LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Internet do futuro? Cientistas da China avançam estudo sobre memórias quânticas

14 de fevereiro de 2020 5

Muito se fala sobre computador quântico e sua supremacia, mas um novo estudo pode abrir espaço para uma futura “internet quântica”. O feito vem de uma equipe de pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia da China.

Os cientistas quebraram o recorde de distância no entrelaçamento entre duas memórias quânticas. A façanha é considerada fundamental se um dia for viável a criação de um novo sistema de comunicação.

Imagem: Reprodução

O time chinês conseguiu transmitir fótons de uma memória a outra, por uma distância de 20 km, com um cabo de fibra óptica enterrado no chão. Quando foi usado um fio enrolado em uma bobina, o trajeto aumentou para 48 km.

Caso se consiga criar um sistema completo de comunicação, é esperado que forneça uma conexão mais rápida e segura aos usuários. Desta maneira, seria possível enviar uma quantidade grande de informações por todo o mundo, de forma instantânea e sem perigo de ser hackeado. Contudo, ainda existe muito trabalho a ser feito para chegar nesse nível.

“Honestamente, ainda há um longo caminho a percorrer para que um repetidor quântico funcione em situações reais de longa distância.”


Xiao-Hui Bao

Cientista e líder da equipe

As memórias quânticas são compostas por grupos de átomos de rubídio, “congelados” por laser em câmara de vácuo. Elas conseguem capturar e armazenar informação quântica. Ao aplicar um “entrelaçamento quântico”, o fenômeno com mais de um fóton poderia viabilizar a troca de informações a longa distância.

Você acredita que será possível criar uma “internet quântica” no futuro? Compartilhe conosco a sua opinião!


5

Comentários

Internet do futuro? Cientistas da China avançam estudo sobre memórias quânticas
  • Internet hibrida

      • Ahh, isso é fácil. Quero ver acabar com a fome e a desigualdade mundial.

          • Eu acredito que a uma rede perfeita de informações da verdade mais a física quântica ainda está no segundo passo pra essa rede.

              • Sim, já que o entrelaçamento quântico é instantâneo e mais rápido que a luz, sendo que o estado previsível do bit entrelaçado dispensa a necessidade de resposta entre servidor e o ponto final/usuário, o que fraciona o tempo de processamento. Este avanço é inevitável quando se pensa em viagens e colonização de planetas distantes....eles mesmos
                Reconhecem o longo caminho a seguir, mas é inevitável...

                  • Certeza. Tudo é energia. A Física Quântica vem provando através de experimentos. Tudo é onda. Tudo está lá no vácuo quântico. E os cientistas já sabem como funciona. Porém os conservadores não querem admitir. Mesmo porque a interesses econômicos que vao8 contra essa verdade.

                      Para aliviar a falta do WhatsApp, TIM remove custo de envio de SMS

                      Limite de banda larga: saiba o que NET, Tim, Vivo e Oi oferecem para clientes no Brasil

                      MWC 2016: toda a feira em quase 10 minutos e consideração final

                      São Paulo recebe ônibus com internet 4G. Testamos e o resultado foi ótimo