Feiras e eventos 31 Mai
A guerra de consoles já acontece há muito tempo, e embora Phil Spencer, CEO do Xbox, já tenha admitido a derrota publicamente, os fãs fazem questão de continuar lutando para defender sua marca favorita. Em meio às discussões acaloradas na internet, os jogos exclusivos sempre são usados como trunfo pelos fãs, mas parece que até mesmo os desenvolvedores estão tomando partido nesses argumentos.
Na semana passada, a China sediou a ChinaJoy 2024, sua maior exposição de games. Durante o evento, expositores locais puderam exibir seus novos projetos, com destaque para os vindouros Black Myth: Wukong e Phantom Blade Zero.
Para o descontentamento de alguns jogadores, a PlayStation era a parceira oficial de ambos os jogos citados acima, algo que tem incomodado os donos de Xbox. Embora os desenvolvedores tenham deixado claro em diversas ocasiões que não possuem acordos de exclusividade com a Sony, parece que o PS5 acabou se tornando o queridinho deles.
Os desenvolvedores enfatizaram que estão muito felizes com a colaboração com a PlayStation, destacando que a Sony os ajuda ativamente a promover os jogos dentro e fora da China. Apesar disso, a colaboração não implica em restrições, com os desenvolvedores podendo escolher em quais plataformas irão lançar seus jogos, e eles enxergam muito potencial no PC e PS5.
Ainda que a Game Science, desenvolvedora de Black Myth: Wukong tenha ressaltado que pretende lançar o jogo nos Xbox Series após as versões de PC e PS5 para realizar otimizações melhores nas plataformas da Microsoft, Phantom Blade Zero deve permanecer como um exclusivo de PS5 e isso se deve à visão do estúdio S-GAME para o mercado de consoles.
Um desenvolvedor do jogo que pediu para manter sua identidade em anonimato, enfatizou que os especialistas da Sony estão ativamente os ajudando não só com a optimização dos jogos para o PS5 como também para o PC. Ao ser questionado sobre a preferência pelo PlayStation, o desenvolvedor afirma que o Xbox é uma plataforma sem demanda, especialmente na Ásia.
Além disso, o desenvolvedor afirma que o ecossistema Xbox se mostrou muito complexo para a publicação de jogos, o que faz com que ele não seja uma opção atraente para os estúdios.
A exigência da Microsoft para que os jogos sejam lançados simultaneamente no Xbox Series S e X faz com que o processo de desenvolvimento seja excruciante para algumas desenvolvedoras, algo que já foi destacado diversas vezes no passado, tal como aconteceu com Baldur's Gate 3. Isso ajuda a explicar a declaração do desenvolvedor de Phanton Blade Zero.
De qualquer forma, você concorda que o Xbox é uma "plataforma sem demanda"?
Comentários