LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Descoberta tartaruga gigante com chifres que viveu na Amazônia há 7 milhões de anos

14 de fevereiro de 2020 15

Nesta semana já vimos uma descoberta interessante a respeito do mundo pré-histórico como um tiranossauro novo chamado "ceifador da morte", antes disso, cientistas já levantam hipóteses que esses seres enormes e perigosos hoje em dia são o que chamamos de pássaros, uma reviravolta inimaginável na evolução; agora uma tartaruga do tamanho de um carro foi descoberta.

A tartaruga, da espécie Stupendemys geographicus teve os fósseis encontrados em 1970 no deserto de Tatacoa, na Colômbia, e em Urumaco, Venezuela, onde viveu há pelo menos 7 milhões de anos atrás. Estimativas dizem que ela pode ter habitado na Amazônia até em períodos mais antigos, 13 milhões de anos.

Comparação entre uma pessoa e o casco do Stupendemys geographicus

O bicho, que media 4 metros de comprimento pesava o mesmo que um carro sedã, os machos da espécie tinham chifres para combate. Evidências disso foram encontradas no casco descoberto, com diversas rachaduras. A tartaruga vivia em pântanos enormes antes dos rios Amazonas e Orinoco se formarem, ela também gostava de viver no fundo de lagos e rios.

Ilustração de como uma Stupendemys geographicus fêmea deveria se parecer

Os principais companheiros desses animais eram "bem agradáveis": crocodilos gigantes que viviam por lá. Mas ela não era essencialmente carnívora como eles. Sua alimentação era baseada em animais pequenos como peixes, vegetação, frutas e sementes. Um fóssil encontrado tinha um dente de crocodilo gigante cravado nele, o que mostra como esses animais eram "amigos".

As novas descobertas foram possíveis graças a um novo fóssil encontrado de um casco de 3 metros e um osso da mandíbula inferior do animal.


15

Comentários

Descoberta tartaruga gigante com chifres que viveu na Amazônia há 7 milhões de anos
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 134.106 mortes em 4.419.083 casos confirmados | Relatório diário

LG

Moto G8 Plus vs LG K51S: mais câmeras fazem fotos melhores? | Comparativo

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Agosto 2020

Android

Novo Tracker 2021: app e WiFi a bordo fazem diferença? | Análise / Review