
Economia e mercado 13 Jan
Em conversa com a imprensa nesta segunda-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou impor tarifas contra chips da TSMC e outros produtos que tem origem em Taiwan.
Por mais que a ilha seja um importante parceiro comercial das empresas norte-americanas, o presidente acredita que a produção de chips avançados deve acontecer nos EUA.
Comentando o assunto, o Ministério da Economia de Taiwan disse que as indústrias de tecnologia são complementares:
Taiwan e as suas indústrias de semicondutores e outras indústrias de tecnologia dos EUA são altamente complementares entre si, especialmente o modelo de fundição de Taiwan projetado pelos EUA, que cria um modelo de negócios ganha-ganha para as indústrias de Taiwan e dos EUA.
Atualmente, a TSMC é a maior produtora de chips avançados do mundo, sendo a principal parceira da Apple, Qualcomm e de outras companhias de tecnologia dos EUA.
Por isso, uma taxação de 25% sugerida por Trump teria um alto impacto não apenas nas empresas norte-americanas, mas também no bolso do consumidor.
E, para piorar ainda mais a situação, apesar da TSMC investir na construção de fábricas nos EUA, a administração Trump não está satisfeita.
Na última semana, o presidente ordenou que agências federais investiguem os persistentes déficits comerciais que o país tem com Taiwan, algo que pode resultar em uma taxação de tudo que é produzido na ilha.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários