
01 Agosto 2025
23 de julho de 2025 3
Está no ar mais uma edição do Plantão TC, com as principais informações do mercado de tecnologia nesta semana.
Aqui você deve conferir as principais especificações do Redmi Note 15 Pro Plus, que pode ter bateria de alta capacidade e tela de 1,5K.
Além disso, temos mais um vazamento indicando o lançamento de um iPhone 17 Pro na cor laranja, bem como o governo brasileiro em busca de criar um GPS nacional.
Isso e muito mais, você confere ao rolar a página para baixo!
Com lançamento aguardado para acontecer em meados de outubro deste ano, a linha Xiaomi 16 continua tendo detalhes vazados por meio de informantes na China.
Desta vez, o conhecido Digital Chat Station revelou que a família deve ser vendida com câmera frontal que tem 50 MP. Ou seja, esse sensor estará presente nos Xiaomi 16, Xiaomi 16 Pro Mini, Xiaomi 16 Pro e Xiaomi 16 Ultra.
Além disso, é preciso lembrar que, no conjunto traseiro, os smartphones devem entregar sensor principal, lente ultrawide e câmera periscópio para zoom óptico.
A expectativa é de que todos os sensores tenham 50 MP, algo que garante uma boa uniformidade nas fotos e troca suave entre as lentes durante gravação de vídeo.
Em linhas gerais, a família completa deve sair da caixa com plataforma Qualcomm Snapdragon 8 Elite Gen 2, até 16 GB de RAM e 1 TB de armazenamento interno.
Muito provavelmente, a Xiaomi também usará baterias de silício carbono para entregar capacidades acima dos 6.000 mAh, há Android 16 nativo e HyperOS 3.0.
Por ora, a Xiaomi permanece em silêncio sobre os vazamentos.
Segundo informações divulgadas nesta semana, o RedMagic 11 Ultra será o smartphone Android mais poderoso do mundo em 2026.
Isso porque fontes chinesas indicam que a empresa pretende ampliar a linha para ter três aparelhos, incluindo também os modelos RedMagic 11 e 11 Pro.
Claro que esse novo RedMagic 11 Ultra será um smartphone gamer, com plataforma Qualcomm Snapdragon 8 Elite de segunda geração.
Provavelmente, teremos variantes com até 24 GB de RAM e 1 TB de armazenamento interno, tela OLED com taxa de até 165 Hz e resolução 2K.
Como sempre acontece em smartphones dessa categoria, sabemos que o sistema de arrefecimento turbinado da RedMagic fará com que o chipset trabalhe com mais folga e isso certamente resultará em números superiores.
Por fim, também devemos ter bateria de silício-carbono de alta capacidade e Android 16 nativo.
Em comunicado oficial divulgado nesta semana, o RedMagic Astra finalmente foi apresentado ao público brasileiro.
O tablet traz o conhecido design gamer e surpreende pelo preço inicial de R$ 4.099 na versão com 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno.
Em especificações técnicas, temos tela OLED de 9,06 polegadas, que oferece resolução 2K e taxa de atualização de até 165 Hz.
Já a plataforma é a Qualcomm Snapdragon 8 Elite, sendo que há câmera frontal de 9 MP e traseira de mais 13 MP.
Completam o conjunto, a bateria de 8.200 mAh, com suporte para carregamento rápido de 80W, e o Android 15 como sistema operacional nativo.
Nesta semana, o governo federal criou um grupo que vai discutir o desenvolvimento de um sistema de navegação por satélite 100% nacional. Ou seja, uma espécie de GPS brasileiro.
Conforme documento publicado no Diário Oficial da União (DOU), os membros também deve debater a dependência brasileira de sistemas estrangeiros e elencar todos os passos necessários para chegar a esse "GPS nacional".
Ao todo, devem participar do grupo quatro ministérios: Ciência e Tecnologia, Defesa, Comunicações e Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Também foram convocadas para trabalhar na elaboração do plano outras nove instituições, como aeronáutica, Anatel, Telebras e institutos de pesquisa.
No momento, não há prazo para que o grupo chegue a um relatório final, mas ele terá validade de 180 dias e isso pode ser prorrogado por igual período.
Inclusive, um membro do governo salientou que o sistema nacional de navegação por satélite não precisa ter escala global, uma vez que ele deve abastecer o Brasil.
Assim, ele precisa apenas cobrir o próprio país, bem como toda a América do Sul. Cabe lembrar que o assunto GPS nacional começou a repercutir após usuários das redes sociais divulgarem a possibilidade do governo Trump "bloquear" o acesso ao GPS no Brasil.
Mas, analistas são categóricos ao afirmar que os Estados Unidos não fazem esse tipo de ação, uma vez que tudo é muito complexo e o Brasil poderia simplesmente usar outros sistemas, como o russo, europeu ou chinês.
A Huawei tem trabalhado no desenvolvimento dos seus próximos smartphones intermediários da série Nova 15 e tudo indica que os aparelhos podem ganhar baterias de alta capacidade.
Conforme publicado pelo Digital Chat Station, a fabricante chinesa tem preparado celulares intermediários com baterias de 6.480 mAh a 6.600 mAh.
O lançamento desses aparelhos deve acontecer "em breve", sendo que a Huawei usará baterias de silício-carbono para evitar que os dispositivos tenham um aumento de espessura.
As mesmas fontes garantem que o carregamento rápido ficará entre 80W e 100W.
Mas é claro que a apresentação da linha Nova 15 ainda está um tanto distante.
Segundo fontes que possuem acesso aos bastidores da Apple, a empresa norte-americana deve lançar a linha iPhone 17 com tela OLED que tem bordas ainda mais finas.
Essa novidade será entregue não apenas nos iPhones 17 Pro e 17 Pro Max, mas também nos modelos iPhone 17 e 17 Air. Ainda assim, apenas os iPhone 17 Pro devem contar com o novo revestimento antirreflexo na tela.
Outra alteração importante é, sem dúvidas, a chegada da taxa de atualização de até 120 Hz aos modelos mais "acessíveis", mas ainda não está claro se teremos a tecnologia Pro Motion para uma variabilidade entre 1 e 120 Hz.
Já a ilha dinâmica deve ganhar uma "repaginada" no campo do software para integrar mais funcionalidades.
Além disso, os iPhones 17 Pro e 17 Pro Max devem mesmo ter uma variante na cor laranja, enquanto os modelos preto, azul-escuro e prata são mais sóbrios.
Por outro lado, o iPhone 17 Air apostará em tons mais neutros, mas a bateria do aparelho realmente só terá 2.800 mAh.
Inclusive, a Apple tem trabalhado em um modo de energia adaptável no iOS 26 para que o ultrafino chegue ao fim do dia longe da tomada.
Certamente, teremos alguns cortes de desempenho, ajuste no brilho automático e otimizações feitas pela Inteligência Artificial para que o aparelho não precise ser recarregado na metade do dia.
E, para fechar de vez o nosso momento Apple, fontes revelaram nesta semana que a empresa tem pressionado Samsung e LG em busca de telas OLED mais acessíveis.
Não só as coreanas, mas também outros fornecedores. Em resumo, a ideia de Tim Cook é simples: quer usar esse desconto das fornecedoras para compensar a esperada tarifa de 25% dos Estados Unidos.
Até porque os analistas tem feito previsões de que Donald Trump deve mesmo cumprir a sua promessa de taxar todos os iPhones produzidos fora do país, não importando a origem.
O Redmi Note 15 Pro Plus pode ser lançado com especificações poderosas para ser ainda mais premium que o seu antecessor.
Fontes chinesas dizem que o celular deve apresentar tela OLED quad-curva com molduras finas e resolução de 1,5K.
Além disso, o Redmi Note 15 Pro Plus será vendido com plataforma Qualcomm Snapdragon 7s (provavelmente Gen 4) e certamente teremos variantes com até 12 GB de RAM e 512 GB de armazenamento interno.
No conjunto fotográfico, o Redmi Note 15 Pro Plus deve oferecer sensor principal de 50 MP, que será acompanhado por um sensor ultrawide de resolução não especificada e uma lente telefoto de mais 50 MP (zoom 3x).
Como esperado, também teremos som estéreo, molduras em metal e acabamento traseiro em vidro.
A Xiaomi ainda pode surpreender o público com alguma certificação, tipo a IP68. Já a bateria deve oferecer entre 7.000 mAh e 8.000 mAh capacidade, além de ter suporte para carregamento rápido na faixa dos 90W.
Por fim, o sistema é o Android 15 e há HyperOS 2.2. No momento, a data de lançamento da linha Redmi Note 15 segue incerta, mas fontes apontam para uma apresentação no próximo mês.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários