
Economia e mercado 24 Abr
01 de julho de 2025 6
Em um evento realizado em sua fábrica em Camaçari, Bahia, a BYD confirmou que o Dolphin Mini será o primeiro carro elétrico da marca a ser fabricado no Brasil. No momento, a montagem está em fase de testes, mas a empresa diz que a fabricação nacional será iniciada nas próximas semanas, como foi relatado em maio.
O elétrico será produzido no modelo SDK (Semi Knocked-Down), no qual várias partes pré-montadas do carro são importadas e montadas na fábrica do país destinatário, mas a BYD confirma que a planta evoluirá gradativamente para fabricação total dos veículos.
Veja o que Tyler Li, Presidente da BYD no Brasil, comentou sobre a nova fábrica:
A linha de montagem da BYD na Bahia é uma das mais modernas do mundo. Um
sistema de sequenciamento inteligente prioriza a produção dos modelos com maior
demanda. Cada carro pode ser rastreado em tempo real enquanto avança pela linha. Robôs
cuidam de tarefas como instalação de vidros e fixação de baterias.
Um sistema exclusivo de fricção silenciosa mantém os níveis de ruído abaixo de 70 decibéis,
criando um ambiente de trabalho agradável e confortável.
A megaestrutura de 4,6 milhões de metros quadrados envolveu o investimento de R$ 5,5 bilhões da BYD no Brasil, o que também permitirá o desenvolvimento do motor 1.5 DM-i, um motor híbrido flex projetado com a colaboração de cientistas brasileiros e chineses.
Além do Dolphin Mini, a BYD revelou que os híbridos Song Pro (GL/GS) e o sedã King (GL/GS) também serão montados no Brasil, o que gerará mais de 3.000 vagas de emprego nas áreas de administração, produção, segurança, logística, engenharia e TI até o final de 2025.
Atualmente, mais de 1.000 pessoas já trabalham na fábrica de Camaçari e mais 3.000 vagas foram anunciadas durante o evento. Os detalhes para as inscrições serão revelados nos próximos dias pelo Governo do Estado e a Prefeitura de Camaçari.
106 empresas estão sendo qualificadas pela BYD para fornecer peças para a sua fábrica. A primeira delas é a Continental Pneus de Camaçari, vizinha da montadora.
Além disso, mais de 20 mil empregos diretos e indiretos devem ser gerados pelo projeto, pois a fábrica visa produzir 150 mil veículos por ano na primeira fase, elevando a produção para 300 mil unidades ao atingir a capacidade plena.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários