avenida em Nova Iorque.

Impacto na cultura

Lançado em 1996, o primeiro celular com formato dobrável do mundo foi o Motorola StarTAC, mas esse design se tornou uma febre somente com o lançamento da família Razr em 2004. Com seu visual icônico que automaticamente remete aos anos 2000, o Razr V3 se tornou um fenômeno na cultura pop — além de ser um dos celulares mais vendidos da história.

Atualmente, a fabricante busca resgatar a popularidade e o apego nostálgico desses aparelhos clássicos com a nova geração da família Razr, que agora conta com smartphones com telas flexíveis. Os modelos mais recentes da linha são o Razr 40 e Razr 40 Ultra, disponíveis por preços a partir de R$ 5.499 no Brasil.

Tecnologia mais acessível

A Motorola destaca o lançamento do Moto Z3, o primeiro smartphone comercial com 5G. Lançado em 2019, esse celular representou um importante passo rumo à implementação da nova geração da rede móvel no mundo, e segundo a Motorola, seu foco vem sendo democratizar essa tecnologia através do lançamento de celulares mais acessíveis.

Os principais exemplos dessa estratégia podem ser encontrados na linha “Moto G”, que conta com diversos celulares básicos e intermediários com suporte para o 5G. Em 2020, essa família comemorou 100 milhões de unidades vendidas globalmente.

A fabricante também aclama a linha por popularizar tecnologias premium, como processadores mais rápidos, som mais imersivo e telas OLED, por exemplo.

Os modelos mais avançados também são destacados pela companhia. A família “Edge”, composta por celulares premium e tops de linha, costuma chamar atenção por estrear novas tecnologias da indústria, como a câmera de 200 MP do Edge 30 Ultra.

Motorola quer fortalecer sinergia com a Lenovo

Olhando para o futuro, a Motorola destaca seu crescimento no setor B2B, incluindo serviços, soluções e dispositivos empresariais. Esse fenômeno reflete sua integração com a Lenovo — empresa que adquiriu a marca por US$ 2,9 bilhões em 2014, e um exemplo da sinergia entre as companhias é o Lenovo ThinkPhone by Motorola.

“Na Motorola, estamos revolucionando o mercado com nossos aparelhos premium e recursos inéditos,” disse Sergio Buniac, presidente da Motorola. “Como parte do compromisso da Lenovo com tecnologia mais inteligente para todos, estamos proporcionando aos consumidores um número maior de opções inovadoras.”

O executivo afirma que a fabricante espera dobrar seus negócios nos próximos três anos, e alguns dos pilares mencionados pela marca é o foco em melhorar seu relacionamento com os consumidores e a expectativa de ingresso em “novos mercados”, embora não forneça detalhes específicos sobre seus planos para o futuro.

Você possui algum produto da Motorola? Como é sua experiência com a marca? Comente!

Veja mais!

Mais Notícias
Mais Notícias

2

Comentários

Motorola celebra 95 anos destacando seu impacto e trajetória de celulares básicos e dobráveis
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos