LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Exclusivo?! Snapdragon 888 Pro estará em quantidade limitada de celulares, diz rumor

18 de junho de 2021 70

Atualização (18/06/2021) por LL

A existência do Snapdragon 888 Pro é quase certa. O chipset aparentemente foi registrado sob o codinome Qualcomm Lahaina no Geekbench, e logo depois suas especificações técnicas caíram na internet. Há poucos dias, um novo rumor apontou que fabricantes chinesas já estão em posse de amostras do novo processador para realizar testes.

Mas ao que tudo indica o Snapdragon 888 Pro será uma exclusividade de apenas alguns modelos de celular — dentre os quais pode estar incluso o próximo flagship da Honor, Magic 3, que chegará ainda este ano, mesmo após o lançamento da linha Honor 50.

A suposição vem de uma postagem do leaker Digital Chat Station na rede social chinesa Weibo, na qual ele informa que o poderoso Snapdragon 888 Pro não estará presente em muitos modelos flagships que estão a caminho.

Diversas fabricantes ainda nem sequer o adquiriram, pois a melhoria de performance é limitada. Embora o Snapdragon 888 Pro esteja previsto para chegar por volta de outubro deste ano, é possível que muitas marcas prefiram esperar por uma outra novidade da Qualcomm, levando em consideração os custos da empreitada e as atuais restrições de componentes.

Em sua opinião, quais marcas deveriam lançar aparelhos equipados com o Snapdragon 888 Pro?

Depois da aparição de um dispositivo chamado "Qualcomm Lahaina", supostamente o processador Snapdragon Pro (ou Plus), no Geekbench, possíveis especificações técnicas da novidade foram reveladas. Ao que tudo indica, o chipset pode não estar tão distante do lançamento oficial.

Alguns relatórios apontam que o upgrade do chipset de alto padrão chegará ainda na metade deste ano e, recentemente, o popular leaker Digital Chat Station na rede social chinesa Weibo anunciou que vários fabricantes da China já possuem amostras do SM8450 para testes.

O suposto Snapdragon 888 Pro/Plus utilizará o processo de 4 nm e integrará núcleos Kryo 780 com arquitetura ARM Cortex v9, além da banda de base Snapdrgon X65 5G. Além disso, o chipset deve contar com a GPU Adreno 730 e o processador de imagem Spectra 680 ISP, suportando ainda um pacote de quatro canais LPDDR5 RAM.

Novas informações indicam as possíveis especificações técnicas do Snapdragon 888 Pro (ou Plus), processador que será revelado pela Qualcomm em breve e estará presente nos próximos smartphones topos de linha. De acordo com vazamentos recentes, o próximo SoC chegará sob o modelo SM8450 e utilizará tecnologia de 4 nanômetros, sendo baseado em núcleos de processador Kryo 780 com arquitetura ARM Cortex v9.

É provável que o novo modelo traga núcleos Cortex-X2 e Cortex-A710 customizados, disponibilizando também um cluster separado com núcleos Cortex-A510 de baixo consumo de energia, logo, o próximo lançamento trará uma eficiência energética superior ao SD 888.

Quanto ao processamento gráfico, o próximo chipset deve chegar com a GPU Adreno 730, que trará um melhor desempenho para jogos. Outras características do chip incluem um modem Snapdragon X65 5G, processador de imagem Spectra 680, unidade de exibição Adreno 1195 e suporte para downlink mmWave de até 1 GHz e 400 MHz Sub-6 D.

Atualização (28/05/2021) - GS

Depois de muitos rumores e vazamentos, parece que estamos cada vez mais próximos do Snapdragon 888 Pro (ou Plus), já que o poderoso chipset da Qualcomm apareceu no Geekbench 5, nos dando mais detalhes sobre sua configuração e performance.

A maior mudança aparente em relação ao Snapdragon 888 parece ser a performance máxima do núcleo do chipset, que roda com 3GHz em uma frequência máxima de núcleo único.

Essa também parece ser a única mudança no chipset, que conta com núcleos de auxílio de 1.8GHz e três núcleos medianos de 2.42GHz.

O Qualcomm Snapdragon 888+ recebeu notas de 1,171 na performance de núcleo único e 3,704 na performance de núcleo múltiplo. Em comparação com o Snapdragon 888, as notas de testes são cerca de 3 a 6 por cento maiores. Embora isso não pareça ser muita diferença, o efeito provavelmente poderá ser visto por usuários que jogam bastante no celular, ou que usam os dispositivos para edição de vídeo e produção.

O Snapdragon 888+ testado pelo Geekbench 5 parece estar rodando em um dispositivo com 6 GB de RAM, o que é bem baixo para os dispositivos mais recentes. Essa parece ser uma versão preliminar da fase de produção, então é quase certo que os dispositivos com esse chipset terão memórias maiores, quando ele for lançado.

Por enquanto, nos resta aguardar por informações oficiais sobre o componente.


Texto original - 26/04/2021

O Snapdragon 888 é o processador mais poderoso da Qualcomm para equipar smartphones Android até o momento, mas sabemos que a fabricante já prepara uma segunda versão do chipset, com velocidades ainda maiores, para o lançamento no segundo semestre do ano, algo que a empresa tem feito de forma muito regular nos últimos anos.

E o primeiro indício a respeito disso acaba de surgir pelo leaker Digital Chat Station, que compartilhou na rede social Weibo informações a respeito do que poderia ser o "Snapdragon 888 Pro."


Embora o nome não seja final, com a empresa podendo realizar alterações até o lançamento oficial, é informado que o chipset vai manter a arquitetura do Snapdragon 888, mas oferecendo um clock de maior frequência para o núcleo Cortex-X1, mantendo todas as outras configurações de GPU e CPU existentes no modelo atual.

Segundo o leaker, os primeiros smartphones equipados com o novo Snapdragon 888 Pro chegarão ao mercado no terceiro trimestre deste ano (entre os meses de julho e setembro) e a Qualcomm não deve oferecer exclusividade para nenhuma fabricante. Dessa forma, podemos esperar uma chuva de anúncios e lançamentos após a revelação do novo processador.

Como sempre, é esperado que fabricantes como Samsung, Oppo, OnePlus, vivo, Xiaomi, Realme e outras aproveitem o chipset, mas nenhum detalhe adicional foi revelado até o momento. Novos detalhes devem surgir em breve.


70

Comentários

Exclusivo?! Snapdragon 888 Pro estará em quantidade limitada de celulares, diz rumor
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista