Economia e mercado 02 Dez
Nos últimos tempos, a TSMC tem deixado outras fabricantes no chinelo quando se trata do fornecimento de litografia de ponta. Para se ter uma noção, até a Samsung ficou para trás na competição contra a taiwanesa. Agora, a TSMC não vê outra saída, se não fechar acordos com a fabricante para garantir a produção do Snapdragon 8 Elite Gen 2 e Gen 3.
Embora usar tecnologias da TSMC seja algo positivo para a Qualcomm, ainda há alguns poréns que podem equilibrar essas vantagens em questão, como a possibilidade do Snapdragon 8 Elite Gen 2 não mudar para o 2 nm já em 2025 por causa de sua fabricante e o aumento de preço.
Para o próximo ano, é esperado que a o Snapdragon 8 Elite Gen 2 conte com a variante de 3 nm “N3P”, que por sua vez trará melhorias significativas para o chipset da Qualcomm, principalmente em comparação com o modelo atual, que tem equipado os principais smartphones premium do mercado
Ou seja, apesar dessa melhoria nos chip ser muito atraente, ter um único fornecedor deverá aumentar ainda mais o valor dos wafers, que já não são nada custo-benefício atualmente. Um aumento nesses hardwares deixariam os produtos que eles equipam mais caros.
Para não depender exclusivamente da TSMC, a Qualcomm também poderia unir forças com a Samsung para garantir. Contudo, a gigante sul-coreana tem enfrentado diversos problemas relacionados ao rendimento de GAA de 3 nm.
Por fim, mas não menos importante, o insider explica que a Qualcomm deve mudar para o processo de 2 nm da TSMC no Snapdragon 8 Elite Gen 3, que deve chegar em 2026. É importante ressaltar que esses rumores podem mudar consideravelmente, então devemos considerar isso um pequeno norte e aguardar outras fontes. Veja mais novidades da Qualcomm.
Comentários