LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google sugere que lentidão no vídeo pode ser problema de sua operadora

07 de julho de 2014 0

O Google está mudando a forma como avisa aos usuários que há algum problema com a conexão entre seu computador, smartphone, tablet e TV e a operadora (seja móvel ou não). Segundo o maior site de vídeos do mundo, problemas com a reprodução de vídeos (que não carregam como deveriam) podem estar com um traffic shaping da operadora que você utiliza.


As operadoras sempre negam, mas todos nós sabemos bem que existe uma prática chamada de Traffic Shaping, que é basicamente o corte de conexão para alguns sites específicos. O YouTube é um dos que mais sofre com este problema, que faz com que uma internet de, por exemplo, 25 MB funcione como algo próximo de 1 MB (com toda a conexão disponível para outros sites, abertos em outras abas). Este problema não ocorre apenas em conexões fixas, mas também no 3G e 4G que estão rodando nos smartphones.

A partir de agora, o Google vai começar a sugerir que o problema na hora de carregar seu vídeo pode não estar nos servidores do YouTube, mas na forma como a operadora lida com estes dados. O aviso aparece (até agora, apenas no site para computador) em forma de um pop-up que diz "Está com interrupções? Descubra o motivo". Ao clicar no ícone, uma página de testes de outros sites com a sua operadora aparece e até comparação com outras operadoras.

Este tipo de teste exibe operadoras que contam com certificação para vídeos em alta definição, em definição padrão ou baixa resolução. Infelizmente ainda não há uma lista com este resultado para o Brasil. Uma dica (que eu utilizo) para saber quando sua conexão está passando por traffic shaping (já que ela acontece em outros serviços também, como Netflix), é de jogar um arquivo para um serviço de armazenamento (como o Dropbox) e notar o tempo que ele leva para subir (ou descer, dependendo da sua dúvida). Compare os tempos e você notará que está sendo cortado - claro, isso acontece e sua operadora negará em todo momento que está acontecendo.

Como grande parte do acesso do YouTube vem de apps para Android, Windows Phone e iOS, é bem provável que este pop-up apareça também nestas telas. [The Verge]


0

Comentários

Google sugere que lentidão no vídeo pode ser problema de sua operadora

Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais