
Economia e mercado 08 Ago
10 de agosto de 2022 0
A próxima geração da família Ryzen está a caminho, e embora a AMD revele poucos detalhes a respeito de seus novos processadores, os constantes vazamentos apontam grande parte de suas especificações. Nesta quarta-feira (10), o usuário @1usmus do Twitter publicou uma lista de novos recursos que apareceram na BIOS das novas placas-mãe com soquete AM5.
As informações foram extraídas da BIOS de uma placa-mãe da série X670E, cuja fabricante não é revelada. De acordo com o vazador que teve acesso ao hardware, a série Ryzen 7000 terá vários recursos para overclock em diferentes categorias de processadores, além de opções para incrementar o desempenho da memória com tecnologia Infinity Fabric.
Zen 4:
— Yuri Bubliy 🇺🇦 (@1usmus) August 10, 2022
✅Active Memory Timing Settings feature with Memory Target Speed setting.
✅Max IF frequency - 3000MHz
✅LCLK Frequency Control
✅VDDIO Voltage Control: DIMM VDD and DIMM VDDQ
✅VPP Voltage Control
UCLK MODE - no changes
PBO and Curve Optimizer - no changes
O vazamento mostra que as placas-mãe com soquete AM5 terão recursos de ajuste manual para a velocidade e tempo de processamento de dados, o que é claramente uma referência ao suposto EXPO (Extended Profiles for Overclocking) que estreará com a nova linha de processadores. Haverá ajustes para quatro canais distintos de DDR5 — A, B, C e D.
Além disso, as plataformas terão ajustes de tensão elétrica (Volts) para VDDIO e VPP que poderão aumentar a frequência da interconexão Infinity Fabric para até 3,0 GHz. Dado que os processadores devem ser capazes de suportar memória de até 6.400 MT/s, é possível que o Infinity Fabric Clock (IFC) sincronize o hardware com proporção de 1:1 em 6.000 MT/s.
Outro recurso que será incluído é o Active OC Tuner com configurações para limitar a corrente e a temperatura da CPU. Além disso, novos modos de “Baixa Latência” e “Alta largura de banda” podem aumentar o desempenho da memória volátil de forma significativa.
Haverá também funções dedicadas aos especialistas no assunto que possuem experiência em overclock, permitindo que os entusiastas manipulem a potência da máquina com a máxima personalização e sempre dentro do firmware original da placa-mãe.
A AMD deve apresentar a série Ryzen 7000 em meados de setembro de 2022. A expectativa é que quatro modelos serão anunciados inicialmente: Ryzen 9 7950X, Ryzen 9 7900X, Ryzen 7 5700X e Ryzen 5 7600X. A linha será baseada na arquitetura Zen 4 com litografia de 5 nanômetros e deve ultrapassar clock máximo de 5,0 GHz.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários