LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Edge 50 Ultra vs Galaxy S24 Ultra: qual é o melhor celular top Android do momento? | Comparativo

08 de julho de 2024 39

O Edge 50 Ultra foi lançado como o smartphone mais avançado da Motorola para 2024. Ele também tem como um dos seus objetivos se mostrar mais vantajoso que os seus principais rivais, como é o caso do Galaxy S24 Ultra da Samsung.

Quando comparamos estes concorrentes no segmento de flagships, qual deles pode receber o título de melhor aparelho top de linha Android da atualidade no mercado nacional? Você confere a resposta em detalhes aqui no TudoCelular.

Índice do Comparativo

Design e conectividade

Motorola Edge 50 Ultra

Apesar de os dois dispositivos terem visuais distintos, eles contam com a mesma espessura e se assemelham na presença de uma certificação IP68, para garantir ampla resistência contra poeira e líquidos. Mesmo assim, é o Edge que fornece o corpo mais compacto e leve da dupla.

Este também possui suas tradicionais bordas curvas, mas abre mão do bloco saltado por uma pequena área elevada para abrigar as câmeras. Do outro lado, o Galaxy insere as lentes individualmente na tampa e dispensa qualquer curvatura, tanto na frente quanto nos lados. O leitor biométrico adotado por eles é incorporado à tela.

Samsung Galaxy S24 Ultra

Ambos possuem construções distintas, apesar de premium. A Motorola escolheu uma estrutura de alumínio e uma traseira de couro vegano ou madeira, a depender da cor escolhida. Já a Samsung preferiu seu corpo de titânio que promete maior resistência a impactos, além de um vidro Gorilla Glass Armor na parte de trás.

Não espere encontrar neles qualquer slot para cartão microSD, ou seja, a dupla dispensa a opção de expandir o armazenamento. Em conectividade, você vai encontrar Wi-Fi de sétima geração e tecnologia NFC nos dois. O 50 Ultra chega com Bluetooth 5.4, mais avançado que a edição 5.3 presente no S24 Ultra.

Design mais compacto e leve de um lado; construção mais premium do outro. Começamos com um ponto para cada.

Melhor construção

Galaxy S24 Ultra

Melhor proteção contra arranhões

Galaxy S24 Ultra

Visual mais moderno

Ambos

Slot é híbrido ou dedicado?

Nenhum

Melhor solução do notch

Nenhum

Melhor solução da biometria

Ambos

Melhor certificação de resistência?

Ambos

Qual é mais compacto e leve?

Edge 50 Ultra

Tem NFC?

Ambos

Tem Wi-Fi 7?

Ambos

Bluetooth mais avançado

Edge 50 Ultra

72.4 x 161 x 8.59 mm
6.7 polegadas - 2712x1220 px
79 x 162.3 x 8.6 mm
6.8 polegadas - 3120x1440 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


O Edge conta com uma tela P-OLED de 6,7 polegadas, ligeiramente menor que a Dynamic AMOLED 2X do Galaxy. Mesmo assim, é o celular da Motorola tem o melhor aproveitamento frontal. Ambos suportam a tecnologia HDR10+, mas ficam devendo Dolby Vision.

O nível de brilho é bastante forte na dupla, o que garante boa visibilidade mesmo em dias ensolarados. O 50 Ultra tem um painel do tipo 10-bit, capaz de reproduzir mais de 1 bilhão de cores. Sem falar na sua taxa de atualização de 144 Hz, para maior fluidez que os 120 Hz do rival.

O S24 Ultra responde com uma resolução Quad HD+, que tem definição superior que a 1220p do concorrente. Fora o Gorilla Glass Armor com maior proteção contra arranhões e impactos que a versão Victus presente no Motorola.

Os diferenciais do Edge geram maior impacto na qualidade geral. Por isso, ele anota o ponto.

Melhor tecnologia de tela

Ambos

Melhor brilho de tela

Nenhum

Mais cores

Edge 50 Ultra

Melhor resolução de tela

Galaxy S24 Ultra

Tela maior

Galaxy S24 Ultra

Melhor proporção tela/corpo

Edge 50 Ultra

Tela de Hz elevada?

Edge 50 Ultra

Melhor proteção contra arranhões

Galaxy S24 Ultra

Qualidade geral da tela

Edge 50 Ultra

Som


As duas fabricantes apostaram bem em áudio e inseriram um sistema estéreo nos seus tops de linha, com direito a equalizador completo com suporte a Dolby Atmos. Os smartphones aproveitam o alto-falante de chamadas como canal adicional, só que o Edge tem uma terceira saída de som no topo, para maior imersão ao usuário.

Os dispositivos aqui não decepcionam na alta potência sonora nem na qualidade elevada. Isso significa que você vai encontrar neles um bom equilíbrio entre graves, médios e agudos. Porém ficou de fora um conector físico para fones de ouvido, além da ausência de um acessório adaptado na embalagem.

Nos detalhes, é ponto para o 50 Ultra.

Som é estéreo?

Ambos

Três alto-falantes?

Edge 50 Ultra

Possui entrada P2?

Nenhum

Maior equilíbrio de frequências

Nenhum

Potência sonora

Ambos

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Sistema


Estes aparelhos saem da caixa com o Android 14 de maneira nativa. A Motorola promete três atualizações do “robozinho” para a sua linha mais avançada, mas ainda fica longe da vida útil garantida pelos sete anos de updates da Samsung.

Tanto a Hello UI quanto a One UI fluem bem, seja pelas várias otimizações de software, ou pela elevada taxa de atualização que oferecem. A tecnologia 5G também está presente neles, para uma rede móvel mais veloz sempre.

Em recursos, o Edge se destaca pela Inteligência Artificial para os filtros do Painel de criação e as customizações dos papéis de parede, além dos clássicos gestos para ligar a lanterna e abrir a câmera, ou do Smart Connect que reúne as funções Ready For e Moto Connect. O Galaxy também tem o Samsung DeX que transforma o celular em um PC portátil, fora os atalhos do Tela Edge e as várias ferramentas de IA por meio da plataforma Galaxy AI.

O coreano leva o ponto pela longevidade superior.

Sistema bem atualizado?

Ambos

Maior longevidade de sistema

Galaxy S24 Ultra

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Nenhum

Há rede móvel 5G?

Ambos

Software fluido

Ambos

Desempenho
Motorola Edge 50 Ultra
Samsung Galaxy S24 Ultra

O 50 Ultra vem equipado com a plataforma Snapdragon 8s Gen 3, uma versão menos potente do Snapdragon 8 Gen 3 que alimenta o S24 Ultra. Ambos com 12 GB de memória RAM, temos o dispositivo mais rápido em qual deles? Os nossos testes indicaram um desempenho superior no coreano, que fechou as duas rodadas com quase quatro segundos a menos que o concorrente.

Apesar de ser o chip modesto da dupla e de ter ficado atrás no Geekbench, o hardware do Edge registrou 28% mais pontos que o Galaxy no AnTuTu. Ao menos, a GPU deles é capaz de rodar todos os games mais complexos com qualidade gráfica máxima e extras ativados.

A Samsung fica com o ponto pela melhor performance.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Galaxy S24 Ultra

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Ambos

Quem tem os melhores números de benchmark?

Edge 50 Ultra

Qual o processador mais atualizado?

Edge 50 Ultra

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Galaxy S24 Ultra

Qual tem mais armazenamento?

Nenhum

Bateria
Motorola Edge 50 Ultra
Samsung Galaxy S24 Ultra

O 50 Ultra contém uma bateria de 4.500 mAh, um pouco menor que a de 5.000 mAh do S24 Ultra. Como eles se comportam na prática? O Galaxy leva a melhor com 34 horas de duração total, acima das quase 28 horas de autonomia do Edge.

Quando passamos para o carregamento, a Motorola manda um adaptador de 125 W que precisa de apenas 20 minutos para completar a tarefa. Bem abaixo do intervalo de mais de uma hora levado pelo acessório de 25 W da Samsung.

Maior autonomia contra menor tempo de recarga. Temos um ponto para cada.

Qual tem mais bateria?

Galaxy S24 Ultra

Qual recarrega mais rápido?

Edge 50 Ultra

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Galaxy S24 Ultra

Tem carregamento sem fio?

Ambos

Câmera

De ambos os lados, encontramos um conjunto fotográfico comporto por uma câmera wide, uma periscópica e uma ultrawide, além de uma teleobjetiva convencional presente somente no coreano.

Estes celulares tiram fotos com um nível elevado de detalhes, boas cores e contraste acertado. O que gera mais impacto é a faixa dinâmica mais ampla do S24 Ultra, que também tem uma maior nitidez, com seu sensor de 200 MP mais avançado que o de 50 MP rival. À noite, ambos fornecem um modo noturno eficiente.

A ultrawide deles apresenta capturas sem excesso de ruídos e com cores acertadas. Os dois também têm a vantagem do foco automático, para macros de alta qualidade. A lente periscópica do 50 Ultra tem zoom óptico de apenas três vezes, o mesmo que a teleobjetiva do Galaxy. A diferença é que a periscópica colocada pela Samsung tem zoom óptico de cinco vezes, o que garante imagens com menos perdas de mais longe.

Pela qualidade superior do conjunto como um todo, a coreana marca o ponto aqui.

Melhor conjunto de câmera traseira

Galaxy S24 Ultra

Melhores fotos de dia

Galaxy S24 Ultra

Melhores fotos noturnas

Nenhum

Conjunto mais versátil

Galaxy S24 Ultra

Melhor ultrawide

Ambos

Melhor teleobjetiva

Galaxy S24 Ultra

Melhor macro

Ambos (via ultrawide)

Melhor profundidade

Nenhum

Fotos tiradas com o Motorola Edge 50 Ultra

A filmadora do Edge se limita a vídeos em 4K a 60 fps. Já a do Galaxy vai além e alcança 120 fps nessa resolução, além de gravar também em 8K a 30 fps. O coreano ainda vence o rival no foco mais ágil e na captura de som com melhor qualidade. Ao menos, você vai encontrar neles estabilização óptica para lidar bem com tremidos.

Temos mais um ponto para a Samsung.

Possui estabilização óptica?

Ambos

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Foco mais ágil

Galaxy S24 Ultra

Grava em 8K a 30 fps?

Galaxy S24 Ultra

Grava em 4K a 120 fps?

Galaxy S24 Ultra

Grava em 4K a 60 fps?

Ambos

Melhor captação de áudio

Galaxy S24 Ultra

Melhor qualidade de vídeo

Galaxy S24 Ultra

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy S24 Ultra

A câmera frontal dos dois faz selfies com alto nível de nitidez durante o dia, fora os aprimoramentos de software para deixar as cores mais próximas da realidade. Eles ainda acertam no modo retrato sem falhas visíveis. À noite, é o coreano que entrega uma quantidade maior de detalhes. Já as filmagens de frente deles chegam à resolução 4K a 60 fps.

O Galaxy pontua mais uma vez.

Melhor conjunto de câmera frontal

Edge 50 Ultra

Câmera frontal grava em 4K a 60 fps?

Ambos

Melhor selfie diurna

Nenhum

Melhor selfie noturna

Galaxy S24 Ultra

Preço

Estes flagships foram lançados oficialmente no Brasil pelas suas respectivas fabricantes. O Edge 50 Ultra chegou ao país pelo preço sugerido de R$ 6.000, abaixo dos R$ 10.000 iniciais do Galaxy S24 Ultra. O dispositivo da Motorola segue mais barato no mercado atual, ao ser encontrado por pouco mais de R$ 5.000. Já o da Samsung ainda não baixou dos R$ 6.000 no varejo.

Assim, o Edge fecha embate com o último ponto.

Qual teve melhor preço de lançamento no Brasil?

Edge 50 Ultra

Qual tem menor custo atual?

Edge 50 Ultra

8.6 Hardware
6.2 Custo Benefício

Motorola Edge 50 Ultra

Comparar Aviso de preço
9.4 Hardware
7.6 Custo Benefício

Samsung Galaxy S24 Ultra

Comparar Aviso de preço

Conclusão

O confronto entre tops de linha Android exibiu um equilíbrio entre a Motorola e a Samsung, apesar de a coreana ter levado a melhor no placar. Talvez a sua escolha fique por conta do que for prioridade para você.

No caso do Edge 50 Ultra, as vantagens dele estão no design mais compacto e leve, na tela com mais cores e melhor fluidez, no som com imersão superior e no carregamento muito mais rápido. Sem falar no fato de ele ser o mais barato da dupla, o que permite ter um flagship desembolsando menos.

Do outro lado, o Galaxy S24 Ultra oferece a construção mais premium, o sistema com maior longevidade, o melhor desempenho multitarefas e a bateria com autonomia superior. Ele ainda entrega o conjunto de câmeras com qualidade superior nas fotos traseiras, vídeos com maior definição e melhores selfies noturnas.

RESULTADO

Motorola Edge 50 Ultra: 5 PONTOS

  • Design mais compacto e leve
  • Tela com mais cores e maior fluidez
  • Som mais imersivo
  • Bateria com menor tempo de recarga
  • Menor preço no mercado brasileiro atual

Samsung Galaxy S24 Ultra: 7 PONTOS

  • Construção mais premium
  • Sistema com maior longevidade
  • Melhor desempenho multitarefas
  • Bateria com maior autonomia
  • Câmeras traseiras com faixa dinâmica mais ampla e melhor periscópica
  • Vídeos em 8K a 24 fps ou 4K a 120 fps com foco mais ágil e melhor som
  • Melhores selfies noturnas

Você prioriza as vantagens do Edge ou os benefícios do Galaxy? O que mais te atrai em cada um deles? Comente aí no espaço abaixo.

(atualizado em 24 de julho de 2024, às 09:08)

39

Comentários

Edge 50 Ultra vs Galaxy S24 Ultra: qual é o melhor celular top Android do momento? | Comparativo
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos