
13 Outubro 2023
27 de setembro de 2023 52
Lançado oficialmente no mercado global em grande evento desta terça-feira, o Xiaomi 13T Pro é um smartphone quase topo de linha que traz aquela linguagem já conhecida da marca e também câmeras certificadas pela Leica.
Além disso, esse aparelho ainda se destaca por entregar chipset MediaTek Dimensity 9200 Plus e também tela AMOLED com taxa de até 144 Hz.
Isso sem falar da bateria de 5.000 mAh com suporte para carregamento rápido de 120 watts e uma promessa de bom suporte de software.
Será que esse conjunto tem tudo para tornar o Xiaomi 13T Pro no queridinho dos fãs da chinesa? Vamos descobrir isso e muito mais neste rápido hands-on!
O Xiaomi 13T Pro segue o padrão de design da marca chinesa. Ele traz módulo de câmeras levemente saltado com três sensores e tem bordas traseiras curvas para facilitar a pegada.
O peso do Xiaomi 13T Pro é de aproximadamente 200 gramas e, para manter os custos um pouco mais baixos, a moldura do celular é feita no bom e velho plástico.
Na parte inferior do 13T Pro temos saída de áudio, porta USB-C e também bandeja para dois chips SIM. Já na lateral temos os botões de energia e volume, enquanto que no topo há microfones e sensor infravermelho.
Em linhas gerais, segurar o Xiaomi 13T Pro não é uma tarefa tão difícil, uma vez que as suas laterais achatadas também facilitam a pegada.
Além disso, o leitor de digitais está alocado sob o display e ele consegue ser muito eficiente no dia a dia.
Por fim, o Xiaomi 13T Pro traz em sua caixa os manuais, chave de chip SIM, cabo USB-C e também o carregador de 120 watts.
O Xiaomi 13T Pro foi lançado com tela AMOLED CrystalRes de 6,67 polegadas que tem resolução de 1,5K e suporte para conteúdo com taxa de até 144 Hz.
Esse display também tem um pequeno furo para acomodar a lente de selfies e o seu brilho máximo pode chegar a 2.600 nits. O Xiaomi 13T Pro traz suporte para Dolby Vision e HDR10, sendo que o som é estéreo de boa qualidade.
Para garantir um poder de processamento próximo ao dos celulares mais premium da marca, o Xiaomi 13T Pro sai da caixa com o chipset MediaTek Dimensity 9200 Plus.
Ele é feito em 4 nanômetros pela TSMC e trabalha em conjunto com até 16 GB de RAM e 1 TB de armazenamento interno. Na prática, o Dimensity 9200 Plus fica devendo pouco ou quase nada para o Snapdragon do Xiaomi 13 Pro.
Com ele, você vai conseguir jogar tranquilamente todos os games da Play Store e o sistema de arrefecimento está bem eficiente. Você não notará qualquer tipo de problema com superaquecimento.
No campo de conexões, temos aqui 5G, Bluetooth 5.4, Wi-Fi 7 e também NFC para pagamentos por aproximação. Outro destaque importante inclui a presença de certificação IP68 contra água e poeira.
E para garantir boa autonomia, temos aqui bateria de 5.000 mAh com suporte para carregamento rápido de 120 watts. Isso deve garantir coisa de quase dois dias longe da tomada para um usuário comum.
O Xiaomi 13T Pro sai da caixa com sistema operacional Android 13 rodando por baixo da MIUI 14. Em breve ele deve receber a MIUI 15, mas o que realmente chamou a atenção é a promessa de updates da marca chinesa.
Segundo a Xiaomi, o 13T Pro deve receber quatro grandes atualizações do Android e um ano extra de updates de segurança, totalizando 5 anos de suporte.
Ou seja, esse aparelho deve ir até o Android 17 e a Xiaomi finalmente conseguiu entregar algo que alcança o suporte da Samsung. É uma boa notícia que precisa ser compartilhada.
No mais, a MIUI 14 do Xiaomi 13T Pro já é uma velha conhecida do público. É uma interface muito personalizável, aqui no aparelho ela está bem otimizada e roda de forma satisfatória.
Como sempre, também há uma tonelada de bloatwares e você vai ter que desativar um por um nas configurações.
Aqui no Xiaomi 13T Pro temos câmera principal de 50 megapixels, que usa o mesmo sensor do Xiaomi 13 padrão. Ou seja, o Sony IMX800.
Por outro lado, o sensor telefoto melhorou bastante e agora tem 50 megapixels, permitindo até mesmo gravar vídeos com zoom de 2 vezes e em resolução 4K a 30 fps.
O Xiaomi 13T Pro também tem um sensor ultrawide de mais 12 megapixels. Ou seja, temos um conjunto promissor e que supera aquele que é encontrado no irmão gêmeo chinês Redmi K60 Ultra.
Em testes preliminares realizados pelo pessoal do HDblog foi possível perceber que a Xiaomi encontrou um ótimo ponto de equilíbrio para as câmeras deste smartphone.
As fotos tiradas em locais bem iluminados não exageram na calibração de cores e apresentam tons realistas. Claro que isso é fruto da experiência da Leica.
Além disso, as fotos com o sensor telefoto trazem zoom com poucas perdas na modalidade óptica, sendo que até mesmo os registros com a ultrawide são bons.
Apesar dele ser o sensor mais fraco do conjunto traseiro, o ultrawide surpreende. Inclusive, isso pode ser fruto do aumento da resolução do padrão de 8 megapixels para 12 megapixels.
Em fotos noturnas, o sensor principal vai super bem e consegue capturar todos os detalhes sem exagerar na saturação. O único problema mais relevante aqui é o modo retrato, que parece bem artificial e costumeiramente erra no recorte.
A câmera frontal de 20 megapixels é eficiente desde que você desative o modo de embelezamento e os vídeos gravados pelo Xiaomi 13T Pro trazem boa captação de detalhes e também estabilização.
Em suma, é um conjunto eficiente e que mostra um amadurecimento da parceria entre Xiaomi e Leica.
O Xiaomi 13T Pro e o seu irmão mais acessível foram lançados globalmente, mas estão disponíveis inicialmente na Europa.
O preço do modelo testado é de 1.000 euros, algo em torno de R$ 5.300 em conversão direta e sem considerar impostos brasileiros. Pegando a versão com 12 GB de RAM e 256 GB você paga mais barato, cerca de R$ 4.200.
Abstendo-se dos preços, o Xiaomi 13T Pro é um ótimo smartphone. O conjunto fotográfico surpreende pela boa qualidade, o desempenho do chipset não fica devendo nada para outros aparelhos e o carregamento rápido de 120 watts sempre é bem-vindo.
Talvez o maior problema do Xiaomi 13T Pro é o seu momento de lançamento. Ele foi anunciado próximo do fim do ano. Ou seja, em um período onde muitos outros celulares topo de linha de outras marcas já perderam valor e rotineiramente entram em promoção.
Isso sem falar que o Xiaomi 13T Pro acaba concorrendo diretamente com o modelo Pro da linha principal. É uma situação complicada, mas a esperança reside em logo podermos ver o Xiaomi 13T Pro em promoção no varejo.
E, como sempre, não há previsão de venda do aparelho aqui no Brasil e você certamente terá que recorrer à importação para comprá-lo. Logo, é bom se preparar para ser taxado.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários