LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cinco inovações que a Nokia lançou antes da Google

01 de dezembro de 2014 10

A Nokia é uma das pioneiras no ramo da telefonia, sendo junto com a Motorola uma das responsáveis por muitas das tecnologias que vemos atualmente em dispositivos móveis. Uma prova disso é o número incrível de patentes que ambas as empresas possuíam, antes de serem vendidas para a Microsoft e Google, respectivamente.

Atualmente, porém, vemos que o nome Nokia aos poucos será descontinuado pela gigante de Redmond, que mostrou com o Lumia 535 que pretende utilizar sua própria marca nos próximos aparelhos da linha Lumia, podendo até mesmo expandir a ideia para os novos membros da linha de feature phones Asha. Com isso, é natural que as pessoas menos "antenadas" comecem lentamente a esquecer o nome da fabricante finlandesa, sendo este um dos principais motivos pelo qual ela lançou o tablet N1 em parceria com a Foxcomm.

Por outro lado, temos a Google conseguindo manter muitos dos serviços em que a Nokia era considerada unanimidade, como sua suíte de mapas, sistema operacional e até mesmo sua loja de aplicativos, que surgiram nos aparelhos da finlandesa no começo dos anos 2000, e só foram começar a ser utilizados pela Google por volta de 2008. Separamos então um artigo rápido comparando os serviços de ambas as empresas, para mostrar a todos que a Nokia poderia certamente estar em uma posição melhor atualmente caso tivesse um melhor planejamento.

Nokia possuiu o sistema operacional mais utilizado em dispositivos móveis


Caso você tenha nascido depois dos anos 2000, não deve possuir muitas lembranças sobre os dispositivos Symbian, apesar deles terem sido vendidos até pouco tempo atrás, com o sistema operacional tendo sido descontinuado pela Nokia no ano de 2008. Porém, a plataforma lançada no final dos anos 90 certamente foi um grande marco para os dispositivos móveis, chegando a estar presente em quase 80% dos aparelhos no ano de 2005.

Alguns anos depois, com o o lançamento do Android, o sistema começou a perder espaço, possuindo cerca de 40% do mercado em 2010 e sendo passado pelo sistema do robozinho verde no ano seguinte, com o Android assumindo a liderança, posto que não deixou até hoje.

Agora, vemos o Android com o posto intocável de sistema operacional mais presente em dispositivos móveis, com mais de 80% dos aparelhos contendo o robozinho verde, uma posição que poderia ter sido mantida pela Nokia.

Nokia oferecia navegação por mapas em smartphones antes da Google


A suíte de mapas da Nokia é um dos principais diferenciais do Windows Phone, ou era, já que a Nokia começou a disponibilizá-la para aparelhos que utilizem a plataforma Android. Acontece, porém, que este serviço foi inserido anteriormente em dispositivos Symbian, no ano de 2007, através da loja de aplicativos Ovi. A Google, por outro lado, somente inseriu um aplicativo de mapas nativamente em aparelhos Android no ano de 2009, e chegando ao resto do mundo em 2010.

Sobre qual dos serviços é mais completo ou recomendado, devemos levar em conta que os aplicativo Here da Nokia permitem o download dos mapas, para serem acessados offline. Esta função, porém, ainda é bastante restrita no Google Maps, estando disponível apenas para poucas localidades.

Nokia possuía uma plataforma para jogos em dispositivos móveis antes da Google


A Google lançou no ano passado a Play Games, sua plataforma para organizar os jogos em dispositivos Android. Entretanto, o que pouca gente sabe é que a Nokia possuía algo semelhante cerca de cinco anos antes, o N-Gage. Este serviço foi liberado pela finlandesa para alguns dispositivos Symbian da série S60, e funcionava basicamente como o Play Games, porém com o diferencial de ser também uma espécie de rede social, com a possibilidade de adicionar amigos e comparar pontuações, algo mais semelhante à Xbox Live ou à PSN.

Esta plataforma, entretanto, não foi muito bem recebida pelos usuários, sendo descontinuada no ano de 2009, quando a Nokia anunciou que começaria a oferecer seus jogos diretamente através da Ovi Store.

Dispositivos da Nokia já contavam com navegadores baseados no WebKit


O navegador disponível para dispositivos com o Symbian S60 no ano de 2005 já era baseado no WebKit, estando incluído em muitos aparelhos marcantes, como o N95 e o E71, grandes sucessos de vendas. A Google porém só lançou seu primeiro navegador baseado no WebKit junto ao primeiro dispositivo Android, em 2008.

Atualmente, o Google Chrome substituiu o navegador original do Android, possuindo o motor de renderização Blink ou invés do tradicional WebKit, apesar de conter alguns traços do mesmo em sua estrutura.

Era esperado que a Nokia fosse a responsável pelo "iPhone Killer"

Quando a Apple apresentou ao mundo o primeiro iPhone, todas as outras empresas tiveram que literalmente "correr atrás do prejuízo", demorando alguns anos para que aparelhos no mesmo nível dos smartphones da Maçã começassem a aparecer no mercado.

Com isso, o termo "iPhone Killer" foi criado, para apelidar dispositivos que eram vistos como capazes de tirar o smartphone de seu pedestal, sendo que no começo os principais modelos com este título possuíam a marca Nokia, como os emblemáticos Nokia 5800 XpressMusic (lançado em 2008), Nokia N97 (lançado em 2009), e o Nokia N8, que chegou ao mercado em 2010. Entretanto, como todos já sabem, estes dispositivos não chegaram a abalar a soberania dos iPhones, algo que só pôde ser feito por aparelhos Android, como o primeiro Motorola Droid, o Samsung Galaxy S, o Nexus One, ou o primeiro HTC One.

Atualmente, contudo, devemos lembrar que os aparelhos da Nokia com Windows Phone conseguiram passar o número de iPhones vendidos em muitos países, incluindo até mesmo algumas potências européias, mesmo que este lucro esteja agora indo diretamente para a Microsoft.

E você, caro leitor, conhece algum outro ponto onde a Nokia foi pioneira e a Google conseguiu tirar um melhor proveito? Deixe-nos seu comentário abaixo!


10

Comentários

Cinco inovações que a Nokia lançou antes da Google
  • Bom a Nokia foi pioneira em muitas coisas isso ela foi, mas vemos como é terrível a acomodação, a Nokia se acomodou muito no mercado diria até que arriscou pouco. Ela mesma já havia trabalhado em projetos de tablets mais resolveu não lançar o aparelho no mercado, assim como a Motorola que hoje esta nas mãos da Lenovo, a Nokia resolveu não investir tanto em inovação deixando para fazer isso tarde demais, e sem falar que jogou pra perder muitas fezes. Bom sou fã da Nokia e reconheço o quanto a fabricante deixou de lado o termo "Criar" lembrando dessa palavra tarde demais!

      • Comparar a tecnologia entre Nokia e Google é humilhante. Comparação totalmente sem nexo .Dessa forma que tal comprar o que a Google fez e que a Nokia se quer criou!Nokia é uma fabricante de celular ,a Google nem possui uma categorizada específica. Seria muito melhor comparar a Nokia com a Apple ou Samsung.

          • Mano... ?? http://m.olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/5-coisas-que-a-nokia-fez-antes-do-google/45470
            Que coisa feia, kibando as matérias...

            • O primeiro IPHONE era bem inferior ao N95, só vendeu bem pq era touch q foi uma inovação para época no mais, perdia em tudo e não possuia quase nada.

                • Eh o que eu pensei, se tratando do primeiro iPhone os symbians tops eram muito melhores. O iphone so tinha uma tela imensa (para a época), com excelente resolução e um touch muito a frente dos concorrentes. Mas em coisas como multimídia, acesso a internet, camera e funcionalidades em geral, muitos symbians esmagavam o iPhone.

                  • Bom, vou comparar um pouco com a Apple.Se formos falar de coisas que outras empresas fizeram antes da Apple, a lista será extensa.Vejo Apple como uma empresa de ótimos produtos e excelente marketing, que é o seu ponto chave.Pois telas sensíveis ao toque já existiam há alguns anos.Tablet ja existiam desde a época do WIndows CE.Sistemas operacionais móveis já existiam (Windows CE, Palm OS, Symbian e vários outros)Dispositivos móveis com leitor biométrico também há existiam com o Windows CE. Dispositivos da Compaq/HP ofereciam este recurso.O que a Apple sabe fazer muito bem, é pegar ideias e dar um toque de qualidade e sofisticação. E depois fazer um suuuper marketing disso. Nada de inovador nisso.Minha posição é essa.

                      • Para voce ver ne, e os usuarios do Android acham que tudo surgiu com eles primeiros.

                          Economia e mercado

                          Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                          Android

                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                          Android

                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                          Windows

                          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos