» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
1.674

realme 12

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

O realme 12 é a aposta mais básica dos intermediários da fabricante chinesa a chegar no Brasil e que traz design caprichado e luxuoso para atrair aqueles que não se preocupam apenas com especificações do aparelho, mas que também querem um celular elegante. Nesta análise do TudoCelular vamos conferir seus pontos positivos e negativos para saber se vale a pena comprar.

Acessórios

O realme 12 vem em embalagem amarela com o nome do modelo na tampa, mas sem ilustração do aparelho. Além do celular, você recebe os seguintes acessórios:

  • Carregador de 45W
  • Cabo USB no padrão C
  • Chavinha para a gaveta do cartão SIM
  • Capinha de silicone
  • Guia do usuário
Design e conectividade

Apesar de ser o mais simples da linha, ainda temos o visual inspirado em relógios de luxo, como vimos nos mais avançados anteriormente. Ele é um aparelho feito de plástico, mas traz acabamento com polimento PVD nas laterais que as deixam com visual metálico bastante brilhante.

O aro das câmeras fica em destaque na traseira e possui mostrador com textura que a realme chama de Sunburst. Ele reage ao ângulo de luz gerando um padrão luminoso que lembra o visor de relógios de luxo. Temos quatro furos, mas apenas duas câmeras e um flash em LED. O quarto aro está ali apenas para manter o visual simétrico.

Toda a traseira é cortada ao meio verticalmente por uma linha construída em padrões em formato de diamante para lembrar também a textura das pulseiras de relógios. Tudo isso é projetado em um corpo completamente plano de fina espessura e baixo peso para não apenas entregar um celular elegante, mas também confortável de manusear.

Além do modelo em lilás que testamos, você encontrará o realme 12 na opção verde. Em ambas temos um acabamento fosco na traseira que ajuda a deixar o aparelho menos escorregadio e a reduzir o acúmulo de marcas de dedos. Ainda assim, é interessante ver que a realme manda uma capinha na caixa.

Há entrada padrão para fones de ouvido na parte inferior. A gaveta é do tipo híbrida, o que permite usar dois chips ou abrir mão da segunda linha para expandir o armazenamento. Há uma pequena vedação para a entrada de água, o que aliado à certificação IP54 garante uma boa proteção contra respingos. A tela até responde ao usar o aparelho com as mãos molhadas.

O leitor biométrico vem integrado ao botão de energia e reconhece rapidamente a digital. Na parte de conectividade temos pacote completo com Wi-Fi de quinta geração com suporte a redes mais rápidas de 5 GHz, Bluetooth 5.2, NFC e 5G.

Tela e som

O realme 12 vem equipado com tela de 6,72 polegadas com painel LCD com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120 Hz. O painel adotado é capaz de alcançar alto nível de brilho para uma boa experiência fora de casa.

A taxa de atualização vem em modo dinâmico por padrão que ajusta a velocidade para cada tipo de uso. A interface flui a 120 Hz, enquanto ao assistir vídeos terá o painel em 48 Hz para economizar bateria. A tela chega a cair a até 45 Hz em conteúdo estático ou 60 Hz em modo leitura.

O sensor de toque responde a 240 Hz para uma menor latência no tempo de resposta. Isso não ajuda apenas no uso diário como também traz uma boa vantagem em jogos. As cores exibidas são saturadas por padrão, mas você pode mudar para um perfil de calibração que exibe cores mais naturais. Também há a opção de ajustar a temperatura ao seu gosto.

Há dois alto-falantes no realme 12 para entregar som estéreo. A potência está na média do segmento, mas a qualidade sonora poderia ser melhor. Os médios ficam apagados enquanto os agudos se misturam com os graves, especialmente com o volume no máximo.

Ele traz alguns perfis que calibram o áudio de acordo com o tipo de conteúdo, como jogos, filmes ou músicas.

Desempenho

O novo intermediário realme vem equipado com o chipset Dimensity 6100 Plus e esse que testamos traz 8 GB de RAM e ainda usa mais 4 GB do armazenamento para aprimorar o desempenho multitarefas.


Mesmo com tanta memória, ainda vemos o realme 12 recarregar alguns apps abertos em segundo plano. Pode ser um pouco decepcionante, mas ele ficou acima de rivais em nosso teste de velocidade e também é mais ágil no carregamento de apps. Já em benchmarks ele não empolga e fica pouco acima dos 400 mil pontos no AnTuTu.

O realme 12 vai bem em jogos? Testamos Call of Duty e foi possível ter uma boa experiência na qualidade média com apenas o anti-aliasing de extra ativado. No PUBG dá para curtir bem na qualidade HD no Alto com todos os extras habilitados.

Bateria

O realme 12 traz bateria de 5.000 mAh, tamanho padrão nos celulares da marca. Outros aparelhos da realme foram muito bem em nossos testes e este não é uma exceção.


Ele rendeu 31 horas de uso moderado com alguns jogos inclusos, o que garante entregar até dois dias de autonomia para quem não joga com frequência.


Na caixa há um carregador de 45W que leva 1 hora e 20 minutos para encher totalmente a bateria. Com 15 minutos na tomada temos 28% recuperados que chegam a 50% com meia hora.

Câmeras

O conjunto fotográfico é formado por duas câmeras: a principal tem 108 MP de resolução e a secundária é um sensor simples de 2 MP para profundidade.

O aplicativo de câmera da realme é bastante completo, mesmo nos modelos menos avançados ainda temos vários recursos como: modo profissional, time lapse, câmera lenta, scanner de texto, modo captura dupla de vídeo, retrato em grupo, modo noite e mais.

A qualidade das fotos agrada com imagens nítidas com cores vibrantes. Mesmo ao fotografar com o sol de fundo não terá fotos escuras por conta da ampla faixa dinâmica e o HDR eficiente que ajuda a balancear as partes claras e escuras.

Padrão | 108 MP



O software comprime nove pixels em um para resultar em arquivos menores. Nessa compressão temos uma perda considerável dos pequenos detalhes, que você só percebe ao ampliar as fotos. Para quem busca a qualidade máxima, valerá a pena usar o modo 108 MP, mas fique ciente que os arquivos ocupam muito mais espaço de armazenamento.

A realme promove a câmera com zoom 3x sem perda de qualidade. Por mais que ainda seja uma solução via software, já que o aparelho não traz lente teleobjetiva, o resultado realmente agrada e temos fotos bastante nítidas. Claro que ao usar o zoom máximo já temos uma grande perda de nitidez.

Zoom


A câmera de desfoque faz uma boa separação entre planos sem afetar o brilho e cores das imagens. A melhor parte é que você pode usar o efeito juntamente com o zoom 3x para deixar a pessoa ainda mais em destaque. Já para macros terá que usar o sensor principal que captura um bom nível de detalhes.

As fotos noturnas agradam em cores e contraste. Usar o modo noturno ajuda a capturar mais luz sem deixar os ruídos mais evidentes. Este modo também recupera alguns detalhes perdidos nas sombras com reforço do contraste. Usar o zoom 3x ainda gera bons resultados com baixa perda de nitidez.

Noturno



A câmera frontal de 8 MP faz boas selfies, mesmo em locais com pouca luz. O desfoque de fundo é eficiente e não deixa as fotos mais escuras. É possível usar o flash de tela para selfies mais claras à noite, mas dependendo da iluminação do local, vale a pena deixar desativado para uma selfie mais natural.

Selfies



O realme 12 é capaz de filmar em Full HD com a traseira e a frontal. Se for gravar um vídeo usando as duas câmeras ao mesmo tempo terá que reduzir a resolução para HD. Há boa estabilização para lidar com os tremidos, o foco é ágil e a captura de som é estéreo com boa qualidade. As filmagens noturnas com a câmera frontal saem bastante escuras.

Software

O realme 12 sai da caixa com Android 14 e deve receber pelo menos mais uma versão do robozinho. Seu pacote de segurança estava um pouco atrasado quando testamos, mas a fabricante deve lançar updates trimestralmente.

O software é limpo e flui bem. Há o recurso Gestos no Ar que permite dar comandos simples ao aparelho sem precisar tocá-lo. Você pode atender ou recusar uma ligação enquanto lava a louça ou mesmo rolar a página de um navegador ou pular para o próximo reels no Instagram.

A MiniCápsula está presente e apresenta animações no estilo Ilha Dinâmica do iPhone próximo ao entalhe em furo. Você pode acompanhar o status do carregamento da bateria, estatísticas de atividade física, detalhes de músicas em reprodução, informações sobre o clima e também o consumo de dados do seu plano celular.

Rivais

Vale a pena comprar o intermediário da realme ou o Galaxy A35 é a melhor escolha? O intermediário da Samsung tem resistência à água como extra, sua tela AMOLED tem melhor brilho e cores, enquanto o som estéreo é mais limpo. O realme 12 ganha em desempenho multitarefas, autonomia de bateria e tempo de recarga. Ambos fazem boas fotos, com o Galaxy ganhando na filmadora.

O Redmi Note 13 é um bom rival do realme 12? O da Xiaomi conta com tela AMOLED que também ganha em brilho e cores, mas fica devendo na parte sonora por ter áudio mono. O realme ganha em desempenho multitarefas, autonomia de bateria e tempo de recarga. O Redmi captura fotos com cores mais vibrantes, enquanto o outro se sai melhor nas fotos noturnas.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Design elegante e diferente
  • Boa tela com brilho forte
  • Som estéreo potente
  • Desempenho acima da média

Pontos fracos

  • Tela poderia ser AMOLED
  • Faltou câmera ultra-wide
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Custo-benefício não é dos melhores comparado a rivais mais completos

Embalagem e características

Embalagem traz capinha de silicone e carregador potente

Comodidade

É um celular escorregadio, mas vem com capinha na caixa para ajudar a proteger

Facilidade de uso

Interface da realme é parecida com a da Oppo e traz boas opções extras

Multimídia

Boa tela IPS LCD, mas merecia um painel AMOLED; parte sonora agrada em potência e poderia ser melhor na qualidade

Votação Geral

O realme 12 é um bom intermediário 5G. Ele entrega bom desempenho e bateria, enquanto suas câmeras agradam

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o realme 12