
Economia e mercado 11 Jun
20 de junho de 2024 18
O governo dos Estados Unidos aumentou a pressão para que Japão e Holanda cortem o envio de qualquer máquina avançada de chips para a China. Para isso, Alan Estevez, chefe da política de exportação do país, está fazendo uma visita aos dois parceiros nesta semana.
Segundo fontes confidenciaram para a Reuters, a missão do representante da Casa Branca é expandir o acordo comercial de 2023, que ficou conhecido por vetar a venda de máquinas DUV para a China.
Na prática, os americanos buscam impedir que os chineses tenham acesso até mesmo à manutenção dos equipamentos que já estão sendo usados por empresas como Huawei e SMIC.
Autoridades dos EUA também visitaram a Holanda em abril para tentar impedir a ASML de prestar serviços a alguns equipamentos na China. De acordo com as regras dos EUA, as empresas americanas estão impedidas de prestar serviços em fábricas chinesas avançadas e os aliados precisam seguir essas orientações.
Outra demanda dos EUA envolve um aumento na lista de empresas chinesas sancionadas, algo que precisa ser negociado com Japão e Holanda antes da Casa Branca anunciar as medidas.
Por enquanto, o governo Biden não comenta o assunto. Já a Holanda confirmou que recebeu a visita do secretário, mas não quis entrar em detalhes sobre o assunto das sanções. Por outro lado, representantes do Japão sequer responderam às tentativas de contato.
A China emitiu uma nota protestando contra o "assédio dos EUA".
Os EUA seguem coagindo outros países e suprimindo a indústria chinesa de semicondutores. Esse comportamento prejudicou seriamente o desenvolvimento da indústria global de semicondutores e acabará saindo pela culatra.
Analistas consultados pela Reuters acreditam que os EUA estão negociando o assunto agora porque um governo de direita deve assumir o comando da Holanda em breve e eles tendem a não seguir novas orientações americanas.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários