
Samsung 19 Fev
19 de fevereiro de 2020 19
A Bixby agora fala a nossa língua. Em evento para jornalistas de tecnologia, a Samsung anunciou que sua assistente virtual, anunciada em 2017 com a linha Galaxy S8 finalmente contará com suporte ao português brasileiro.
Depois de algum tempo disponibilizada em versão beta para usuários da linha Galaxy S10, o recurso teve boa aceitação (cerca de 98% de acuracidade, de acordo com a Samsung) e foi disponibilizado. A princípio, apenas para usuários das duas linhas mais recentes de tops de linha da companhia: Galaxy S10 e Galaxy Note 10.
Ficaram fora da lista as versões recém-lançadas dos flagships, Galaxy S10 Lite e Galaxy Note 10 Lite. Mas isso não quer dizer que os dois modelos não receberão o recurso, que deve chegar em algum momento ao longo desse ano.
A chegada da Bixby ao Brasil deu gás a um rumor sobre a possibilidade de que a empresa anunciasse também o Galaxy Home Mini que, embora não tenha sido oficialmente lançado pela Samsung, começou a ser enviado como brinde da família Galaxy S20 na Coreia do Sul. Mas, a princípio, esse não é o foco no momento.
O TudoCelular acompanhou in loco a apresentação e pode conferir algumas das funções que o recurso em português possibilita. Nos nossos testes, a Bixby mostrou o lado interessante de ter uma interação conversacional, ou seja, ela entende comandos seguidos sem a necessidade de um novo chamado para cada ação. Contudo, mostrou dependência dos apps da Samsung. Ao pedir para enviar um e-mail, a assistente naturalmente procura o app padrão da fabricante, e não o Gmail, assim como busca o Samsung internet para abrir uma página, e não o Google Chrome ou outro navegador.
Para entender mais como foi desenvolvida a Bixby em português, o TudoCelular conversou com o gerente sênior de produtos e serviços para o Brasil da Samsung, Bruno Costa. A entrevista completa está no vídeo fixado no topo da matéria. Confira a seguir os destaques:
Costa explicou que o desenvolvimento da Bixby em português contou com a colaboração de profissionais da Samsung de trodo o Brasil, para que a assistente fosse capaz de entender diferenças regionais no uso de expressões e termos, sendo capaz de atender às necessidades de usuários de todo o país.
A gente tomou o cuidado de montar uma equipe, aqui no nosso centro de pesquisa e desenvolvimento, que fosse multiregionalizada, que tem homens, mulheres, pessoas do Sul, Norte, Sudeste... Enfim, justamente para garantir essa qualidade. Nós não quisemos simplesmente traduzir a Bixby para o português, mas adaptá-la ao mercado brasileiro, ao regionalismo brasileiro, e que ela pudesse entender essas diferenças. [...] Uma simples tradução poderia gerar uma confusão. Então tomamos o cuidado [...], no processo, de adaptar ela ao mercado brasileiro"
Bruno Costa, gerente sênior de produtos e serviços para o Brasil da Samsung
A Samsung anunciou há duas semanas a chegada das versões Lite dos Galaxy S10 e Galaxy Note 10, que contam com a maior parte dos recursos de seus irmãos maiores mas, para se adequarem a uma estratégia de preços, perde outras funcionalidade. A princípio, os dois modelos não terão suporte à Bixby em português, mas essa não é uma questão definitiva:
Não é uma decisão. Hoje estamos fazendo um kick-off [pontapé inicial] da solução, e temos um roadmap [roteiro] que todos os meses vocês verão incluídos novos devices, novas cápsulas, e nos próximos meses, sempre quando a gente lançar, a gente vai comunicar vocês, mas não é uma questão de decisão. A gente preza muito pela qualidade de tudo que a gente está lançando, a gente optou nesse momento pelos Galaxy S10 e Note 10, a gente vai incluir novos produtos assim que lançados no Brasil, mas todos os meses a gente vai estar ampliando portfólio"
Bruno Costa, gerente sênior de produtos e serviços para o Brasil da Samsung
O novo alto-falante inteligente da marca já foi alvo de diversos rumores, mas nunca ganhou uma data oficial de lançamento. E, apesar de todas as evidências, a Samsung ainda não confirmou o início das vendas do Galaxy Home Mini. Perguntado se a empresa planeja lançar o produto no Brasil, o executivo afirma que o foco está apenas na Bixby em português.
Por enquanto, isso não é algo que eu consiga te passar. Hoje nosso foco é na Bixby mesmo e, dentro da Bixby, fazer com que os usuários interajam mais com ela, porque ela está em constante aprendizado.
Bruno Costa, gerente sênior de produtos e serviços para o Brasil da Samsung
Perguntado se a Bixby terá maior integração com outros aplicativos e sistemas, Costa foi enfático ao afirmar que sim. A informação abre esperança para que dispositivos IoT e de casa inteligente se integrem ao sistema da samsung.
Sem dúvidas[sobre integração com outros apps]. Como eu comentei anteriormente, a gente está lançando agora, e todos os meses a gente vai apresentar novidades, novas cápsulas, mais funcionalidades, mais ações, mas o importante é isso, que o usuário teste, veja aquilo que consiga melhorar na sua rotina, no seu trabalho e na sua casa. Mas sim, a gente tem um plano de aprimorar cada vez mais a relação da Bixby com novos usuários".
Bruno Costa, gerente sênior de produtos e serviços para o Brasil da Samsung
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários