
Motorola 08 Out
Atualização (09/10/2024) - MR
A Samsung confirmou que o Galaxy A16 5G será anunciado na Índia em breve. Na semana passada, o modelo foi oficializado no mercado global com a plataforma Exynos 1330 e seis atualizações do Android.
Entretanto, a variante do Galaxy A16 5G que será oficializada no mercado indiano terá uma diferença crucial para o modelo global: o chipset. Segundo a sul-coreana, haverá um SoC atualizado da MediaTek e não o Exynos.
Segundo a Samsung, o Galaxy A16 5G lançado na Índia irá manter a política de seis atualizações do Android. No design, o modelo irá incluir a Key Island e a nova traseira com acabamento “Glasstic”. Já nas cores, ele estará disponível em azul-escuro, dourado e verde-claro.
Na parte multimídia, o celular terá grande tela Super AMOLED, enquanto a construção traz a certificação IP54 para resistência à água e poeira. No conjunto fotográfico, ele terá três sensores na traseira, enquanto o chipset da MediaTek promete desempenho excelente e conectividade rápida.
Apesar de a sul-coreana não especificar qual seria essa chipset, o Galaxy A16 5G passou pela plataforma de benchmark Geekbench com o SoC Dimensity 6300 da MediaTek, que se encaixa bem no segmento do aparelho.
Exceto pelo chipset, a variante indiana do Galaxy A16 5G deve manter as mesmas especificações do modelo global. Ele traz tela AMOLED de 6,7 polegadas com resolução Full HD+, taxa de atualização de 90 Hz e brilho máximo de 800 nits.
O Galaxy A16 5G global também traz 4 GB de memória RAM, 128 GB de armazenamento interno, suporte para cartão microSD, bateria de 5.000 mAh, carregamento de 25W, leitor de impressões digitais na lateral, sistema operacional Android 14 sob a interface One UI 6, sensor principal de 50 megapixels e câmera frontal de 13 megapixels.
Atualização (01/08/2024) - EB
O Galaxy A16 foi listado na semana passada no bando de dados da operadora EE do Reino Unido. Agora o intermediário da Samsung foi detectado no Geekbench confirmando algumas das especificações vazadas no início de julho.
O aparelho é identificado pelo modelo SM-A166P no teste, onde marcou 514 pontos em single-core e 1.464 em multi-core.
O chipset do Galaxy A16 tem 6 núcleos de 2 GHz e dois de alto desempenho com 2,40 GHz o que sugere que ele pode ser o MediaTek Dimensity 6300. Alinhado à plataforma encontramos 6 GB de RAM, mas é provável que o dispositivo seja lançado com opções com até 8 GB.
O sistema operacional é o Android 14, enquanto a placa-mãe é identificada pelo codinome a16xm. A expectativa é que o Galaxy A16 5G seja lançado no fim de 2024 e chegue ao Brasil no início de 2025, se a Samsung manter o mesmo ciclo de anúncio de novos aparelhos do ano passado.
Atualização (25/07/2024) - MR
Diversos rumores sugerem que a Samsung prepara o sucessor do Galaxy A15. Provavelmente, o modelo será lançado como Galaxy A16. Agora, diversas variantes do celular foram listadas no banco de dados da operadora EE do Reino Unido.
No início de julho, o Galaxy A16 teve diversas especificações vazadas, revelando câmera e bateria. Anteriormente, as baterias do celular foram certificadas, indicando a presença de duas variantes.
A listagem revela diversos códigos associados ao Galaxy A16, praticamente confirmando que haverá um modelo com conectividade 4G e outro 5G. Apesar de não detalhar o que seria cada modelo, é provável que “DUOS” indique a presença de dual SIM.
Confira a lista completo abaixo:
Recentemente, uma listagem para o aparelho de código SM-A165F surgiu no banco de dados IMEI. Infelizmente, ela não revela detalhes a respeito de suas especificações. Possivelmente, o Galaxy A16 deve herdar diversas configurações do seu antecessor.
Para relembrar, o Galaxy A15 foi lançado com tela Super AMOLED de 6,5 polegadas, taxa de atualização de 90 Hz, plataforma Dimensity 6100 Plus na variante 5G e Helio G99 na 4G, sensor principal de 50 megapixels, bateria de 5.000 mAh e carregamento de 25W.
O Galaxy A16 deve realizar pequenos upgrades nessas especificações, refinando alguns componentes. Nas próximas semanas, certificações devem revelar o design e mais configurações do aparelho.
Atualização (03/07/2024) - MR
Na última terça-feira (02), o Samsung Galaxy A16 surgiu na autoridade reguladora Bureau of Indian Standards (BIS), indicando que a sul-coreana prepara o lançamento do aparelho para os próximos meses.
Entretanto, a certificação revelou apenas o código das baterias que serão utilizadas no aparelho. Agora, o GalaxyClub trouxe as primeiras especificações do Galaxy A16, detalhando suas câmeras e capacidade de bateria.
O Galaxy Club revelou as especificações de câmera e bateria do Galaxy A16. Porém, se você esperava mudanças significativas no aparelho de entrada da Samsung, ficará decepcionado porque o aparelho não deve trazer novidades.
Pelas informações vazadas, a Samsung não deve fazer mudanças em câmeras e baterias em relação ao seu antecessor, o Galaxy A15. Ou seja, o Galaxy A16 terá conjunto fotográfico com sensor principal de 50 megapixels, um ultrawide de 5 megapixels e outro macro de 2 megapixels. Para selfies e videochamadas, haverá sensor frontal de 13 megapixels.
Na certificação da bateria do Galaxy A16, ficou indicado que a Samsung deve usar duas unidades diferentes com códigos distintos, possivelmente de dois fornecedores. Segundo o Galaxy Club, o Galaxy A16 terá 5.000 mAh, assim como o Galaxy A15.
Como não houve upgrade na bateria, é provável que a velocidade de carregamento continue em 25W, mas isso é apenas uma especulação. Como o Galaxy A15 foi um dos celulares mais populares da Samsung no primeiro trimestre de 2024, é provável que a sul-coreana não queira fazer mudanças significativas para repetir o sucesso do antecessor.
Texto original - 02/07/2024
No início do mês passado, foi revelado que a Samsung havia iniciado o desenvolvimento dos modelos de entrada Galaxy A16 e Galaxy A06. Recentemente, o segundo recebeu diversas certificações, indicando que será oficializado nos próximos meses.
Agora, as baterias do Galaxy A16 foram certificadas, sendo a primeira vez que o modelo aparece em alguma autoridade reguladora. A expectativa é que o celular seja anunciado ainda nesse ano ou no início de 2025.
Segundo o site 91mobiles, as baterias do Galaxy A16 surgiram no banco de dados da autoridade reguladora indiana Bureau of Indian Standards (BIS). Elas possuem códigos BA166ASE e EB-BA166ASY e devem ser variantes de um mesmo fornecedor da cadeia de suprimentos da Samsung.
Essas baterias serão utilizadas na variante 5G do celular, mas não ficou claro se o celular será lançado em uma versão 5G, já que chips com o mais recente padrão de conectividade são cada vez mais acessíveis.
Infelizmente, a capacidade das baterias não foi revelada, mas pelo histórico da Samsung, o Galaxy A16 deve trazer unidade com 5.000 mAh. Anteriormente, o Galaxy A13 5G, Galaxy A14 5G e Galaxy A15 5G chegaram ao mercado com a mesma capacidade, então é provável que a sul-coreana não mude isso.
Além do Galaxy A16, as baterias do Galaxy S25 também passaram pela autoridade reguladora BIS. Elas possuem códigos EB-BS938ABE e EB-BS938ABY, sendo possivelmente de dois fornecedores diferentes. Mais informações serão divulgadas em futuras certificações.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários