LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Patente da Microsoft indica sistema de resfriamento para notebook capaz de separar ar frio e quente

17 de outubro de 2023 0

A Microsoft parece estar trabalhando em melhorias importantes para os atuais sistemas de resfriamento de notebooks e outros dispositivos eletrônicos. Publicado em 12 de outubro, um novo registro de patente descreve uma tecnologia de dissipação de calor que seria capaz de separar ar frio e ar quente, garantindo maior eficiência térmica ao hardware.

Uma das formas mais convencionais de resfriar os dispositivos é mover o ar frio do ambiente sobre eles utilizando um ventilador, contudo, esse processo pode não ser tão eficaz em dias mais quentes. Com isso, a forma mais eficiente de reduzir a temperatura do hardware seria separar o ar frio do ar quente antes de direcioná-lo à CPU ou GPU.

(Imagem: Microsoft/USPTO)

Processador, placa de vídeo e outras peças costumam esquentar significativamente ao executar tarefas muito complexas, como jogos e renderização de vídeos. Atualmente, existem várias técnicas inovadoras e eficazes para reduzir a temperatura interna dos notebooks, mas seu custo pode ser um obstáculo para os consumidores.

Conforme descrito na patente da Microsoft, um mecanismo posicionado no interior dos notebooks poderia separar gases com base em sua temperatura. Esse mecanismo seria configurado para receber o ar do ambiente, e então, separaria a porção de ar frio e a direcionaria ao hardware. A porção de ar quente seria descartada na área externa.

(Imagem: Microsoft/USPTO)

A empresa destaca que todas as partes de um dispositivo tendem ao superaquecimento em determinados casos. Processadores, placas de vídeo, memórias, unidades de armazenamento, baterias, transformadores, inversores e outros componentes podem ter seu desempenho prejudicado ou apresentar falhas ao esquentar muito.

Nos exemplos esboçados pelos engenheiros da Microsoft, o componente que separa o ar frio do ar quente pode ser posicionado na própria dobradiça de um notebook, de modo que os portáteis não tenham sua espessura prejudicada.

Cabe lembrar que o registro de patente não indica, necessariamente, que a empresa pretende adotar essa tecnologia em seus futuros produtos, mas caso decida utilizar o novo mecanismo de separação de ar por temperatura, é possível que os primeiros dispositivos contemplados sejam os notebooks da família Surface.

Veja mais!


0

Comentários

Patente da Microsoft indica sistema de resfriamento para notebook capaz de separar ar frio e quente
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2