
Economia e mercado 21 Nov
22 de novembro de 2023 0
Durante evento na quarta-feira, o Google anunciou uma série de medidas no Brasil para incentivar o combate à crise climática. Dentre elas, o anúncio de que o Rio de Janeiro e Campinas, no interior de São Paulo, farão parte do projeto Green Light, uma iniciativa que usa inteligência artificial para fazer recomendações e melhorar o trânsito a partir da otimização dos semáforos nas cidades.
Coordenar cruzamentos para criar ondas de sinais verdes melhora o fluxo veicular e reduz emissões de gás carbônico nas metrópoles. Resultados do Green Light indicam potencial de redução de paradas em 30% e emissões em cruzamentos em mais de 10%, economizando combustível e reduzindo emissões em até 30 milhões de viagens por mês.
Em paralelo, o Google, em parceria com o COR-Rio, utiliza o Environmental Insights Explorer (EIE) para identificar e medir fontes de emissões no Rio de Janeiro. Presente em mais de 40 mil cidades, o EIE fornece dados sobre emissões globais e destaca oportunidades para práticas sustentáveis em construções, transporte e fontes de energia.
“Quando combinamos informações de qualidade com o poder da IA, podemos transformar a forma como tomamos decisões sobre sustentabilidade”, diz Ivan Patriota, líder de parcerias para Google Maps na América Latina. “Com o EIE, queremos ajudar cidades como o Rio de Janeiro a elaborar planos climáticos e estratégias baseadas em insights sobre como a cidade emite CO2.”
Destaque ainda para o Alerta de Previsão de Inundações, fruto da parceria do Google com o Serviço Geológico do Brasil, enviou 2 milhões de notificações sobre enchentes até novembro de 2023, impactando mais de 9 milhões de pessoas. A expansão da previsão para 38 novas cidades está planejada.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários