LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

OnePlus Watch 2 desafia Galaxy Watch com Wear OS e muita autonomia | Vídeo Hands-On

23 de março de 2024 7

O OnePlus Watch 2 foi lançado globalmente durante a feira MWC de Barcelona e esse relógio se destaca por ter design circular com boa construção, tela AMOLED e sistema operacional Google Wear OS.

Ou seja, o OnePlus Watch 2 já nasce como um forte concorrente das opções da Samsung por ter acesso a Play Store, mas como será que ele se sai no dia a dia? A autonomia realmente é boa ou é só propaganda da OnePlus?

Essas e outras perguntas responderemos ao longo deste texto. Por isso, role a página para baixo e saiba mais!

Design e Hardware

O OnePlus Watch 2 tem design circular e, infelizmente, ele só é vendido no tamanho de 47 milímetros. Isso acaba limitando um pouco o seu público, uma vez que pessoas com pulso mais fino podem não gostar de um relógio tão grande e volumoso que pesa em torno de 80 gramas.

A caixa é feita em aço inoxidável e há proteção de vidro Safira na parte frontal. Isso se traduz em um dispositivo muito resistente graças à construção dentro do padrão militar MIL-STD-810H.

Para controlar e interagir com o dispositivo, temos dois botões físicos, sendo que um deles é uma pequena coroa giratória no topo, algo semelhante ao que encontramos no Apple Watch.

A pulseira padrão enviada pela OnePlus é feita de silicone de boa qualidade e que, segundo a empresa, tem tratamento contra alergias. Ainda assim, caso deseje, o usuário pode comprar opções em metal, couro ou tecido graças ao sistema de troca facilitada das alças.

Além disso, ele tem também certificação IP68 e 5 ATM para garantir resistência à água e poeira, permitindo que o usuário possa tomar banho e até mesmo nadar com o relógio no pulso em uma profundidade de até 50 metros.


A tela do OnePlus Watch 2 é uma AMOLED de 1,43 polegada, que tem uma densidade de pixels de 326 ppi e proporciona uma ótima experiência de uso.

O usuário vai conseguir ver facilmente as informações sobre saúde, textos de notificações e e-mails. O brilho máximo dese painel é de 600 nits. Ou seja, um número mais do que suficiente para uso sob luz solar, sendo que, como esperado, a tela também tem suporte para o modo Always On Display.

O OnePlus Watch 2 tem ainda microfone e alto-falante para que o usuário possa fazer chamadas e até mesmo gravar áudios em respostas no WhatsApp, por exemplo.

O único inconveniente é que ele não tem suporte para a tecnologia eSIM. Ou seja, você não terá conexão 4G nativa, dependendo sempre de pareamento com o smartphone ou rede Wi-Fi.

Em conexões, esse relógio tem Wi-Fi, Bluetooth 5.0, GPS duplo e NFC para pagamentos por aproximação com a Carteira do Google. Ou seja, você pode usar essa funcionalidade aqui no Brasil.

Já os sensores disponíveis são: acelerômetro, giroscópio, sensor óptico de frequência cardíaca, oxímetro de pulso, sensor geomagnético, sensor de luz e barômetro. Na caixa, a empresa manda o relógio, manuais, pulseira padrão e um cabo de carregamento com conexão USB-C.

Recursos para saúde

Como esperado, o OnePlus Watch 2 tem um combo completo de recursos direcionados a saúde do usuário. Por isso, ele permite monitorar os batimentos cardíacos com ótima precisão, os níveis de oxigênio no sangue e também o sono.

Nesse último caso, o relógio também consegue identificar o sono profundo REM, mas não é capaz de gravar o ronco como faz o Galaxy Watch sincronizado com o smartphone.

Você também pode monitorar os níveis de estresse e acompanhar mais de 100 atividades físicas, sendo que seis delas tem reconhecimento automático: corrida, caminhada, ciclismo, natação, máquina de remo e elíptico.

Você também pode criar modos de treino personalizados com muita facilidade em caso de necessidade.

Em suma, o relógio da OnePlus oferece o mesmo nível de monitoramento das atividades físicas que um Galaxy Watch pode proporcionar e isso é um ponto positivo.

Software

O OnePlus Watch 2 tem como sistema operacional o Google Wear OS na sua versão 4. Ou seja, a mais recente disponível no mercado.

O uso desse software é uma vantagem muito grande para esse relógio. Isso porque ele ganha todo o acervo disponível na Play Store, com milhares de aplicativos adaptados para o formato do display.

Outro destaque importante é que o OnePlus Watch 2 tem 20 mostradores pré-instalados e você pode contar com mais 80 direto da biblioteca da fabricante.

No mais, o Wear OS tem desempenho muito agradável no OnePlus Watch 2 e as animações são ágeis, sem nenhum engasgo ou problema maior.

A empresa também disponibiliza um aplicativo proprietário para que você possa ver os seus dados de saúde no smartphone, bem como controlar algumas funções dele.

O App de "Saúde" tem uma abordagem minimalista, mas, ainda assim, ele é completo, permitindo o controle das configurações de notificações e até mesmo dos treinos.

Nele também é possível trocar mostradores, baixar novos e ver mapas das suas caminhadas, corridas ou passeios de bicicleta. Infelizmente, o Google Wear OS não é compatível com o iPhone. Por isso, não é possível parear o OnePlus Watch 2 com um smartphone da Apple.

Autonomia

O OnePlus Watch 2 tem 500 mAh de bateria, algo que supera alguns concorrentes. Por isso, esse relógio promete uma autonomia de 100 horas ou 48 horas de uso intenso com GPS, chamadas, treinos e modo Always On Display ativado.

Para isso, a empresa fez uma escolha inteligente de inserir no OnePlus Watch 2 dois chipsets. Eles trabalham em conjunto com 2 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno.

O principal, e responsável pelo desempenho bruto e gerenciamento do Wear OS, é o Qualcomm Snapdragon W5. Já o BES2700 fica com as funções de registro de atividades básicas do relógio.

Ou seja, da contagem de passos, batimentos cardíacos, acompanhamento do sono e atividades físicas. E, como esse chip é muito econômico, a empresa consegue entregar uma autonomia acima da média.

Ao usar o modo inteligente nas configurações, o Wear OS deve gerenciar a ativação desses chips e a comunicação entre eles, entregando uma média de 4 dias de autonomia em uso típico.

Mas o modo de economia de bateria desativa o chip Snapdragon e o Wear OS, registrando ainda os dados de saúde e recebendo notificações usando o sistema RTOS. Essa "manobra" permite uma entrega de até 12 dias longe da tomada.

Na prática, o relógio acaba virando uma pulseira inteligente com essa autonomia. Por fim, o carregamento é feito em apenas uma hora.

Primeiras impressões

Lançado na Europa e em outros mercados, o OnePlus Watch 2 custa o equivalente a 300 euros, algo em torno de R$ 1.615 em conversão direta e sem considerar impostos brasileiros.

Pelo que esse relógio oferece, o preço está bom, mas é sempre preciso lembrar que importar adiciona os impostos do Remessa Conforme e, a partir daí, ele perde o custo-benefício.

Por isso, o OnePlus Watch 2 é uma boa opção para quem está na Europa ou nos Estados Unidos de férias e quer comprar um relógio inteligente de qualidade.

Ou até mesmo para quem vai comprar por meio de importadores, desde que o preço não ultrapasse aquilo que a Samsung cobra pelo Galaxy Watch.

Isso porque, tirando a autonomia espetacular do OnePlus Watch 2 com sua abordagem de dois chips, um Galaxy Watch, seja o 4, 5 ou 6, vai atender muito bem as demandas de monitoramento de saúde e pareamento com o smartphone, ainda mais se você tem um Galaxy.

Isso sem falar que a fabricante coreana vende localmente, entregando também garantia nacional, assistência e outras vantagens.

De toda forma, é uma pena que a OnePlus não venda esse e outros dispositivos aqui no Brasil. O OnePlus Watch 2 é um relógio que tem muitas qualidades, ótimo acompanhamento de saúde e, acima de tudo, uma autonomia de respeito.

Inclusive, a autonomia sempre foi, e continua sendo, o ponto fraco dos relógios com Wear OS do Google. Agora é torcer para que outras marcas entreguem uma abordagem semelhante e que esses dispositivos cheguem ao mercado brasileiro.


7

Comentários

OnePlus Watch 2 desafia Galaxy Watch com Wear OS e muita autonomia | Vídeo Hands-On
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista