
Planos 04 Set
16 de setembro de 2019 0
Após a operação que apreendeu equipamentos de rede piratas em Goiás, os agentes de fiscalização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) atuaram novamente para impedir instalações ilegais. Desta vez, a Anatel e a Polícia Militar de São Paulo cortaram o sinal de 25 emissoras clandestinas na Serra da Mata Fria (SP).
Em operação iniciada na madrugada da última sexta-feira, o órgão federal e a equipe do Comando de Operações Especiais (COE) da PM desceram de rapel nos locais identificados com antenas de FM piratas, na reserva ambiental do local.
Quando os suspeitos perceberam a ação dos policiais, teriam tentado esconder os transmissores no meio da vegetação. No entanto, foram surpreendidos e presos. Ao todo, três responsáveis pelas instalações foram detidos, enquanto 25 canais clandestinos tiveram seus sinais interrompidos.
Alguns transmissores foram destruídos no próprio local, pois estavam instalados em meio à mata fechada. Para completar, o grupo desmantelou 20 pontos nos quais havia furto de energia elétrica para alimentar os equipamentos clandestinos, além de apreender aproximadamente uma tonelada de cabos de energia.
A operação teria ocorrido devido a denúncias e reclamações recebidas pela Anatel de interferência no controle de tráfego aéreo em São Paulo – em especial, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, localizado a 10 km da área de funcionamento das emissoras ilegais.
De acordo com o gerente da Anatel em São Paulo, Marcelo Augusto Scacabarozi, a intenção da agência é permanecer com o trabalho para a realização de novas operações no futuro.
“A Anatel, em parceria com o Governo do Estado e demais instituições públicas, estuda outras ações de inteligência que possam combater esse tipo de ocorrência.”
Marcelo Augusto Scacabarozi
Gerente da Anatel em São Paulo
E aí, quais são as suas avaliações sobre a nova ação da Anatel e da PM de São Paulo? Comente conosco
Comentários