Economia e mercado 27 Nov
A linha 5 – Lilás do Metrô de São Paulo deve ganhar conexão à internet por meio de uma parceria entre a Vivo e a IHS Brasil. O projeto, que deve se iniciar na estação Campo Belo, verá a instalação de uma infraestrutura de sistemas de antenas distribuídas – ou “DAS”, na sigla em inglês – sendo expandido para as outras estações da linha entre 12 e 18 meses.
Hoje, a Linha 5 – Lilás conta com 17 estações de embarque e desembarque, sendo cinco subterrâneas – além de cinco terminais de ônibus e uma integração com um corredor metropolitano. O projeto, segundo Cassio Futuro, COO da IHS, prevê capacidades de conexão 4G e 5G.
Veja também
Boa parte da linha, disse o executivo, não conta com uma cobertura boa devido à profundidade de algumas estações subterrâneas: o percurso tem uma baldeação com a estação Santa Cruz (Linha 1 – Azul) que, ela própria sendo enterrada, faz usuários descerem ainda mais lances de escada para chegar à parte “lilás”.
Consequentemente, o sinal de internet móvel fica inutilizado. Nisso, entra a Vivo:
“A Vivo fornecerá cobertura 5G e 4G em todo o trajeto, utilizando a infraestrutura DAS construída e instalada pela IHS Brasil”, complementou Elmo Rocha, diretor de planejamento de redes da operadora. “Este projeto é mais um exemplo do compromisso da Vivo em oferecer a melhor conectividade aos nossos clientes de Rede Móvel mesmo que estejam em ambientes desafiadores para cobertura, como túneis e estações de metrô.”
As empresas não informaram uma data de início para a implementação do projeto, mas o TudoCelular procurou a assessoria de imprensa para saber dessa informação.
Comentários