LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Sony desiste do mercado de TVs em 8K e deixa caminho livre para LG e Samsung

09 de abril de 2025 4

A Sony encerrou oficialmente a produção da sua única TV 8K, o modelo Z9K, lançada em 2022. A informação foi revelada nesta semana pelo site FlatpanelsHD, que afirma ter recebido uma confirmação direta da empresa. Com isso, a marca japonesa deixa de competir ativamente no segmento de televisores com resolução 8K.

Com a Sony desistindo do mercado de televisores em 8K, Samsung e LG agora podem se consolidar como as únicas grandes fabricantes com presença consistente nesse mercado. Procurada por veículos internacionais, a Sony ainda não comentou oficialmente os motivos por trás da decisão nem indicou planos para substituir o modelo descontinuado.

A Z9K foi a única investida da Sony no segmento 8K e permaneceu sem atualizações desde o seu lançamento. Diferentemente da Samsung, que renova seu portfólio de TVs 8K anualmente, a Sony concentrou seus esforços em modelos 4K premium nos últimos anos, como a A95L QD-OLED e a Bravia 9 Mini LED.

Foto: reprodução

Apesar do avanço tecnológico, as TVs 8K ainda enfrentam baixa adoção no mercado de consumo. A escassez de conteúdo nativo, a ausência de um formato de mídia física dedicado e as limitações de banda para streaming em alta resolução seguem como barreiras importantes para a popularização do formato.

Curiosamente, a própria Sony impulsionou os conteúdos em 8K através do PlayStation 5 Pro, com títulos específicos. Mesmo assim, tudo indica que a nova linha de TVs da empresa prevista para 2025, como a Bravia 8 II e a Bravia 5, será focada exclusivamente em painéis 4K.

Com a saída da Sony, a Samsung se mantém como a única fabricante com novas linhas 8K anunciadas anualmente. Seus modelos QN990F e QN900F devem chegar em breve, com destaque para os recursos de upscaling por inteligência artificial que amenizam a ausência de conteúdo nativo em 8K.

Já a LG mantém no mercado o modelo QNED99T, lançado em 2024, como única opção ativa em 8K. A linha Z3 OLED ainda pode ser encontrada em alguns varejistas, mas a marca não promove mais o modelo em seus canais oficiais, indicando também uma mudança de foco.

Será que veremos o mercado de 8K sobrepujando o de 4K em um futuro próximo?


4

Comentários

Sony desiste do mercado de TVs em 8K e deixa caminho livre para LG e Samsung
  • a principal vantagem das 8k é que a partir das 65 polegadas o preço delas é menor que uma 4K OLED de mesmo tamanho . O brilho pode chegar a níveis insanamente altos. Uma imagem de carro com faróis acesos vindo em sua direção fica muito realista. Não há burn-in, ainda que as OLED tenham melhorado bastante nesse aspecto. O consumo de energia é alto se usar os modos de melhorias de imagem e alto brilho, mas o resultado é muito bom. O micro-dimming nas TVs 8k é excelente porque possui mais pontos de iluminação que qualquer modelo 4k, os contornos ficam bem mais definidos e somente em algumas situações é que o blooming fica perceptível. É uma decisão difícil: uma 8k grande, com qualidade muito superior às de outras tecnologias, e imagem muito próxima de uma OLED, ou uma OLED menor e com imagem praticamente perfeita, com menor brilho.

      • Na Europa tá proibido por causa do consumo de energia, já é um grande mercado a menos em produtos tão caros que tem uma linha de produção muito pequena, aumentando os custos.
        Acho q ninguém percebe a diferença entre 4k e 8k estando a 2 ou 3 metros da TV, mas oq importa não é se faz mesmo diferença, mas se o público acredita q faz, e acho q tem quem compre, mas tbm tem quem pense como eu.
        Acho q se tem mais qualidade numa 4k OLED do q numa 8k LCD. E o público de uma 8k OLED é tão pequeno q a LG descontinuou a única do mercado.
        Por último a falta de conteúdo, os apps de streaming tem no máximo 4k, os videogames tbm tem no máximo 4k.
        TVs 8k simplesmente n tem motivo pra existir, só vendem pra pessoas ricas, que vêem o número maior e compram sem nem saber dos detalhes que citei, vão apenas no marketing de que 8k é mais q 4k, então deve ser melhor

          • Entendo a decisão, 8k ainda é uma tecnologia do futuro, temos que evoluir muitas coisas ainda para essa tecnologia se tornar viável.

              • Melhor decisão, 8k só é bonito em TVs oled, em tvs LCD como as mini led, so se tem ponto negativo, como a densidade alta de pixels impedindo a passagem do backlight, fazendo com que as fabricantes aumentem o brilho pra manter o msm nivel de uma tv 4k, oq faz aumentar o consumo, isso só pra ter o msm nivel das tvs 4k, o lado positivo é que as fabricantes param de deixar as melhores inovações pra essas tvs.

                  Android

                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                  Android

                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                  Especiais

                  Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                  Software

                  Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2