LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

O BBM pode ter chegado tarde demais no Android e iOS

30 de outubro de 2013 11

A BlackBerry sempre teve o BBM como um de seus pilares de sucesso, tamanho sucesso que inspirou uma legião de aplicativos que contam com basicamente o mesmo serviço: enviar mensagens e muito mais, pulando os custos altos de MMS e SMS. Agora ele está em Android e iOS, mas pode ter demorado demais para chegar em mais plataformas. Ele pode ficar esquecido.

Ontem, a empresa canadense comentou que conseguiu 20 milhões de usuários novos em sua base do BBM. É um número bem bacana e positivo, mostra que há muita gente que curte o aplicativo e conhece a fama que ele tem lá nos BlackBerry. Porém, apenas 20 milhões entraram, é um número muito pequeno para uma plataforma com a fama que tem, mais uma vez, lá nos BlackBerry. Ele demorou para chegar, ficou na promessa e quando chegou, criou uma lista de espera que dava erro para cadastrar, levava mais de um dia para dar o "OK", enquanto todos os seus concorrentes estavam funcionando perfeitamente - como o WhatsApp, WeChat e até o Skype.

Minha experiência com o BBM, em um iPhone

Instalei o BBM em meu iPhone, depois de dois dias esperando a tal lista de espera. Primeiro o e-mail não funcionava e não permitia o cadastro, depois ele levou muito tempo para ser aceito e liberado. Quando liberado, tive que colocar o endereço de e-mail no app por duas vezes, já que na primeira ele funcionou como um novo cadastro. Neste meio tempo, os ânimos iam caindo e as mensagens no WhatsApp continuam pulando na parte de notificações. O BBM demorou até neste ponto para chegar e funcionar.

BBM para o iOS, solitário
BBM para o iOS, solitário

A BlackBerry tinha uma carta na manga de mestre e que deu muito problema com o pessoal mais radical lá do oriente médio, que é a criptografia pesada nas mensagens e arquivos trafegados entre usuários do programa. O WhatsApp já tem algo semelhante, deixando o BBM mais de lado. O pior? O WhatsApp está no BlackBerry e permitiu que usuários do sistema conversassem com Androids, iOS, Windows Phone e até os celulares simples da Nokia, os Asha e S40. E o BBM lá, sozinho.

BBM para o iOS, solitário
Português....de Portugal

Hoje, o meu BBM funciona de forma perfeita no iPhone - e no Android de testes também. Porém, ao olhar de perto, vi que o idioma adotado é o português de Portugal e não do Brasil - detalhe, no BlackBerry, o BBM está em português brasileiro. Parece uma falta de vontade, um pensamento "ah, falam português, tudo se entende" e os contatos aparecem como "contactos, ou "Criar grupo novo" no lugar de um mais simples, "Criar novo grupo" e "Definições" no lugar de "Configurações". Ah, em cima de contatos, está "Contacts", em inglês junto do restante em belo português europeu!

BBM para o iOS, solitário
Poucas formas de busca de contatos

Ok, toquei no "Convidar para o BBM", com a impressão que teria novos amigos sendo adicionados por redes sociais - vários apps fazem isso e quebra um galho enorme. Mas não, as opções estão limitadas a convidar por SMS (sério?????? SÉRIO MESMO?), por e-mail, por PIN e código de barras. Faltou um "buscar em redes sociais", não é?

No começo, nas configurações da conta, há a opção de adicionar amigos por Twitter, mas o convite é enviado por DM para o usuário e não de forma automática, notificando apenas um contato novo do outro lado. Poxa BlackBerry, eu não tenho nenhum contato (pois nunca tive um BlackBerry para aproveitar o BBM em seu auge) e estou tentando procurar pessoas para adicionar. Não encontro e acho que as buscas são bem arcaicas. Estou há dias com uma tela de contatos vazia, sem com quem conversar, enquanto a do WhatsApp está cheia de gente (que ele pega dos contatos do celular e de redes sociais, tudo automático), WeChat com alguns extras e até o Skype com mais pessoas.

BBM para o iOS, solitário
BBM solitário e dividindo tela com concrrentes

Hoje o app está lá, sendo atualizado na App Store e continuo ninguém pra conversar. Senti, sinceramente, que o BBM poderia ter aparecido mais cedo no iOS e Android, poderia incluirn o Windows Phone na lista de plataformas suportadas, mas não fez. Poderia aproveitar o hype de todo mundo falando bem da plataforma, e aumentado sua presença. A própria limitação de uso do BBM, enquanto apenas no BlackBerry, fez crescer concorrentes como o WhatsApp, que sozinho conta com mais de 350 milhões de usuários ativos (conta que leva em consideração apenas os que utilizam o serviço regularmente).

Hoje, ao ver o app, sinto que ele chegou tarde demais e perdeu o título de primeiro e melhor do ramo. E você? Adotou o BBM em um Android ou iOS? Como está a vida com este novo app de mensagens?


11

Comentários

O BBM pode ter chegado tarde demais no Android e iOS
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos