LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

DirecTV GO: usuários enfrentam erro de sincronismo em Smart TVs Samsung | Detetive TC

22 de abril de 2021 25

A DirecTV GO é um serviço de TV via streaming lançado no Brasil no final do ano passado, com o objetivo de fornecer canais fechados a um preço mais acessível, através de acesso pela internet e sem precisar de instalações. O Detetive TudoCelular chegou a explicar curiosidades do serviço na época.

No entanto, reclamações podem ser vistas de usuários online sobre sincronismo de imagem e áudio de forma bem específica. A coluna apurou o ocorrido e detalha o caso a você a seguir:

Smart TVs Samsung sem sincronização

Relatos de clientes da DirecTV GO podem ser encontrados desde janeiro na internet sobre falhas no sincronismo de imagem e áudio. As queixas podem ser encontradas tanto no Twitter, com menções diretas ao perfil oficial da operadora, como em fóruns.

Elas ainda têm algo em comum: os erros foram encontrados apenas em Smart TVs da Samsung. Segundo os usuários, o que é exibido na tela e o som não são reproduzidos no tempo correto, o que gera um atraso.

Alguns deles afirmam que o áudio sai do mesmo tempo da imagem depois de alguns minutos vendo o canal no app de aparelhos da marca.

Outro usuário afirma, no fórum da Comunidade Hardware, que já tentou desativar a opção de slowmotion da TV para ver se resolvia, mas a situação não melhorou. Um terceiro, do Clube do Hardware afirmou em março que tentou reinstalar o aplicativo e mexer na opção de “audio delay”, sem sucesso.

Imagem: Reprodução / Clube do Hardware

A maioria dos usuários declara ter já entrado em contato com o suporte ao cliente da DirecTV GO, mas os atendentes não conseguem saber qual é a origem do problema e como resolvê-lo.

Detetive TC testou

Para saber o que tem ocorrido, o Detetive TC realizou uma assinatura do serviço para testar se realmente acontece e como surge o problema. De fato, há a falha de sincronismo após um tempo de uso do aplicativo em Smart TVs da Samsung.

Não é relacionado a um canal específico. Nos nossos experimentos, encontramos o mesmo problema em emissoras como Globo, ESPN Brasil e FOX Sports. Também não há um padrão no tempo em que isso ocorre: pode ser em minutos ou mais de hora.

Após um período aleatório no mesmo canal, é possível perceber que o áudio fica um pouco adiantado. Questão de um a dois segundos. No entanto, já é tempo suficiente para atrapalhar a experiência.

Outro ponto importante é que testamos em duas TVs da Samsung, em um celular e no site oficial pelo notebook. A falha aconteceu justamente nos televisores, apenas. Mas não parece ser um problema do sistema da Samsung em si, visto que bug do tipo não foi encontrado em outros streamings, como Netflix, Amazon Prime Video, Disney Plus, Globoplay, Guigo TV, PlayPlus e Estádio TNT Sports.

Como resolver?

Até o momento de publicação deste texto, não houve alguma atualização ou método que pudesse corrigir em definitivo, para não acontecer mais. Contudo, caso ocorra o problema com você, existem algumas formas de resolver momentaneamente o erro, sem precisar reabrir o aplicativo.

Uma das formas é mudar de canal e voltar em seguida para o que você estava. Ao alternar de emissora, o streaming é iniciado novamente e tira a falta de sincronismo. A segunda maneira consiste em voltar algo em torno de um minuto na programação — dentro da mesma emissora — e apertar o botão “ao vivo”. A ação faz “resetar” o carregamento e tira o problema.

Mas vale reforçar que essas são soluções temporárias. Depois de voltar a sincronizar imagem e voz, isso pode ser perdido novamente depois de alguns minutos.

Bônus: menos delay

Durante os testes do problema de sincronismo, foi possível perceber uma mudança de duas semanas atrás para agora. O aplicativo da DirecTV GO para Smart TVs reduziu em mais de 10 segundos o delay em relação ao tempo real.

Na coluna anterior sobre a operadora via streaming, este espaço destacou que o atraso dos canais era de, pelo menos, 18 segundos no acesso pelo notebook, com 5 segundos adicionais no app de smartphone. Já para Smart TVs, havia 35 segundos a mais de atraso, em cima do tempo encontrado na versão web – ou seja, um total de 53 segundos.

Assim que começamos os experimentos, foi possível observar que o delay já não era tão grande em TVs. Ficava aproximadamente em torno de 40 segundos do tempo real. Na última semana, esse atraso foi reduzido para praticamente o mesmo tempo do celular — algo em torno de 25 segundos, quando carregado normalmente.

Essa demora mais curta já passa a tornar a DirecTV GO mais próxima de operadoras tradicionais e pode afetar menos a experiência do usuário durante esportes ao vivo, por exemplo. Mas ainda há espaço para melhorias nisso em todas as plataformas de acesso — assim como um futuro aumento do limite de dispositivos simultâneos, que hoje está fixo em apenas dois.

Resposta oficial

O TudoCelular entrou em contato com a assessoria da DirecTV GO para obter esclarecimentos sobre os problemas encontrados no sincronismo e a redução no delay em Smart TVs.

Ao Detetive TC, a operadora afirmou que trabalha em conjunto com os fabricantes para disponibilizar a melhor experiência possível a todos e que, em breve, irá normalizar o aplicativo para o sistema Tizen.

“Estamos constantemente evoluindo nosso aplicativo para as diferentes plataformas em que a DIRECTV GO está disponível. Trabalhamos em conjunto com os fabricantes para disponibilizar a melhor experiência possível para todos os usuários. Especificamente sobre a marca Samsung, o aplicativo foi disponibilizado recentemente para os modelos 2020. Foram também realizadas correções e atualizações no “player”, necessárias para estabilidade e fluidez do aplicativo, com foco em contemplar as diferentes versões existentes para o sistema operacional da Samsung (Tizen). Indicamos que em breve a experiência em todos os modelos Samsung estará normalizada.”


DirecTV GO

Já em relação ao menor atraso encontrado desde a última semana em Smart TVs, a DirecTV GO ressalta que busca sempre evoluir os processos, ao ajustar os dispositivos e plataformas para baixar o delay. Porém, acrescenta que a diferença pode variar conforme o canal e a velocidade de internet do usuário.

“Em relação ao delay, buscamos sempre evoluir nossos processos, ajustando os devices e plataformas para reduzir. As transmissões via streaming podem ter algum atraso em decorrência das tecnologias que são utilizadas para recebimento dos conteúdos, encriptação e posterior disponibilização na plataforma de cada cliente. A diferença também pode variar de acordo com os canais e com a velocidade de Internet contratada.”

E aí, você também tem enfrentado esse problema na DirecTV GO em TVs Samsung ou outro dispositivo? Relate para a gente no espaço abaixo.

DIRECTV GO

Desenvolvedor: DIRECTV LATIN AMERICA LLC

Grátis

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma


25

Comentários

DirecTV GO: usuários enfrentam erro de sincronismo em Smart TVs Samsung | Detetive TC
  • Boa noite !!
    Estou com problemas no meu TV box, está a cada 10, 15 minutos da um msm com erro 501-2 , e pede pra reiniciar o aplicativo (directv go).
    Alguém está com o mesmo problema???

    • Simplesmente deixou de ativar minha tv sony após a atualização do app. Vários códigos e nada. Lamentável...pensando seriamente em cancelar ....

        • Tenho uma internet fibra de 600 mega e uma TV QLED Q80 , o app directv go trava constante, é necessário sair do canal e voltar novamente, percebi no canal Universal e Sony que mais assisto. Grade programação está com hr de verão, com 1 hr adiantada, tipo globonews edição das 18:00hs (grade 19:00 as 21:00hs). Alguns momentos a qualidade cai, granula e depois de uns segundos e as vezes minutos ela volta pro HD. Há 50 dias e o suporte pede DESCULPAS, mas sem nenhuma solução. Directv GO está longe da qualidade que foi DIRECTV DTH.

            • Boa noite!
              O app da DirectTVgo não baixa de jeito nenhum na minha TV Samsung. Já tentei de todas as maneiras fiz pesquisas e não encontrei um motivo. Até aparece na loja de app mas não baixa.

              • Boa noite! Meu nome é Paulo e moro no Rio de janeiro e passo por problema semelhante de falta de sincronismo do áudio com a imagem, mas é com a Sky. Tenho uma TV Philips Smart, que comprei no ano passado e esse problema acontece com os canais em HD. Quando coloco nos canais que não são HD, esse problema deixa de ocorrer. Já entrei em contato com a Sky, mas não deram solução para o problema. Troquei o cabo HDMI, para um cabo de maior transmissão de dados, mas não resolveu. Fico na dúvida, se o problema é com a TV da Philips, embora seja uma tv nova, mas não roda o Android e sim outro sistema próprio da marca. Seria esse o problema? Sistema operacional ruim?

                  • lixo em

                      • Oi bom dia tudo celular,tenho tv Samsung e tenho Directv,sim aqui o atraso chegou a ser quase um minuto,pois meu vizinho gritou gol,e eu só fui ver o gol um minuto depois.e pior o Directv go não funciona na minha tv Samsung nova de 2020,não sei porque mais o aplicativo não funciona nas TVs mais novas da samsung.nao sei se o problema eh da Samsung ou da Directv go,mais oi dois não combina kkkkkkkkk

                          • Excelente matéria, parabéns. Com relação ao delay, ainda sofro com os 30 segundos no meu Amazon Fire Stick TV Lite. É horrível o vizinho comemorar o gol e vc ficar boiando, acho que precisa melhorar mais. No mais, o serviço é ótimo e sou assinante desde o lançamento.

                              • No primeiro mes da Directv Go eu me cadastrei para o teste de 7 dias gratis, nao fiz a assinatura exatamente por esse problema, cheguei a pensar que fosse algum tipo de Trafic Shape da minha operadora de internet ou q seria algo q logo a Directv Go iria resolver com uma atualização do app. Sim minha Tv é uma Samsung QLED de 2019

                                  • SÓ DESLIGAR A TV DA TOMADA POR ALGUNS MINUTOS E DEVE RESOLVER

                                      • Assinei o serviço 1 mês após chegar ao Brasil. De 2 meses para cá, tenho que tirar a tv Samsung QLED da tomada para o aplicativo DirecTvGo voltar a funcionar. Aqui tá tenso tanto o delay de áudio quanto ao funcionamento do aplicativo. Quando funciona, demora mais de 30 segundos apenas para abrir a tela inicial. Uma verdadeira bosta. Vou cancelar o serviço no último dia dos 30 dias.

                                          • Compra uma box certificada Google ou uma smartv com Android tv que vai rodar liso, sistema da Samsung é ruim

                                              • Tenso. Se a DirectvGo oferece a Samsung o aplicativo, o mínimo que eles teem que fazer é oferecer um aplicativo que funcione no sistema que estão oferecendo. Se ofereceu e não funciona direito, faz a correção e atualiza. Se não está dando certo, avisa os clientes que não está funcionando e para o serviço. Agora, o cliente ter que trocar a TV pq o App está mal otimizado, é pedir demais.

                                                  • tá tenso, tenho uma QLED e so trava, borra imagem, grade com horario errado uma maravilha. Falei pra eles não dão conta me avisa que cancelo e volto clarotv

                                                      • Hoje, 23/04/21, o aplicativo não funcionou das 9hs da manhã até as 14hs. Tirei a TV da tomada muitas e muitas vezes e nem isso funcionou. Refiz a conexão da Internet coma TV e nada. Minha Internet é Oi Fibra 200.
                                                        A solução? Cancelar o DirectGo.
                                                        Sobre o deley de áudio/vídeo é normal quando se está usando streaming em relação a uma transmissão ao vivo e por frequência de rádio das TVs de transmissão aberta.

                                                      • Detalhe: minha Internet é 200mb fibra com um ping médio de 18ms. Achei, no começo, que era a internet.

                                                        • E o problema de quem está precisando trocar o cartão na forma de faturamento, desde o início do mês eu não consigo, precisei cancelar o cartão que estava cadastrado pois foi clonado, e simplesmente desde então estou sem o serviço, sempre dá o mesmo erro que a forma de pagamento não foi aceita. Entro em contato a cada 3 dias com o suporte e nada de resolverem o problema. E assim eu sigo sem acesso ao serviço já a quase 1 mês.

                                                            • Aqui na minha TCL, está funcionando normal.

                                                                • O problema ocorre às vezes no aplicativo da TV Samsung. Aparentemente não todas as vezes, há casos que fico mais de uma hora e não sai de sincronia.
                                                                  A única solução é sair do canal e voltar a acessá-lo.

                                                                  • No fire TV também acontece isso

                                                                      • tenho esse problema desde o começo do uso do app na minha tv samsung... na tv lg e no celular isso não ocorre... realmente o suporte da directvgo não sabe o que fazer, já fizeram dezenas de tentativas comigo e nada funcionou... aprendi a conviver pq o serviço é bem legal mas realmenta atrapalha bastante

                                                                        Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

                                                                        TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

                                                                        TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais