15 Janeiro 2025
A OPPO tem engatinhando no Brasil com o lançamento de alguns produtos e a expectativa é grande para que a empresa chinesa também traga alguns dispositivos interessantes, como os seus tablets.
Para quem não sabe, eles até mesmo são usados como base para modelos da OnePlus e esse é o caso do OPPO Pad 3 Pro.
Lançado na China no fim de outubro de 2024, esse tablet tem construção premium, tela de 144 Hz para agradar aos gamers e chipset Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 mais poderoso.
Será que ele vale a pena e concorre diretamente com os iPads da Apple ou Samsung Galaxy Tab S9? Faz falta um tablet Android com essas especificações aqui no Brasil?
Confira mais detalhes neste hands-on em texto.
Em termos de construção, o OPPO Pad 3 Pro é um tablet que chama a atenção por usar alumínio usinado. Isso dá aquela sensação de dispositivo premium que todo mundo gosta, enquanto as bordas arredondadas ajudam na pegada.
O peso para um tablet de 12 polegadas não é muito exagerado, uma vez que estamos falando de 586 gramas. Já a espessura é de 6,49 milímetros, algo bem elegante no nível do iPad.
Mas é claro que o design desse dispositivo pode fazer muitos consumidores não gostarem muito dele, já que a câmera traseira fica em um pequeno círculo centralizado na parte superior.
Ou seja, a mesma abordagem da geração anterior e que foi criticada por uns e amada por outros.
O OPPO Pad 3 Pro também tem porta USB-C 3.2 para garantir saída de vídeo, quatro alto-falantes, dois microfones e pinos magnéticos para conexão do teclado.
Inclusive, você também pode prender a caneta magneticamente no corpo do tablet para fazer a recarga, mas os acessórios são vendidos separadamente.
Na caixa, a chinesa manda o tablet, cabo USB, manuais, carregador e guia. Ou seja, algo já esperado.
O OPPO Pad 3 Pro se destaca por ter uma grande tela de 12,1 polegadas, que só perde para o iPad Pro no quesito tamanho.
Mas é claro que estamos falando de um painel IPS LCD e que não tem a mesma qualidade de um display OLED. Ainda assim, essa tela do OPPO Pad 3 Pro tem um pico de brilho de 900 nits.
Ou seja, é uma boa marca para uso em locais bem iluminados ou fora de casa. O display ainda entrega resolução 3K, taxa de atualização máxima de 144 Hz e taxa de amostragem de toque de 540 Hz.
São especificações de respeito, sendo que você ainda pode definir a calibração de cores para deixar tudo menos saturado, mas é claro que falta o HDR, que também está ausente nos tablets da OnePlus.
Se você é daqueles que gosta de assistir filmes, séries ou até o TudoCelular pelo tablet, há aqui quatro alto-falantes com certificação Dolby Atmos.
O som é alto e bem encorpado. Em uso diário, você consegue sentir que há graves presentes e isso é um ponto bastante positivo.
No OPPO Pad 3 Pro, temos a plataforma Snapdragon 8 Gen 3 Leading Version, que tem clock máximo de 3,4 GHz.
Lembrando sempre que, apesar de não ser a mais atual da Qualcomm, essa plataforma roda qualquer conteúdo da Play Store com extrema qualidade.
Em testes diários, você vai abrir com facilidade qualquer app e rodar games pesados com tranquilidade, uma vez que a OPPO fez um bom trabalho no arrefecimento.
A versão testada tem 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno, mas há opções com até 16 GB de RAM para ampliar o desempenho em multitarefas.
Em conectividade, há Bluetooth 5.4 e Wi-Fi 7. Infelizmente, não há versão com suporte para rede 4G, o que é uma pena.
Por fim, a autonomia é garantida por uma bateria de 9.510 mAh, que suporta carregamento rápido de 67W.
Ou seja, algo mais do que suficiente para aguentar um dia inteiro longe da tomada em uso mais moderado.
Especificações técnicas
- Tela IPS LCD de 12,1 polegadas com resolução 3K
- Display com brilho máximo de 900 nits e taxa de atualização de 144 Hz
- Plataforma Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 Leading Version
- 12 GB ou 16 GB de RAM
- 256 GB, 512 GB e 1 TB de armazenamento interno
- Câmera frontal de 8 MP
- Câmera traseira de 13 MP
- Wi-Fi 7, Bluetooth 5.4, USB-C e NFC
- Suporte para desbloqueio facial
- Bateria de 9.510 mAh com carregamento SUPERVOOC de 67W
- Seis alto-falantes com Dolby Atmos
- Android 14 com ColorOS 14.1
- Dimensões: 268,6 x 195 x 6,49 mm
- Peso: 584 gramas
Lançado com Android 14 em um momento onde o Android 15 atrasou, o novo OPPO Pad 3 Pro tem garantia para 3 grandes atualizações do sistema e quatro anos de updates de segurança.
A interface que roda por cima do "sistema do robozinho verde" é a ColorOS 14, que traz uma série de modificações, otimizações e recursos baseados em Inteligência Artificial.
Alguns exemplos incluem o pacote de edição de imagens com IA para remover reflexos, objetos indesejados e aumentar a nitidez automaticamente.
Você também pode usar uma função para criar adesivos, pedir para a IA ajudar a escrever textos, leitura de páginas web e até resumo de textos com IA.
Outro destaque importante da ColorOS 14 é a capacidade de usar até três aplicativos ao mesmo tempo em tela cheia, algo que aproveita bastante esse display grande.
Isso sem falar que também é possível abrir aplicativos por meio de janelas. Inclusive, a otimização do sistema permite segurar vários aplicativos abertos ao mesmo tempo em segundo plano.
Em suma, a ColorOS está bem madura quando o assunto é tablet, podendo ser facilmente comparada com o que a Samsung entrega na One UI.
Antes de encerrar este hands-on, precisamos falar sobre câmeras, mas sempre com aquela ressalva de sempre: câmeras em tablets são apenas acessórios, uma vez que o foco principal aqui não é tirar a melhor foto do mundo.
Na verdade, esses sensores são pensados para garantir boa qualidade em chamadas de vídeo ou até para quando você está fazendo um projeto arquitetônico e precisa tirar uma foto do local.
Acho que deu bem para entender onde eu quero chegar.
Falando sobre a câmera traseira, ela tem 13 MP e suporta gravação de vídeo na resolução até 4K a 30 fps. Infelizmente, a estabilização eletrônica não é das melhores.
Ainda assim, vai ser uma boa opção no dia a dia. Já o sensor frontal tem 8 MP e é eficiente para selfies ou chamadas no Skype, Google Meet, Zoom ou outros apps do gênero.
Tudo bem que a gente esperava que esse sensor frontal fosse atualizado, uma vez que ele é o mesmo da geração passada.
Ainda assim, pelo menos ele pode ser usado para reconhecimento facial, algo que ajuda a desbloquear rapidamente o tablet no dia a dia.
Lançado na China e Europa, o OPPO Pad 3 Pro é um tablet completo, mas o seu preço pode assustar alguns consumidores.
Isso porque estamos falando de 600 euros, algo em torno de R$ 3.800 em conversão direta e sem considerar os nossos tradicionais impostos para lá de pesados.
Ainda assim, podemos dizer que o OPPO Pad 3 Pro tem tudo para bater de frente com um Galaxy Tab S9. Isso porque temos aqui um tablet com tela grande e com alto nível de brilho.
A taxa de atualização também ajuda muito a quem quer jogar, há um chipset potente e competente. O carregamento rápido é eficiente, o som é potente e arriscamos dizer mais imersivo e há um software muito recheado de recursos.
Os únicos pontos negativos é a falta de suporte para eSIM ou chip físico para você não depender tanto do Wi-Fi, bem como de ajustes nas câmeras para entregar resultados um pouco melhores que na geração anterior.
De toda forma, podemos dizer que esse é um ótimo tablet topo de linha e que a gente torce muito para que um dia ele chegue ao Brasil junto com os smartphones que a OPPO promete para esse ano de 2025.
Comentários