
Economia e mercado 07 Mai
A Apple parece estar estudando opções para incluir buscas feitas por inteligência artificial (IA) ao seu navegador Safari. Segundo o correspondente do portal internacional Bloomberg, Mark Gurman, a empresa estaria reformulando o navegador para dar suporte direto aos serviços de pesquisa com a tecnologia.
Deixando esse viés ainda mais robusto, Eddy Cue, vice-presidente sênior de serviços da Maçã, revelou hoje (7) que a empresa estaria avaliando – de fato – a possibilidade de reestruturar o browser para possibilitar o foco na busca com IA. De acordo com ele, a empresa já teve contato com a Perplexity.
A declaração foi feita durante seu depoimento no processo movido pelo Departamento de Justiça dos EUA contra o Google – que cita a Apple pelo acordo de US$ 20 bilhões entre as empresas para garantir o Google como o mecanismo de busca padrão dos dispositivos fabricados pela Maçã.
Segundo o executivo, as buscas no Safari diminuíram pela primeira vez no último mês de abril – ainda de acordo com ele, por conta da recente preferência dos usuários de optar por serviços de IA. Cue acrescenta que serviços como os do ChatGPT, Perplexity e outros devem, eventualmente, substituir mecanismos de buscas padrão como o Google; então, nada mais natural do que a Apple adicionar esses mecanismos ao Safari no futuro.
Mas não é como se essas opções fossem virar o padrão. Cue afirma que elas seriam apenas adicionadas a lista de opções, já que os serviços precisam melhorar mais.
Para ele, entre outros aspectos, as plataformas de IA precisam incrementar a indexação da busca. Mesmo assim, é muito improvável que a movimentação dos usuários para esse caminho diminua, já que há perspectiva de melhora para os modelos de linguagem de grande porte e, atualmente, estes serviços já possuem um conjunto de recursos extras que são “muito melhores”.
"Pode parecer loucura, mas talvez você não precise mais de um iPhone daqui a 10 anos. A única forma de existir uma concorrência real é quando ocorrem mudanças tecnológicas. Essas mudanças criam novas oportunidades. A inteligência artificial é uma nova mudança tecnológica e está abrindo espaço para novos concorrentes." [...] "Hoje há dinheiro suficiente, há grandes players envolvidos — não vejo como isso não vai acontecer", afirmou.
Mesmo assim, Cue reforça que o Google deveria permanecer como a opção padrão de busca do Safari. O executivo acrescentou que perdeu o sono com a possibilidade de a Apple perder o acordo entre as duas empresas pelo impacto na receita. Atualmente, o acordo também inclui a integração do Google Lens ao Visual Intelligence.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários