
Motorola ampliou sua linha Moto E há poucas semanas e o Moto E40 já está entre nós para passar por testes detalhados, principalmente de autonomia de bateria.
Para quem não acompanhou o lançamento, o novo celular Motorola traz tela IPS LCD de 6,5 polegadas HD+ e 90 Hz, plataforma Unisoc Tiger T700, 4 GB de RAM, 64 GB de armazenamento interno, câmera frontal de 8 MP (f/2.2), três câmeras traseiras (48 MP / 2 MP / 2 MP), Dual SIM, conexão 4G e leitor de digitais na traseira. Bateria de 5.000 mAh com carregamento de 10W e Android 11 Go completam o pacote.


3 anos atrásPromoções vão estar disponíveis até o dia 18 de julho na loja online e nas mais de 1.700 unidades físicas da operadora no país.

3 anos atrásAfinal, a diferença na letra da série da marca aparece só no papel, ou na prática temos mudanças reais entre eles? O TudoCelular te conta a resposta neste Comparativo.

3 anos atrásModelo é uma versão renomeada do Moto E40, lançado pela Motorola no Brasil em 2021.

3 anos atrásSe a gente colocar estes dois celulares lado a lado, qual deles vai entregar a melhor opção para você? É isso que a gente vai te contar no Comparativo de agora.
Nosso teste de bateria oficial é executado com vários apps, jogos e serviços populares em ciclos cronometrados até que a bateria esgote completamente, sendo dado um tempo de standby entre os ciclos para acompanhar o consumo em segundo plano. Brilho da tela e configurações de redes são padronizados para que possamos traçar um paralelo entre todos os modelos que passaram por nossas bancadas.
Os apps presentes nos ciclos, e seus determinados tempos de execução por ciclo, são:
- 6 minutos de uso (cada) - WhatsApp, Youtube, MX Player (vídeo offline), Spotify, PowerAmp (música offline) e Chrome;
- 1 minuto (cada) - Pokémon Go, Asphalt 8, Subway Surfers, Candy Crush, Modern Combat 5 e Injustice;
- 4 minutos de chamadas em 3G/4G;
- 2 minutos de uso (cada) - Facebook, Gmail e GMaps
Após nossos testes com o Moto E40, chegamos aos seguintes resultados:
- Foram necessárias 19 horas e 5 minutos para o dispositivo desligar.
- A tela permaneceu ligada por 9 horas e 13 minutos;
- Realizamos 13 ciclos completos de testes, incluindo:
- 78 minutos de navegação no Chrome;
- 390 minutos de WhatsApp, Spotify, PowerAmp, MX Player e YouTube (78 minutos cada);
- 78 minutos de jogos (Pokémon Go, Subway Surfers, Candy Crush, Injustice, Modern Combat 5 e Asphalt 8);
- 78 minutos de Facebook, Gmail e Google Maps (26 minutos cada);
- 52 minutos de chamadas de voz via 3G/4G;
- O app que mais consumiu foi o YouTube.

O Moto E40 é quase que um "irmão separado na maternidade" do Moto G20, trazendo mesma tela, hardware e capacidade de bateria, mas com uma câmera a menos e algumas mudanças visuais. Com isso, era esperada uma autonomia muito parecida entre os modelos, mas não foi exatamente isso o que vimos.
O novo basicão da Motorola até entrega bateria razoável para um dia de uso leve, mas não chega perto do que outros modelos da marca conseguem alcançar, incluindo o próprio Moto G20. Quando comparado ao grande escolhido por muitos na categoria, Galaxy M12, a situação fica ainda melhor, já que o modelo da Samsung tem os mesmos 5.000 mAh com um hardware ligeiramente mais potente e entrega autonomia muito melhor.
O carregador de 10W também é uma má notícia, já que os 5.000 mAh vão levar algumas horas para ir novamente de 0 a 100%.
Em destaque
Transmissão encerrada!
Foram 19 horas e 5 minutos de uso no total, com 9 horas 13 minutos de tela ativa. A atualização da pauta acima traz o resumo do teste. Obrigado por sua companhia.
Fizemos um intervalo duplo e estamos de volta para os ciclos 11 e 12, com 24% de carga.
Moto E40 religado e ainda com 41%, após uma pausa de 30 minutos iniciaremos o ciclo de número 9.
Comentários