
Tech 13 Mai
16 de maio de 2025 7
A Microsoft poderia apostar em chips Snapdragon para um dos futuros Xbox, conforme indica uma vaga de emprego recentemente postada pela Qualcomm. O anúncio menciona mais de uma vez e de forma explícita a gigante dos games, o que sinaliza não se tratar de um erro, e reforça as possibilidades de vermos a arquitetura ARM nos consoles da dona do Windows, conforme um antigo vazamento havia sugerido.
Encontrada por usuários do fórum ResetEra, a vaga pertence ao cargo de Diretor de Vendas e trabalharia diretamente junto à Microsoft, aparentemente no oferecimento de soluções para a gigante. Há, porém, um trecho entre as obrigações do cargo que chama atenção: "Dar suporte às atividades de venda para a próxima geração de produtos Surface e Xbox desenvolvidos com soluções Snapdragon".
A linha Surface de tablets e notebooks já utiliza chips Snapdragon há alguns anos, mas essa seria a primeira vez que um dispositivo Xbox traria uma solução baseada na arquitetura ARM. A possibilidade acendeu um alerta quando consideramos que um grande vazamento dos planos da Microsoft para games já mencionavam estudos em torno do uso da ARM na próxima geração de consoles.
Nada impede que vejamos um sucessor do Xbox Series X apostar em um processador Snapdragon mas, considerando a facilidade com que chips ARM podem ser otimizados para reduzir o consumo, há boas chances do eventual console ser, no fim das contas, um portátil — novidade que já foi mencionada múltiplas vezes pelo CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, nos últimos meses.
O grande desafio nesse quesito, considerando que o aparelho seja mesmo um portátil e haja algum tipo de integração com um Xbox de mesa, seria a compatibilidade da solução com a arquitetura x86, usada por AMD e Intel. Ao mesmo tempo, essa seria uma oportunidade para a Microsoft incentivar desenvolvedores a otimizarem games não apenas para o suposto console, mas também para os PCs com chips ARM.
Com tudo isso dito, ainda é cedo para se animar ou preocupar com a notícia. Conforme destaca o jornalista do The Verge, Tom Warren, a principal proposta da vaga em questão seria, na verdade, buscar vender mais processadores Snapdragon para a dona do Windows, não havendo nada confirmado no momento.
Qualcomm has a job listing that mentions the “next generation of Surface and Xbox products built on Snapdragon solutions.” I wouldn’t read too much into this, as it’s for a Qualcomm sales job, and of course they’d love to sell Microsoft more Snapdragon chips
— Tom Warren (@tomwarren.co.uk) 15 de maio de 2025 às 12:55
[image or embed]
O único ponto mais certo por enquanto é que, ao que parece, a Microsoft estaria ao menos estudando a possibilidade de utilizar processadores Snapdragon em algum dos seus futuros dispositivos Xbox, seja um portátil, um console convencional ou até um PC tradicional focado em jogos, agora que a companhia mira em "tornar" o maior número possível de eletrônicos em "Xbox".
Levando em conta que a próxima geração da empresa está prevista para 2026 ou além, ainda deve demorar para termos informações mais concretas — vamos ter de esperar por novos vazamentos até lá.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários