
10 Setembro 2020
23 de abril de 2018 37
ATUALIZAÇÃO (24/04): Assessoria da Qualcomm no Brasil enviou nota oficial sobre a falha na família Galaxy S9 com Snapdragon 845. Segue texto abaixo.
Prover tecnologias capazes de dar suporte a um sistema de segurança robusto é uma prioridade para a Qualcomm. Embora não tenhamos visto evidências de que o erro do driver da GPU tenha sido usado de forma maliciosa, estamos investigando ativamente o problema e implantaremos mitigações caso seja necessário.
O Galaxy S9 foi anunciado na MWC 2018 e foi um dos destaques da feira. Apesar de ter sido anunciado com Snapdragon 845 e Exynos 9810, a versão nacional teve vendas iniciadas no dia 20 desse mês e conta com processador da Qualcomm. Mesmo após o roubo de uma carga do smartphone, os primeiros donos já estão com ele em mãos. Entretanto um bug encontrado nessa versão do aparelho pode deixar alguns clientes com raiva.
Por mais que tecnicamente eles sejam parecidos, internamente eles são completamente diferentes. O com Snapdragon 845 é mais potente e mais econômico que o modelo com Exynos, em testes que simulam o uso real. Entretanto, após testes de GPU feitos com a versão com Qualcomm vemos que há um problema crítico no driver de gráficos do Adreno 630.
Toda vez que é exigido GPU por meio de uma página de internet WebGL, principalmente pelo Samsung Internet, o aparelho fica lento e até reinicia. O erro acontece quando a Adreno 630 precisa carregar um shader completo (ferramenta de software que auxilia na criação de imagens, principalmente). Então, o aparelho congela por um tempo e reinicia. Confira o vídeo abaixo:
A empresa que fez os testes, GraphicsFuzz, afirmou que não projetou a página WebGL de forma intencional para acionar esse bug, mas sim que estava simplesmente testando o aparelho, e constataram que isso é reproduzível, não foi ocasional.
O pessoal do XDA Developers resolveu entrar na brincadeira, e fez o teste usando o Galaxy S9 Plus com o Snapdragon 845 deles mesmos. O GraphicsFuzz fez uma página especial para o XDA que fez o teste com o Opera, Samsung Internet, Chrome, Firefox e Edge.
Confira o resultado:
O Chrome e o Edge congelaram e geraram um erro OpenGL, mas o aparelho voltou a funcionar. Em uma conversa com a equipe do Google, a GraphicsFuzz descobriu que o Chrome tem um mecanismo que encerra o processo da GPU após um tempo para evitar uma falha total do smartphone.
O Opera congela, mas não reinicializa o aparelho automaticamente. No Firefox, o navegador trava, mas não causa nada do telefone. Por fim, no Samsung Internet, ele vai ficando lento aos poucos, até que trava e reinicia.
Nós entramos em contato com a assessoria da Samsung no Brasil em busca de uma posição oficial, mas até o momento da publicação deste texto não tivemos retorno. Atualizaremos a pauta com novidades assim que recebermos alguma resposta.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários