
Tech 09 Ago
23 de agosto de 2018 2
Hoje foi o grande dia da oficialização da segunda geração dos drones DJI Mavic, que chegaram a vazar pouco antes da apresentação que os trouxe à público, revelando uma quantidade gigantesca de novidades.
Lançada com dois modelos, a série 2 promete agradar todo tipo de usuário doméstico com um modelo abarcando uma incrível lente Hasselblad de uma polegada com capacidades 4K HDR e 10-bits de cores no padrão Dlog-M, e outro focando nas capacidades de zoom óptico de até duas vezes para explorar tudo que uma visão diretamente dos céus poderia proporcionar, além da praticidade de ser dobrável.
Quando o Mavic Pro foi lançado há dois anos, ele redefiniu a maneira como as pessoas olhavam para um drone e ampliou as possibilidades para criadores do mundo todo. Hoje, entramos em uma nova era de fotografia aérea com a introdução do novo carro-chefe da DJI, a série Mavic 2. O Mavic 2 Pro e o Mavic 2 Zoom permitirão que fotógrafos e cinegrafistas levem suas inspirações ao ar rapidamente e elevem suas ideias criativas a novos patamares. - Roger Luo, presidente da DJI.
Para começar, o desempenho de luz e cor do modelo chega melhor que em seu antecessor, o Mavic Pro. Isso é mérito da lente Hasselblad de uma polegada. O drone, aliás, é o primeiro do mercado a trazer um sensor óptico da famosa marca de câmeras.
Seu perfil de cores é de 10-bits no padrão Dlog-M, e isso significa que ele captura cores com maior precisão em até quatro vezes comparado ao Mavic Pro. Além disso, suas imagens são registradas em até 20 MP, e sua abertura de lente varia de F2.8 a F11. Conte, ainda, com o HDR melhorado da companhia (Enhanced HDR, EHDR).
Já o modelo dobrável e capaz de proporcionar zoom óptico de até duas vezes traz também a capacidade do drone filmar com zoom digital de duas vezes. Ou seja, é possível se aproximar bem do objeto - chegando a 96mm - sem perder resolução, já que trocando para a aproximação computadorizada o sistema é capaz de trocar os vídeos em 4K por gravações em fullHD.
O sensor do Mavic 2 Zoom é de 1/2,3 polegadas, e sua construção é capaz de oferecer foco 40% mais rápido que modelos da geração anterior.
Ele traz ainda recursos exclusivos de software, que tiram máximo proveito do hardware: um exemplo é o modo Super Resolution, que usa o zoom óptico para capturar e unir automaticamente fotos para obter uma imagem altamente detalhada em 48 megapixels.
Some ainda a função Dolly Zoom QuickShot, que flerta com filmagens cinematográficas ao criar uma perspectiva distorcida, ampliando automaticamente parte da cena enquanto o drone se afasta do objeto, conforme você pode conferir na imagem a seguir:
Tanto o modelo Pro quanto o Zoom trazem em seus conjuntos câmeras 4K com capacidades de detalhamento extremo. Para isso, eles conseguem gravar em H265 a 100mb/s em EHDR.
Elas também trazem um recurso que até então ficava muito restrito ao ambiente dos profissionais da fotografia, o Hyperlapse: com ele, é possível capturar imagens estabilizadas que mostram a passagem do tempo e podem ser compartilhadas em redes sociais imediatamente. Confira os modos com os quais esse software trabalha:
Já com o ActiveTrack 2.0 os drones são capazes de detectar obstáculos através de uma sofisticada capacidade de mapeamento tridimensional do que está na frente deles, usando algoritmos de trajetória para, inclusive, prever o caminho a ser realizado por um objeto destacado nas filmagens.
Já o FlightAutonomy é responsável por se comunicar com um processador central dedicado à detecção mais precisa de obstáculos e voos seguros. Ele trabalha com os 10 sensores em todos os lados da aeronave para detectar e se esquivar de problemas nos céus, evitando colisões e permitindo que você se concentre no essencial: filmar.
Para os pousos, ambos possuem um led inferior para clarear a área em que irão descer.
Os novos controles contam com a tecnologia OcuSync 2.0, que é capaz de mudar automaticamente de frequência - entre 2,4GHz e 5,8Ghz - caso sejam detectadas interferências.
Para streaming, os novos modelos são capazes de transmitirem suas imagens em 1080P a uma distância de até 8km do usuário.
Em termos de construção, ambos drones estão até 19% mais robustos quando comparados ao Mavic Pro, e os materiais usados garantem um uso seguro em velocidades de até 72km/h. O tempo máximo de voo é de 31 minutos.
O Mavic 2 Pro e também o 2 Zoom chegam com 8 GB de armazenamento interno, com memória expansível via microSD até 128 GB.
Todas essas funções fazem os olhos brilharem, certo? Mas chegou a hora da verdade, afinal, toda essa tecnologia cobra um preço.
Nos Estados Unidos o Mavic 2 Pro chega em um kit com o drone, bateria, carregador, controle e hélices por US$ 1.449. Não acaba sendo um preço muito extravagante pelo conjunto de hardware e software oferecido, no final das contas.
O 2 Zoom com os mesmos equipamentos chega por US$ 1.249.
A notícia ruim, porém, é que eles ainda não serão comercializados em solo brasileiro, ao menos inicialmente.
E você, o que achou da nova série DJI Mavic 2? Conte para a gente nos comentários!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários