Google 30 Jul
O Android é sistema mais personalizável que existe para celulares, mas infelizmente ele ainda é um sistema muito fragmentado. De acordo com dados divulgados pelo Google, o Android 14 está presente em apenas 13% dos smartphones ativos atualmente, enquanto a versão mais popular ainda é o Android 13.
Para fins de comparação, o Android 13 ainda está presente em 21% dos celulares com o sistema do Google. Em terceiro lugar fica o Android 11 com 19%, seguido pelo Android 12 com 14,7% e o Android 10 com 13,6%.
Estes números mostram como vários celulares em uso seguem desatualizados, a maioria deles abandonados por fabricantes que oferecem apenas duas ou, no máximo, três atualizações de sistema.
Algumas marcas já oferecem 5 ou até 7 anos de atualizações, mas esta é uma política que começou a mudar em 2022 com a Samsung e ganhou força em 2024 com poucas fabricantes, cobrindo apenas modelos topo de linha e intermediários premium.
Ainda assim, alguns celulares levam até um ano para receber atualizações, o que resulta no gráfico que vemos acima, fornecido pelo 9to5Google. Obviamente, a situação deve ficar pior, pois o Android 15 será lançado daqui algumas semanas.
Concluindo, a situação está melhorando, mas é preciso que mais fabricantes adotem uma postura mais séria quando o assunto são atualizações para seus celulares, pois muitas sequer divulgam quantos updates seus smartphones receberão e os usuários não pagam apenas pelo hardware, mas também pelo software dos aparelhos.
Os números divulgados pelo Google são baseados em celulares que se conectaram à Google Play Store por sete dias e enviaram estatísticas para desenvolvedores por meio do Android Studio.
Comentários