Economia e mercado 18 Ago
Esta semana, o Embracer Group anunciou seu desmembramento em três empresas distintas de jogos e entretenimento: Asmodee Group, Coffee Stain & Friends, and Middle-earth Enterprises & Friends.
Por algum tempo, muitos acreditaram que o Embracer Group seria a maior superpotência na indústria dos games, já que a empresa sueca passou a adquirir muitos estúdios de renome em uma velocidade assustadora, mas não demorou muito até que o império ruísse e muitas das aquisições acabassem sendo revendidas, tais como a Gearbox, dona da franquia Borderlands.
As novas empresas individuais do finado Embracer Gruop serão individuais e listadas publicamente, permitindo que "cada entidade foque melhor em suas respectivas estratégias e ofereçam mais histórias diferenciadas e igualitárias para investidores antigos e novos."
Esta mudança para três empresas independentes reforça a visão da Embracer de apoiar empreendedores e criadores com uma mentalidade de longo prazo, permitindo-lhes continuar a oferecer experiências inesquecíveis para jogadores e fãs em todo o mundo.
Lars Wingefors, cofundador e CEO do Grupo Embracer.
O Embracer Group, que é conhecido por adquirir os direitos de um número estonteante de franquias como Tomb Raider e O Senhor dos Anéis, vem se “reestruturando” agressivamente desde que perdeu um acordo de parceria de US$ 2 bilhões no ano passado. Desde então, a empresa fechou vários projetos e estúdios, demitiu funcionários em todo o mundo e vendeu a desenvolvedora de Borderlands, Gearbox, para a Take-Two por uma fração dos US$ 1,3 bilhão em que foi avaliada quando foi comprada, há três anos.
As três novas empresas serão divididas da seguinte forma:
- Middle-earth Enterprises & Friends: Esta empresa, que será a renomeação do Embracer Group, é descrita como uma “potência criativa no desenvolvimento e publicação de jogos AAA” que manterá a propriedade de Dead Island, Killing Floor, Kingdom Come Deliverance, Tomb Raider e propriedades intelectuais de O Senhor dos Anéis.
- Grupo Asmodee: um novo braço dedicado à publicação e distribuição de jogos de tabuleiro. O catálogo existente inclui títulos consagrados como Ticket to Ride, 7 Wonders, Azul, CATAN, Dobble e Exploding Kittens. O Asmodee também está desenvolvendo jogos de mesa licenciados baseados nas franquias O Senhor dos Anéis, Marvel, Game of Thrones e Star Wars. A Embracer prevê que a cisão e a listagem de ações ocorrerão “dentro de 12 meses”.
- Coffee Stain & Friends: descrita como uma “entidade de jogos diversificada” que se concentrará em jogos indie, de médio porte e gratuitos. As propriedades pertencentes a esta nova empresa incluem Deep Rock Galactic, Goat Simulator, Satisfactory, Wreckfest, Teardown e Valheim. As listagens de ações estão projetadas para estarem disponíveis em 2025.
Esta mudança foi feita com o intuito de libertar todo o potencial de cada equipa e dar-lhes a liberdade de terem liderança e direção estratégica próprias. Este é o início de um novo capítulo, um capítulo do qual pretendo continuar a fazer parte como acionista ativo, comprometido e solidário de todas as três novas entidades, com um horizonte perene.
Por enquanto, nos resta torcer para que as mudanças sejam positivas e que os estúdios tenham mais liberdade para trabalhar e entregar projetos aguardados, tais como o novo jogo de Tomb Raider, que será publicado pela Amazon Games.
Comentários