
Lançamentos 30 Mai
A Huawei se prepara para lançar um smartphone com chipset de 5 nanômetros em 2026. Segundo fontes que possuem acesso aos bastidores da empresa, esse novo Kirin está em estágio avançado de desenvolvimento e pode estrear na série Mate 90.
Em postagem compartilhada na rede social Weibo, o informante SmartChipConsultant disse que a Huawei tem testado o processo N+2 5 nm para a plataforma.
Como esperado, a parceira da Huawei nessa "empreitada" é a SMIC, que já produz os atuais chips da companhia dentro do processo N+2 de 7 nm.
As empresas tem usado a técnica de empilhamento para conseguir montar os chips de 7 nm e tudo indica que a tecnologia tem evoluído para chegar aos 5 nm.
Com o chipset de 5 nm, a Huawei conseguirá entregar não apenas mais desempenho aos seus smartphones, mas principalmente autonomia aprimorada.
Além disso, analistas acreditam que, caso a chinesa consiga chegar aos 5 nm, ela poderá focar em "alcançar a TSMC" com o planejamento da produção em 3 nm.
No entanto, tanto a Huawei quanto a SMIC ainda enfrentam desafios importantes, como a falta de máquinas EUV avançadas.
Fontes indicam que as empresas tem trabalhado na produção de equipamentos 100% chineses e os testes até começaram, mas nada garante que tudo estará pronto para produção em massa em 2026.
Por enquanto, a Huawei não comenta o assunto, mas a chinesa voltou a vender smartphones no Brasil e isso é algo que indica que ela tem a segurança necessária para avançar ainda mais com sua plataforma proprietária.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários