
22 Novembro 2024
17 de julho de 2024 24
Lançado globalmente no começo do ano, o Huawei Pura 70 Ultra surpreendeu muita gente por entregar aquilo que a fabricante chinesa representava antes das sanções americanas.
Ou seja, um smartphone muito bem construído, com uma ficha técnica que chama a atenção, um conjunto fotográfico para ninguém colocar defeito e um software que evoluiu para rodar os apps do Google de forma mais simples.
Será que vale a pena investir nele importando ou ainda é muito cedo? É isso o que vamos descobrir agora neste hands-on.
Role a página para baixo!
Considerado um tanto polêmico, o design do Huawei Pura 70 Ultra pode não agradar muita gente devido ao seu módulo de câmeras um tanto "diferentão" do padrão que estamos acostumados a ver no segmento.
Ainda assim, não dá para negar que a fabricante chinesa caprichou neste aparelho, uma vez que temos estrutura em metal e acabamento frontal em vidro com laterais curvas.
Inclusive, esse vidro frontal é chamado de "Crystal Armor Kunlun", uma espécie de concorrente do Gorilla Glass, garantindo proteção contra riscos e quedas.
O módulo de câmeras traz três sensores neste formato triangular e temos aqui anéis levemente saltados, além de um flash LED ao lado da etiqueta que informa que o Pura 70 Ultra tem a tecnologia XMAGE.
O peso do Pura 70 Ultra subiu em relação ao seu antecessor e ele pesa 226 gramas, algo que pode causar um certo desconforto em alguns usuários de mãos pequenas.
A traseira desse modelo testado tem acabamento em couro sintético para passar uma sensação de smartphone premium, sendo que um detalhe importante é que há certificação IP68 para proteção contra água e poeira.
Na parte inferior, há saída de áudio e porta USB-C, enquanto que os botões ficam na lateral direita.
Para garantir a segurança, o desbloqueio é feito usando o reconhecimento de digitais sob o display, que está muito bem calibrado e funcionando de forma ágil.
Por fim, na caixa a fabricante chinesa manda o smartphone, cabo de carregamento, chave de remoção de chip de operadora, manuais e carregador.
O Huawei Pura 70 Ultra foi anunciado com display LTPO OLED de 6,8 polegadas, que oferece resolução de 1,5K e taxa de atualização que varia entre 1 e 120 Hz.
Esse painel é capaz de oferecer brilho máximo de até 2500 nits em conteúdo HDR, sendo que isso é mais do que o suficiente para que você possa ver imagens em locais muito iluminados.
Outro destaque importante por aqui é a presença de um ótimo padrão de cores, sendo que podemos comparar ao que a Apple oferece na linha iPhone 15 Pro.
Além disso, a Huawei ainda disponibiliza um recurso que permite economizar bateria se você deixar que o smartphone defina automaticamente a resolução do painel.
Ainda em multimídia, temos som estéreo de boa qualidade, uma vez que o alto-falante superior atua como canal secundário.
No campo do poder de processamento, o Huawei Pura 70 Ultra tem chipset Huawei Kirin 9010, que é produzido pela SMIC em um processo mais antigo de 7 nanômetros.
Com isso, temos aqui um desempenho próximo do Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1 e isso pode decepcionar muita gente em um momento onde a Qualcomm já está indo para o Snapdragon 8 Gen 4 de 3 nanômetros.
Ainda assim, esse Kirin, somado aos 16 GB de RAM e 512 GB de armazenamento interno, até que vai bem. Você vai realizar as operações do dia a dia sem engasgos e até jogar alguns games mais pesados com muita fluidez.
Também temos que destacar que a Huawei fez um bom trabalho no campo do arrefecimento e o Kirin 9010 não tem problemas com superaquecimento aqui no Pura 70 Ultra.
Em conectividade, diferente da China, temos conexão limitada a apenas 4G no ocidente, Wi-Fi 6 em banda dupla, Bluetooth 5.2, um importante suporte ao GPS e NFC para pagamentos por aproximação.
A autonomia do Huawei Pura 70 Ultra é garantida por uma bateria de 5.200 mAh, que suporta carregamento com fio de 100W e sem fio de 80W.
Esse conjunto garante um dia inteiro longe da tomada com muita facilidade, mesmo quando o usuário faz uso intenso. A otimização do software da Huawei é muito poderosa no gerenciamento de energia.
E é claro que, caso a bateria acabe, o carregamento rápido faz com que o aparelho chegue a 100% de carga em pouco mais que meia hora.
O Pura 70 Ultra sai da caixa rodando a interface EMUI 14.1, sendo que ela funciona por cima do Android 12. Abstendo-se desse detalhe problemático do sistema defasado, a loja de aplicativos da Huawei melhorou muito e já tem vários aplicativos ocidentais, inclusive até mesmo de alguns bancos europeus.
Você vai poder baixar games e redes sociais, como o TikTok e Telegram. Contudo, o “pulo do gato” está em baixar a Aurora Store direto da App Gallery.
Isso porque, ao instalar essa loja de código aberto, você acaba instalando junto uma espécie de Play Services. Assim, você tem acesso a todos os aplicativos do Google e da Play Store.
Eles vão funcionar como se fosse em um smartphone Android certificado pelo Google para você baixar o Gmail, Mapas, Google Drive, Facebook, Android Auto, Instagram e tudo aquilo que não temos na App Gallery.
Ou seja, é um "quebra galho" muito importante e que finalmente deixa os smartphones da Huawei usáveis para o público que mora fora da China.
Para encerrar este tópico, é preciso dizer que, apesar de usar um Android defasado, a EMUI do Pura 70 Ultra está muito estável, oferecendo animações ricas, bom desempenho no dia a dia e aplicativos nativos bem construídos.
O Huawei Pura 70 Ultra se destaca por ter sensor principal retrátil com 1 polegada. Além disso, ele é de 50 MP e também oferece abertura variável entre f/1.6 e f/4.0.
Isso garante uma das melhores experiências para registrar fotos com o smartphone.
As fotos capturadas são ótimas, com excelente calibração de cores, principalmente se você usar o modo RAW. A abertura variável faz muita diferença e você notará detalhes "próximos da perfeição" em fotos nos mais variados ambientes.
Mesmo em cenários noturnos e mais desafiadores, o Huawei Pura 70 Ultra se sai bem, ao entregar fotos que podemos definir como realistas. Os pontos de luz não estouram e há riqueza de detalhes.
Passando para a câmera ultrawide, temos neste aparelho um sensor de 40 MP que consegue fazer bons registros durante o dia, mas que sofre um pouco a noite.
Já o sensor telemacro tem 50 MP e permite que você tire fotos com zoom óptico de até 3,5 vezes sem perda de qualidade ou 100 vezes digitalmente, sendo que a função macro funciona muito bem.
Ou seja, sem aqueles problemas que algumas câmeras macro dedicadas costumam apresentar devido à baixa resolução.
Já a câmera frontal tem 13 MP e faz registros ok, podendo perder qualidade em cenários escuros.
A gravadora permite vídeos na resolução até 4k a 60 fps até mesmo com o sensor frontal. Ou seja, algo que está em linha com outros celulares topo de gama.
Já é um bom negócio comprar o Huawei Pura 70 Ultra? A nossa resposta é sim, mas depende.
Se você não liga muito para números de benchmark e tem tempo ou vontade de fazer o passo a passo para instalar a suíte do Google no aparelho, sim. Super vale a pena.
Contudo, como dito anteriormente, esse smartphone ainda não pode ser indicado para pessoas mais leigas no universo da tecnologia. Isso porque ele exige uma certa curva de aprendizado que muita gente não está disposta a se arriscar.
O preço dele na Europa também não colabora muito, uma vez que estamos falando de um smartphone de 1.499 euros, algo em torno de R$ 8.860 em conversão direta e sem considerar impostos brasileiros.
A título de curiosidade, você pode comprar um Galaxy S24 Ultra e até mesmo um iPhone 15 Pro aqui no Brasil com esse orçamento.
Por isso, o Huawei Pura 70 Ultra continua sendo um smartphone de nicho, somente para os amantes da marca ou de fotografia.
Em suma: o Huawei Pura 70 Ultra é um ótimo smartphone para fotos com suas câmeras de excelente qualidade, tem boa tela, uma bateria de grande capacidade e com carregamento rápido de verdade.
Ele só "peca" por ter um chipset defasado, software ainda complicado para o usuário comum e, é claro, por ter apenas 4G no ocidente.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários