LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Anatel finalmente admite que a frequência de 700MHz da rede 4G afetará o sinal de TV digital

20 de maio de 2014 12

Muitos testes foram realizados para saber qual o impacto que as redes de celular 4G tinham sobre o sinal da TV digital. A faixa de frequência de 700MHz é o principal alvo disso, após o início do leilão para as empresas de telefonia. A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) alegava que tal implementação afetaria a qualidade do sinal da TV digital, e mesmo a ANATEL negando tal fato, parece que a Agência Nacional de Telecomunicações finalmente admitiu tal problema.

Operadoras não cumprem metas da Anatel pela 2ª vez
Anatel admite problemas entre rede 4G e TV digital

O problema acontece quando alguém realiza uma chamada via rede 4G. A interferência acontece entre TVs que utilizam antena interna para recepção de sinal e celulares que estejam habilitados para a tecnologia 4G. Assim, o usuário teria que escolher entre fazer uma ligação ou assistir TV, pois a interferência causada prejudica a qualidade do sinal de ambos.

De acordo com Augustinho Linhares, um dos coordenadores dos testes feitos pela Anatel, o problema de fato existe e, pior, não há solução à vista. Você terá que escolher entre assistir TV ou falar ao celular. E de acordo com ele, trocar por uma antena externa com maior potência poderia ajudar a minimizar o problema.

Já de acordo com o José Alexandre Bicalho, superintendente de Regulamentação e Planejamento da Anatel, não seria necessário a troca da antena. O usuário contrataria um técnico para que fosse instalado um filtro no receptor de TV, que eliminaria tais interferências.

Diante de tais questões, radiodifusores e empresas de telecomunicação solicitaram à Anatel o adiamento do leilão. Além disso, pedem a realização de novos testes relacionados ao uso da frequência de 700 MHz de forma compartilhada. Além de mais clareza sobre os custos de utilização de filtros para mitigação de interferência e uma normatização mais adequada quanto às características técnicas dos aparelhos. [Tela Viva]


12

Comentários

Anatel finalmente admite que a frequência de 700MHz da rede 4G afetará o sinal de TV digital

Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais