LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Moto G41 vs Galaxy M32: preços semelhantes garantem equilíbrio entre celulares? | Comparativo

04 de abril de 2022 12

O Moto G41 e o Galaxy M32 são celulares que possuem a sombra dos seus antecessores na tentativa de mostrar evolução. Enquanto isso, disputam a preferência do consumidor na mesma faixa de preço em que estão.

Entre o intermediário da Motorola e o da Samsung, qual vence neste duelo? Eles fazem um confronto equilibrado ou com grande vantagem para um dos lados? O TudoCelular te conta em detalhes neste Comparativo.

Índice do Comparativo

Design

Motorola Moto G41

De cara, falamos sobre o design deles. Aqui você terá duas construções inteiramente de plástico, porém com visuais vem distintos. O G41 é liso e tem laterais mais planas, para ajudar na pegada. Já o M32 pode conter pintura espelhada com linhas cromáticas na vertical, a depender da cor escolhida.

O bloco de câmeras da Motorola segue o padrão mais recente da marca, que traz contornos ovais, com a cor de fundo similar à da tampa. Do outro lado, o da Samsung ainda mantém o formato quadrado no estilo cooktop. Na frente, o Moto avançou mais ao vir com o notch em furo na tela, contra um no formato de gota do Galaxy.

Samsung Galaxy M32

Ambos possuem o leitor biométrico integrado ao botão de energia. Eles não oferecem nenhuma certificação para garantir resistência a líquidos e poeira. Ao menos, o G41 é mais fino e leve que o concorrente.

A dupla também conta com slot para expansão de memória. A diferença é que o Moto vem com gaveta híbrida, que compartilha o segundo slot de chip de operadora com o cartão microSD. O Galaxy preferiu entregar um espaço dedicado para o acessório. Em conectividade, os dois fornecem quinta geração de Wi-Fi e Bluetooth, além do suporte a NFC.

Com mais vantagens no design, a Motorola começa ganhando o duelo.

Melhor construção

Nenhum

Visual mais moderno

Moto G41

Slot é híbrido ou dedicado?

Galaxy M32

Melhor solução do notch

Moto G41

Melhor solução da biometria

Nenhum

Qual é mais leve e fino?

Moto G41

73.87 x 161.89 x 8.3 mm
6.4 polegadas - 2400x1080 px
74 x 159.3 x 8.4 mm
6.4 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Dos dois lados, encontramos uma tela de 6,4 polegadas, com resolução Full HD+. Nenhum deles decepciona em qualidade e ângulo de visão. O brilho da dupla também agrada, principalmente o display AMOLED do Galaxy, assim como o nível das cores, com destaque para o OLED do Moto.

O que vai fazer a diferença por aqui é a taxa de atualização. A Motorola foi mais conservadora e apenas manteve os 60 Hz no seu smartphone. Já a Samsung utilizou um painel de 90 Hz, para ampliar a fluidez nas animações do sistema por aqui.

É o M32 que ainda leva a melhor no aproveitamento frontal, graças às bordas menores. Outra melhoria está na presença do Gorilla Glass 5, para aumentar a proteção do vidro.

A tela mais suave do coreano dá o ponto a ele.

Melhor tecnologia de tela

Galaxy M32

Melhor brilho de tela

Galaxy M32

Melhor definição de cores

Moto G41

Melhor resolução de tela

Nenhum

Tela maior

Nenhum

Melhor proporção tela/corpo

Galaxy M32

Tela de Hz elevada?

Galaxy M32

Proteção Gorilla Glass?

Galaxy M32

Qualidade geral da tela

Galaxy M32

Som


Como já é de costume na maioria dos dispositivos intermediários, nenhum deles oferece sistema sonoro estéreo. Isso significa que você apenas terá um alto-falante neles, o que vai comprometer a imersão do usuário.

Em termos de potência, o G41 fica abaixo da média do mercado. Por sua vez, o M32 até atinge volumes mais elevados, só que o áudio assim começa a se distorcer. De ambos os lados, temos prioridade aos agudos e som sem tanto equilíbrio de frequências.

Ambos contam com a presença de um conector físico padrão para fones de ouvido, só que apenas a Motorola entrega um acessório básico dentro da caixa.

Com uma potência superior, o Galaxy vence o Moto neste quesito.

Som é estéreo?

Nenhum

Possui entrada P2?

Ambos

Maior equilíbrio de frequências

Moto G41

Potência sonora

Galaxy M32

Vem fones de ouvido na caixa?

Moto G41

Sistema


Os dois aparelhos possuem o Android 11 nativo instalado. Em termos de atualizações, a Motorola apenas promete mais uma mudança de versão, enquanto a Samsung deverá oferecer um pouco mais aos seus usuários.

Nenhum dos lados fornece conectividade 5G, para uma internet móvel veloz. Então, você terá que se contentar apenas com o LTE. Na fluidez, a coreana leva a vantagem, já que suporta até 90 fps.

Partindo para os recursos, temos funções famosas dos dois lados. No da Motorola, estão os gestos da marca para ligar a lanterna ou abrir o app da câmera. Já no da Samsung, aparecem os atalhos nas laterais do Tela Edge, por exemplo.

Pela longevidade e fluidez, o Galaxy M32 marca por aqui.

Sistema bem atualizado?

Ambos

Sistema será atualizado futuramente?

Galaxy M32

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Ambos

Faltam conexões? Sobram?

Nenhum

Software mais fluido

Galaxy M32

Desempenho


O Galaxy traz a plataforma Helio G80, considerada a antecessora do chip Helio G85 que vem no Moto. Nesta briga, qual vence em desempenho? Os nossos testes identificaram uma vantagem de mais de 30 segundos ao M32. Isso ocorre principalmente graças ao multitarefas mais eficiente.

Nos benchmarks, a história se repete, e o dispositivo coreano consegue pontuações melhores tanto no AnTuTu como nos indicadores do Geekbench. Estes aparelhos não capricham tanto em jogos e demandam muitas vezes baixar a qualidade gráfica para continuar o game sem engasgos. Nem a tela de 90 fps da Samsung ajuda tanto neste quesito.

Pelo desempenho bem mais rápido, o Galaxy M32 amplia o placar.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Galaxy M32

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Nenhum

Quem tem os melhores números de benchmark?

Galaxy M32

Qual o processador mais atualizado?

Moto G41

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Galaxy M32

Qual tem mais armazenamento?

Nenhum

Bateria


As fabricantes resolveram deixar uma capacidade de 5.000 mAh para cada lado na bateria. Isso significa que eles possuem autonomia igual? Não é o que os nossos testes apresentaram. Por aqui, o Galaxy conseguiu ser melhor por cerca de quatro horas e meia no total.

Pena que, ao analisar o carregamento, a Samsung não consegue acompanhar. Os 33 W de potência do adaptador do Moto permitem encher a bateria em 1 hora e 12 minutos. Já o carregador de 15 W do M32 leva praticamente duas horas até completar todo o processo.

Um tem uma autonomia melhor, enquanto o outro acerta no carregamento mais rápido. Um ponto para cada.

Qual tem mais bateria?

Nenhum

Qual recarrega mais rápido?

Moto G41

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Galaxy M32

Tem carregamento sem fio?

Nenhum

Câmera

De um lado, temos o conjunto triplo de câmeras do Moto; enquanto do outro, há o quádruplo do Galaxy. Na prática, tanto o sensor de 48 MP do G41 quanto o de 64 MP do M32 oferecem cores acertadas, bom alcance dinâmico e modo noturno satisfatório. Só que o coreano consegue registrar mais detalhes nas fotos.

Com a ultrawide deles, o contraste fica próximo do que a principal, só que as limitações da lente da Motorola ficam mais evidentes à noite. A macro dos dois não empolga, por causa da baixa resolução e da falta de foco automático. Apenas a Samsung inseriu uma câmera de desfoque, que permite usar o modo retrato com menos erros que o efeito só por software da rival.

Pela qualidade geral superior no conjunto, o Galaxy M32 marca o ponto nos sensores traseiros.

Melhor conjunto de câmera traseira

Galaxy M32

Melhores fotos noturnas

Galaxy M32

Conjunto mais versátil

Galaxy M32

Melhor ultrawide

Galaxy M32

Melhor teleobjetiva

Nenhum

Melhor macro

Ambos

Melhor profundidade

Galaxy M32

Fotos tiradas com o Motorola Moto G41

Nos vídeos, nenhum deles suporta gravar em resolução 4K. Então, você terá apenas a resolução Full HD e com limitação a 30 fps. A estabilização dos dois funciona bem, com uma vantagem para o Moto, já que a tecnologia é óptica. O foco também não decepciona. Outro ponto em comum está na captura de áudio, que fica um pouco abafada.

Pela estabilização mais avançada, o G41 vence o M32 neste quesito.

Possui estabilização óptica?

Moto G41

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Foco mais ágil

Nenhum

Grava em Full HD a 60 fps?

Nenhum

Melhor captação de áudio

Nenhum

Melhor em vídeo

Nenhum

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy M32

Ambos os smartphones acertam bem nas cores das selfies, sem ter o fundo estourado mesmo contra o Sol. Já à noite, a dependência do G41 e do M32 é maior por uma fonte de luz. Os dois também não fazem feio no modo retrato, que apresenta poucas falhas na separação dos planos.

Pena que o vídeo de frente deles também fica limitado a Full HD a 30 fps. O que vai pender para o Galaxy aqui é a maior definição do sensor, o que resulta em uma nitidez maior para ele.

Nos detalhes, o coreano volta a pontuar.

Melhor conjunto de câmera frontal

Galaxy M32

Câmera frontal grava em 4K?

Nenhum

Melhor selfie

Galaxy M32

Preço

Tanto o Moto quanto o Galaxy estão disponíveis de maneira oficial no Brasil. O G41 chegou por R$ 2.200 no país, R$ 200 a menos que o preço sugerido do M32. No mercado atual, a dupla está mais barata, porém o coreano é achado por um custo um pouco menor no varejo. A diferença não está grande, mas já faz diferença no bolso do consumidor.

Assim, a Samsung fica com o último ponto do Comparativo.

Qual teve melhor preço de lançamento?

Moto G41

Qual tem melhor custo-benefício atual?

Galaxy M32

7.3 Hardware
6.9 Custo Benefício

Samsung Galaxy M32

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Vimos que o Moto G41 avançou em relação ao antecessor e conseguiu equilibrar a disputa com o Galaxy M32. Ele mostrou ter um design mais moderno, manteve o fone de ouvido na embalagem e ainda tem um carregamento de bateria mais rápido, apesar de a autonomia ficar atrás do concorrente.

Por outro lado, o coreano consegue ter uma tela com maior fluidez, potência de som superior, desempenho mais rápido e um conjunto de câmeras que registra fotos de maior qualidade, apesar de não ter a estabilização óptica para vídeos, como o rival. Além disso, o M32 é o que está disponível por um preço inferior no mercado nacional.

RESULTADO

Motorola Moto G41: 3 PONTOS

  • Design mais moderno
  • Bateria com menor tempo de carregamento
  • Vídeos com estabilização óptica

Samsung Galaxy M32: 8 PONTOS

  • Tela de 90 Hz
  • Som mais potente
  • Sistema com maior fluidez
  • Desempenho mais rápido
  • Bateria com maior autonomia
  • Câmeras traseiras de maior qualidade
  • Selfies com melhor definição
  • Preço mais barato no mercado brasileiro

Qual desses dois é o seu preferido? Que característica mais gostou de cada um? Participe conosco!

(atualizado em 03 de fevereiro de 2023, às 20:20)

12

Comentários

Moto G41 vs Galaxy M32: preços semelhantes garantem equilíbrio entre celulares? | Comparativo
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Economia e mercado

Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone

Asus

ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços