
18 Dezembro 2015
A Wikipedia foi vítima de um esquema terrível onde pessoas e empresas decidiram usar os recursos de edição do site para a promoção de produtos e nomes. Depois de semanas de investigação, editores voluntários que trabalham na edição inglêsa da Wikipedia bloquearam as contas de usuários responsáveis pela criação de 381 posts promocionais, fazendo alterações em tópicos importantes. Eles também cobravam dinheiro para "proteger" artigos de algumas pessoas de edições maldosas em troca pelo pagamento de uma taxa.
Outros 210 artigos adicionais relacionados com empresas, pessoas notáveis e artistas também foram removidos. Estes tópicos foram suprimidos na base de que eles "eram, em geral de natureza promocional, e muitas vezes incluíam informações tendenciosas ou distorcidas, material sem fontes e potenciais violações de direitos autorais."
“O que é interessante é que as edições feitas por essas contas eram muito semelhantes entre si ,'' afirmou um dos editores da Wikipedia. Isso levou a comunidade de editores a acreditar que um único grupo estava por trás de todas as mudanças.
As contas em questão seguiam um padrão estranho:
A Wikipedia tem uma forte política contra este tipo de prática maligna, nenhum editor pode aceitar ou cobrar dinheiro para promover os interesses externos na Wikipedia sem revelar sua filiação. Isso viola os termos de uso da Fundação responsável pelo site, uma vez que pode representar um conflito de interesses (visto que a Wiki é filantrópica e não pode lucrar) e pode comprometer a qualidade do conteúdo no site.
A organização introduziu pela primeira vez em 2004 um livro de normas com as diretrizes de conflito de interesses. Em outubro de 2013, eles bloquearam centenas de contas relativas ao Wiki-PR, uma empresa de consultoria que se envolveu com esquemas de falsa editoria. A Wikimedia afirma que nem todos artigos pagos são uma violação das suas políticas, embora eles fossem obrigados pela lei a revelar a relação entre a empresa que pagou e o texto. Muitos museus e bibliotecas de todo o mundo são obrigados a revelar suas filiações oficiais em caso de edição. Vários empresas importantes já se manifestaram através de seus relações públicas em defesa de um acordo para respeitar as orientações da Wikipedia sobre artigos pagos.
A comunidade mantém-se vigilante e continua a provar que a auto-gestão é uma possibilidade efetiva de gerência, e que ela é capaz de produzir resultados formidáveis.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários