LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy S26 Ultra: sensor de 200 MP pode ter pequenos ajustes e nova lente de abertura variável

08 de abril de 2025 23

Atualização (08/04/2025) - EB

A Samsung parece estar testando vários protótipos do Galaxy S26 Ultra antes do lançamento. Na semana passada vimos um relato de que o aparelho deve manter as quatro câmeras e ter uma nova lente de abertura variável. Agora o informante @PandaFlashPro do X reforça esta possibilidade com novas informações.

O usuário diz que a Samsung deve usar o mesmo sensor ISOCELL HP2 de 200 megapixels no Galaxy S26 Ultra, mas com pequenas alterações nos pixels e na lente, que agora deve ter abertura variável para elevar a qualidade das imagens.

As informações ainda são escassas, pois o aparelho mencionado ainda é um protótipo, mas a Samsung parece estar seguindo por este caminho para entregar resultados melhores na próxima geração.

O mesmo deve ocorrer com o desempenho, pois PandaFlash afirma que nenhuma unidade do Galaxy S26 Ultra tem chip Exynos, o que significa que todos os modelos devem ter o futuro Snapdragon 8 Elite Gen 2 da Qualcomm.

A Samsung não comentou nenhum vazamento, mas é possível que vejamos mais detalhes a respeito da linha Galaxy S26 nos próximos meses conforme o desenvolvimento avança.

Atualização (27/03/2025) - EB

Galaxy S26 Ultra pode ter câmera de 200 MP com abertura variável e manter 4 sensores

Embora o lançamento do Galaxy S26 Ultra ainda esteja distante, alguns relatos já revelam que ele pode ter uma câmera a menos com uma lente de abertura variável. Entretanto, o informante Siddhant B em colaboração com Jukanlosreve discorda dessa possibilidade, dizendo que o aparelho ainda terá um módulo principal com quatro câmeras.

Segundo o usuário, o Galaxy S26 Ultra terá uma câmera principal de 200 megapixels com abertura variável de f/1.4 a f/4.0 com estabilização óptica, 23,6mm e um sensor de 1/1,3 polegada. O segundo sensor deve ser ultrawide de 50 MP de 1/2,52", 13mm, abertura f/1,9 e foco automático.

Partindo agora para os sensores telefoto temos um sensor primário de 50 MP (f/2,4) de 1/3,15" equivalente a 80 mm com zoom de 3,5 vezes, estabilização óptica e foco automático. Por fim, o aparelho deve ter um sensor de 50 MP de 1/2,76" (184 mm) de f/3,0 com zoom óptico de 8 vezes, foco automático e OIS.

Obviamente, ainda não é possível dizer quais dos relatos é o correto, mas também é possível que as fontes tenham acesso a diferentes protótipos do Galaxy S26 Ultra, afinal o aparelho somente será lançado no início do próximo ano, então é normal que a Samsung testes muitas variantes do mesmo smartphone.

Atualização (24/03/2025) - PF

Galaxy S26 Ultra: além de abertura variável, aparelho pode vir com uma câmera traseira a menos

Embora o lançamento da linha Galaxy S26 ainda esteja distante, ao que parece a Samsung já está trabalhando nos aparelhos a todo o vapor. Agora, um novo rumor traz informações sobre o smartphone mais potente da linha, Galaxy S26 Ultra. Câmeras traseiras, bateria e S Pen foram comentadas.

Em uma publicação em sua conta no X (ou ex-Twitter, se preferir), o leakster @Vhsss_God compartilhou informações sobre um suposto protótipo do S26 Ultra. De acordo com ele, o aparelho pode ter um novo arranjo de câmeras traseiras, mais bateria e o retorno da S Pen com Bluetooth. Confira:

Como comentado, o novo smartphone da marca deve abandonar o arranjo de 4 câmeras traseiras, adotado desde o Galaxy S20 Ultra, e passar a portar apenas 3 sensores na parte de trás. Ao comparar os valores citados ao do próprio Galaxy S25 Ultra, é de se imaginar que a Samsung abra mão do atual sensor telefoto de 10 megapixels e aumente o sensor ultrawide para 200 megapixels.

Parte dessas mudanças pode ser justificada pelo suposto retorno de uma lente com abertura variável, capaz de controlar a entrada de luz para o sensor através do controle do diafragma. Esse recurso, presente em alguns aparelhos topo de linha atuais de outras marcas, a exemplo da Xiaomi e da Huawei, foi visto inicialmente nos Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus, lançados em 2018.

Câmeras traseiras do Galaxy S25 Ultra - Imagem: acervo TudoCelular

Mas essa não deve ser a única tecnologia da empresa que deverá fazer seu retorno com o aparelho. Como citado, o protótipo é marcado também pela volta da S Pen com conectividade Bluetooth – recurso que era presente até o S24 Ultra, mas foi deixado de lado no S25 Ultra. A mudança pode ser motivada por um abaixo-assinado movido por usuários da linha.

Por fim, o leaker ainda comenta sobre a bateria do dispositivo. Reforçando boatos anteriores, ele afirma que o protótipo testado tem 5.500 mAh usando a tecnologia de bateria empilhada (stacked battery). Outros rumores afirmam que a Samsung poderia estar trabalhando também em uma nova bateria de silício-carbono com 7.000 mAh.

De qualquer forma, até o momento, todas essas informações não passam de um boato. Se seguir o mesmo cronograma que já vemos há anos, a Samsung só deve anunciar os novos Galaxy S26 em meados do próximo mês de janeiro, o que nos dá um espaço de quase 9 meses para várias reviravoltas em rumores e vazamentos.

Texto original (13/03/25)

Samsung pode utilizar câmera de abertura variável no Galaxy S26 Ultra

A Samsung tem o costume de trazer tecnologias interessantes em seus produtos e depois, abandoná-las. Porém, um rumor sugere que a sul-coreana pode retornar com uma delas no Galaxy S26 Ultra.

Segundo o informante Ice Universe, a Samsung pode equipar a câmera do Galaxy S26 Ultra com abertura variável. O recurso estaria disponível apenas no sensor principal do flagship e traria uma experiência fotográfica aprimorada.

Huawei e Xiaomi oferecem abertura variável em seus celulares flagship, mas não foram as primeiras marcas a introduzirem a tecnologia, foi a Samsung com o Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus, que traziam f/1.5 e f/2.4.

Escolher abertura f/1.5 permitia mais luz no sensor e resultava em menos ruído, mas como consequência o campo de visão era menor. Em ambientes com boas condições de iluminação ou quando não havia necessidade de enquadrar muita coisa, f/2.4 produzia os melhores resultados.

A abertura variável também foi lançada na linha Galaxy S10, mas foi removida pela Samsung da série Galaxy S20 em diante. Aparentemente, a sul-coreana pode retornar com a tecnologia para o Galaxy S26 Ultra.

Ice Universe não especifica se a Samsung planeja uma abertura variável como no Xiaomi 14 Ultra com diversas opções ou algo semelhante ao Galaxy S9, que trazia apenas duas configurações ao usuário.

Samsung Galaxy S9. Reprodução: acervo do TudoCelular.

O Galaxy S24 Ultra foi lançado com sensor telefoto de 50 megapixels e zoom óptico de 5x, enquanto o Galaxy S25 Ultra aumentou a resolução da câmera ultrawide para 50 megapixels. Com o Galaxy S26 Ultra, a Samsung deve realizar um upgrade no outro sensor telefoto de 3x para 50 megapixels.

Além da abertura variável, o Galaxy S26 Ultra pode trazer bateria de silício carbono e aumentar sua capacidade para 5.500 mAh, além de trazer um display com eficiência energética superior.

Veja também


23

Comentários

Galaxy S26 Ultra: sensor de 200 MP pode ter pequenos ajustes e nova lente de abertura variável
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2