
Curiosidade 12 Mar
15 de março de 2018 29
Visando mostrar ao consumidor a qualidade dos serviços de banda larga oferecidos aqui no Brasil, desde 2002 a ANATEL realiza uma pesquisa com mais de 100 mil pessoas em relação à satisfação e percepção de qualidade dos serviços ofertados.
Além de banda larga, entram também os de TV por assinatura e telefonia fixa e móvel. Os dados coletados na pesquisa ajudam muitos brasileiros a fazer a melhor escolha, porém, eles ainda não contemplam algo que o consumidor brasileiro busca incansavelmente: o melhor custo-benefício.
É aí que entra o site Melhor Plano. O portal organiza os resultados de pesquisas da ANATEL em uma espécie de mapa interativo, comparando as melhores operadoras em cada estados e seus respectivos serviços e qualidade.
Desde o ano passado, a Cabo Telecom (RN) obteve a melhor nota nacional na categoria "Satisfação geral" – que basicamente, leva em consideração o contentamento dos clientes com a qualidade do serviço prestado.
Além disso, a operadora também ficou em primeiro lugar em relação à estabilidade, disponibilidade e atendimento; mas como ela contempla apenas algumas cidades do RN, isso pode ter influenciado diretamente em sua classificação (menor cobertura, menos reclamações).
Empatada com ela veio a Tim Live, que ganhou a melhor nota em estabilidade e satisfação nacional, bem como foi eleita a banda larga mais rápida na categoria "velocidade de conexão", com 7,6 pontos.
Para quem busca planos acima de 30 Mbps, a Tim Live é uma boa opção em relação ao custo-benefício, pois combina um ótimo preço por velocidade – além de ter uma bela avaliação em relação à qualidade do serviço; o problema é sua disponibilidade (limitada a SP e RJ).
Apesar de não ter conseguido uma boa nota no ranking nacional, a NET também é uma opção a se considerar, vendo que a prestadora conseguiu o primeiro lugar em mais de 20 estados. Em relação ao custo, ela ficou em segundo lugar para planos até 30 MB (a Oi cobra metade dos valores).
Em relação ao custo, Oi e Vivo ficaram em primeiro lugar, oferecendo as soluções mais baratas para conexão – porém, ambas receberam as piores avaliações na pesquisa.
Ocupando o último lugar em satisfação geral, a Oi oferece o menor preço para conexão abaixo dos 30 MB, cobrando cerca de R$6,85 por Mbps de velocidade.
A Vivo fica com o melhor preço para conexões acima de 30 MB, obtendo o primeiro lugar em 10 dos 15 estados em que foi avaliada.
O site Melhor Plano colocou na ponta do lápis as informações, considerando o valor mensal e velocidade; os resultados mostraram que, quanto maior o plano, menor o custo por Mbps:
A tabela exibida na imagem acima mostra quanto as principais operadoras do país cobram por mega de velocidade. É possível notar que o preço cai drasticamente quando a contratação contempla um plano com mais de 30 MB.
Podemos ver que a Tim está sem um dado no campo superior, isso ocorre porque ela possui apenas pacotes acima dos 30 MB – Cabo Telecom, Algar e Sercomtel ficaram de fora devido à limitação de disponibilidade de serviço para outras regiões.
O Melhor Plano também exibe um ranking de preços com as melhores bandas largas de cada estado, além de seu desempenho em diversos critérios.
Quer saber qual o melhor plano de banda larga para sua cidade? O comparador de planos do Melhor Plano também lista os melhores preços e quais operadoras oferecem disponibilidade de serviço para sua residência.
Associando todas as informações acima aos dados de pesquisas da ANATEL, as chances de ter uma dor de cabeça contratando serviços de banda larga ficam bem menores.
Sabemos que a internet no Brasil ainda está longe de ser uma das melhores do mundo, mas com bastante pesquisa e ajuda de ferramentas como o Melhor Plano, dá pra a gente "se virar" com o que temos, né? 😉
Comentários