
09 Abril 2025
19 de março de 2025 36
Em evento realizado nesta quarta-feira (19), a Samsung Brasil lançou oficialmente os novos Galaxy A56, A36 e A26 no mercado nacional.
O TudoCelular foi convidado pela empresa para participar da apresentação e te conta agora todos os detalhes de cada modelo.
Mas, já adiantando, nessa geração temos uma mudança sutil no design, Inteligência Artificial e carregamento rápido de 45W em dois deles.
Role a página para baixo e conheça cada aparelho ou clique no vídeo listado acima.
Neste ano, os novos Galaxy A26, A36 e A56 trazem uma nova linguagem de design para dar uma refrescada naquela abordagem anterior, que entregava três câmeras separadas por anéis independentes na traseira.
Agora, temos aqui um módulo levemente saltado preto, enquanto o flash LED fica localizado fora do conjunto.
Na parte frontal, apenas o Galaxy A26 traz tela com entalhe tradicional e bordas mais espessas. Por outro lado, o A36 e o A56 tem o furo centralizado para o sensor de selfies.
Ainda assim, neste ano o Galaxy A26 ganha a inédita certificação IP67, algo que já estava disponível nos demais aparelhos da geração passada e se mantém nos A36 e A56.
Ou seja, todos agora são resistentes à água e poeira.
Esse é o Galaxy A26.
Além disso, a Samsung diz que a cobertura com vidro Corning Gorilla Glass Victus adiciona uma camada de durabilidade contra arranhões e rachaduras.
Outro ponto interessante é que todos os aparelhos deste ano compartilham o mesmo tamanho de tela, com 6,7 polegadas, mais uma vez beneficiando principalmente o A26 porque na geração passada o display era de 6,5 polegadas.
Confira abaixo o Galaxy A56 em detalhes:
Já os demais tinham tela de 6,6 polegadas na geração anterior e esse crescimento de 1 polegada não atrapalha muito na pegada.
Inclusive, segurar os celulares é muito tranquilo, mesmo para quem tem mãos menores. Isso porque eles tem laterais planas, algo pensado para auxiliar na pegada e até mesmo para passar uma sensação mais premium.
Todos os intermediários deste ano trazem painel Super AMOLED de 6,7 polegadas, com taxa de atualização de até 120 Hz e resolução Full HD Plus.
No site da Samsung, encontramos a informação de que o brilho máximo foi atualizado de 1.000 nits para 1.900 nits em pico em dois modelos, algo mais do que suficiente para ver conteúdo fora de casa em dias ensolarados.
Passando para o poder de processamento desses celulares, a Samsung tem focado mais em atualizações incrementais.
No Galaxy A26, temos a plataforma Exynos 1280. Já o Galaxy A36 ganha o Qualcomm Snapdragon 6 Gen 3.
Por fim, o Galaxy A56 traz o Exynos 1580, que é mais rápido em relação ao Exynos 1480 do Galaxy A55. Inclusive, os A36 e A56 ganham uma câmara de vapor maior para ajudar no arrefecimento.
A Samsung promete boa experiência com games e multitarefas, mas isso é algo que só poderemos provar nos testes que serão feitos na bancada do TudoCelular.com.
O aparelho abaixo é o Galaxy A36.
Em conectividade, esses celulares apresentam 5G, Wi-Fi em banda dupla, Bluetooth e NFC para pagamentos com Samsung Pay.
Já na bateria, nada de componentes de silício-carbono como nos celulares chineses. A Samsung mais uma vez padronizou tudo em 5.000 mAh em todos os modelos.
Ou seja, o mesmo cenário que tínhamos na geração passada, mas a empresa trouxe um bônus muito solicitado para dois modelos: o carregamento mais rápido.
Isso porque agora temos suporte para recarga de 45W nos Galaxy A36 e A56, algo requisitado pelos usuários e que iguala esses aparelhos a série Galaxy S.
O Galaxy A26 é o único que mantém suporte para recarga com 25W, mas isso já era meio que esperado, uma vez que o seu posicionamento de mercado é oferecer o melhor preço possível.
Por fim, em todos os casos, o carregador rápido não vem na caixa e a Samsung só manda o padrão de 15W.
Nesta geração, a Samsung surpreendeu muita gente, uma vez que a Inteligência Artificial chegou a série Galaxy A.
Tudo bem que não é de forma extremamente completa como vimos na linha Galaxy S, mas temos alguns recursos interessantes nesses celulares.
Os Galaxy A26, A36 e A56 saem da caixa com Android 15 rodando sob a interface One UI 7.0. Nesta família, a Samsung garante seis grandes atualizações do Android e de segurança.
Na prática, esses aparelhos permanecerão atualizados até 2031 e devem receber até o Android 21. Ou seja, é muita coisa e que dá o título de intermediários mais duráveis a esses celulares.
Agora, falando especificamente sobre Inteligência Artificial, temos aqui o famoso circule para pesquisar do Google, que dispensa apresentações, uma vez que ele se tornou extremamente popular no universo Android.
Todos também compartilham a remoção de objetos indesejados das fotos, algo que a Samsung já comprovou que funciona muito bem em comparativos divulgados na web.
Eles ainda apresentam os filtros personalizados para fotos, mas apenas o Galaxy A56 tem a função Best Face quando o usuário ativa o modo Motion Photo.
Sabe quando você tira aquela foto com os amigos, mas alguém sai com olhos fechados no melhor clique? Com a Best Face você consegue corrigir isso facilmente.
O A56 foi agraciado ainda com alguns aprimoramentos no recurso de Nightography e o sensor frontal também tem a função para eliminar ruídos das selfies noturnas.
Neste ano, os novos Galaxy A56, A36 e A56 saem da caixa com câmera principal de 50 MP, que tem estabilização óptica de imagem e abertura de f/1.8.
Os Galaxy A26 e A36 compartilham a lente ultrawide de 8 MP, mas o sensor macro do A26 traz 2 MP, enquanto o A36 entrega 5 MP.
Por outro lado, o Galaxy A56 tem sensor ultrawide de 12 MP e macro de 5 MP. Em resumo, nada mudou em relação à geração passada quando o assunto são as câmeras traseiras.
Já o sensor frontal do Galaxy A26 tem 13 MP e segue inalterado em relação ao seu antecessor, mas os Galaxy A36 e A56 agora tem câmera de 12 MP em ambos.
Por mais que os números possam indicar que isso parece ser um downgrade em relação aos 32 MP do A55, a Samsung garante que a troca de sensor melhora muito a captura de selfies, principalmente em ambientes escuros.
Isso pode ficar bastante evidente no Galaxy A56, que temo o modo exclusivo para reduzir ruídos, mas é claro que mais detalhes você deve conferir na nossa análise completa de cada um deles.
Apresentados ao mercado brasileiro nesta semana, os novos Galaxy A26, A36 e A56 já podem ser comprados no site oficial da Samsung e em varejistas parcerias.
Confira os preços:
Podemos concluir que é inegável que os novos intermediários da Samsung trazem atualizações bem-vindas.
Nesta geração, os aparelhos ganharam um ajuste no design, a tela cresceu, temos chips recentes, carregamento mais rápido, mesmo que o carregador de 45W não esteja na embalagem, e até seis anos de atualizações de software.
Inclusive, está bem claro que a Samsung agora tem dado muito mais atenção ao sistema dos seus smartphones.
A chegada de algumas funções de Inteligência Artificial na série Galaxy A dá aquele gostinho da família Galaxy S a quem procura um celular com bom custo-benefício.
Em suma, a Samsung tem bons celulares para brigar com a Motorola e Xiaomi no mercado nacional. Isso sem falar das chinesas que estão chegando agora, como OPPO e Honor.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários