LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Warner Music adota sistema de pagamento mais justo que beneficia artistas indie no SoundCloud

22 de julho de 2022 0

O SoundCloud anunciou na quinta-feira (21) que a Warner Music se tornou a primeira gravadora a adotar o Fan-Powered Royalties. Criado em 2021, esse modelo de negócio visa elaborar um sistema de pagamento mais justo para os artistas indie da plataforma.

O Fan-Powered Royalties (“royalties movidos pelos fãs”, em tradução livre) permite que a receita gerada pela assinatura e publicidade de cada usuário seja distribuída entre seus artistas favoritos. Com o apoio da Warner Music, a expectativa é que esse modelo se torne mais popular e passe a se refletir em plataformas de streaming mais populares.

(Imagem: Rachit Tank/Unsplash)

“Este novo acordo emocionante permite que todos os artistas da lista do grupo Warner Music sejam pagos com base no comportamento de reprodução de seus fãs no SoundCloud”, explica o comunicado de imprensa da plataforma.

Atualmente, os maiores serviços de streaming de música trabalham com o modelo pro rata, caracterizado pelo pagamento de artistas com base na quantidade de reproduções que possuem em um aplicativo — sistema que prejudica músicos em ascensão e gera quantias maiores para artistas consagrados.

O Spotify e Apple Music são apenas alguns dos exemplos de aplicativos que usam o pro rata. Isso significa que artistas globais que hospedam seu repertório na plataforma podem acabar “sugando” a receita gerada por nomes menos populares.

A evolução da indústria musical traz novas maneiras de criar, consumir e monetizar. À medida que esse ecossistema se expande, a Warner Music está focada em avançar e experimentar novos modelos econômicos para garantir que as oportunidades para nossos artistas e suas respectivas comunidades sejam maximizadas.

Oana Ruxandra
Diretora Executivo de Dados na Warner Music

Para que os artistas indie do SoundCloud tenham acesso ao modelo Fan-Powered Royalties, é necessário que sejam membros do SoundCloud Pro Unlimited (R$ 12,00/mês) ou SoundCloud Repost (R$ 2,50/mês). Com a chegada do novo modelo econômico da plataforma, o número de assinantes desses serviços aumentou em 30%.

A Warner Music é a terceira maior gravadora do mundo, o que é título suficiente para que influencie outras empresas a adotarem os royalties movidos por fãs. O TIDAL também atualizou seu sistema de pagamentos para otimizar a quantia gerada pelos artistas menos populares, embora não seja tão popular no Brasil.

SoundCloud

Desenvolvedor: SoundCloud

Grátis - oferece compras no app

Tamanho: Varia de acordo com o dispositivo


0

Comentários

Warner Music adota sistema de pagamento mais justo que beneficia artistas indie no SoundCloud
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista