
Segurança 11 Jun
19 de junho de 2024 10
Após se envolver em uma polêmica sobre usar os projetos dos usuários do Photoshop para treinar IA, a Adobe agora está sendo processada pelo Departamento de Justiça dos EUA por cobrar uma taxa ilegal dos usuários que cancelarem as suas assinaturas, violando o ROSCA (Ato de Confiança de Compradores Online, em inglês).
A ação foi movida hoje pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos e a Comissão Federal de Comércio sob a acusação de que a Adobe está impondo uma taxa oculta aos seus assinantes. A acusação diz o seguinte:
A Adobe força seus usuários a navegar por um processo de cancelamento complexo e desafiador projetado para dissuadi-los de cancelar assinaturas que não queriam mais.
Explicando melhor, novos usuários que se inscrevem na avaliação gratuita do Creative Cloud são inscritos e automaticamente cobrados pelo plano padrão, mas eles não são informados que este é o plano anual.
Ao tentar cancelar a assinatura, eles são obrigados a pagar uma taxa de 50% da "obrigação contratual restante", independente do mês do cancelamento.
A denúncia alega que, durante anos, a Adobe lucrou com essa taxa oculta, enganando os consumidores sobre os verdadeiros custos de uma assinatura e emboscando-os com a taxa quando tentam cancelar, usando a taxa como uma poderosa ferramenta de retenção.
Comparando os preços, o plano anual custa US$ 60 por mês, enquanto o plano mensal custa US$ 90 nos EUA. Ao optar pela avaliação gratuita, os usuários são inscritos automaticamente no plano anual ao invés do mensal com a adição da taxa de cancelamento sem o seu conhecimento.
Segundo o Departamento de Justiça dos EUA, a Adobe violou o ROSCA ao apresentar esta informação apenas com letras miúdas e hyperlinks para outras páginas em seu site de assinatura.
A queixa alega que a Adobe violou ainda mais o ROSCA ao não fornecer aos consumidores um mecanismo simples para cancelar suas assinaturas online recorrentes. Em vez disso, a Adobe supostamente protege suas receitas de assinatura frustrando as tentativas de cancelamento dos assinantes, sujeitando-os a um processo de cancelamento complicado e ineficiente, repleto de etapas desnecessárias, atrasos, ofertas não solicitadas e avisos.
A ação judicial visa tornar o sistema de assinaturas mais transparente, evitando que os usuários sejam cobrados por taxas ocultas ao tentar gerenciar ou cancelar suas cobranças recorrentes, o que também gerou lucros indevidos para a Adobe.
Continuaremos a aplicar o ROSCA contra aqueles que se envolvem em tais desvios de conduta. Nenhuma empresa, seja uma pequena empresa ou membro da Fortune 500 como a Adobe, está acima da lei.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários