LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy S20 FE: o celular top de linha da Samsung pensado para fãs | Hands-on em vídeo

09 de outubro de 2020 110

A Samsung anunciou o Galaxy S20 FE no final de setembro, destacando que o aparelho foi criado com base no feedback dos fãs da marca. 

Com previsão de chegada ao Brasil para o dia 20 de outubro, graças aos nossos irmãos do HDBlog, colocamos as mãos no dispositivo para ver se ele é realmente tão interessante assim, ou se é melhor partir para algum de seus irmãos da linha Galaxy S20, que já apresentam boa queda de preço no mercado nacional.

Design e construção

A primeira coisa que você notará é que o Galaxy S20 FE parece mais um modelo da linha Note 20 que da S20, herdando o bloco saltado, traseira de plástico e tela plana que temos na variante mais barata com S Pen. 

O acabamento é ligeiramente áspero e não fica com marcas de dedo facilmente, mas é impossível não perceber que o toque é diferente do que temos nos demais modelos da linha Galaxy S20 com sua traseira de vidro. 

A proporção tela-corpo também é um pouco pior aqui, já que não temos tela curva e com isso as bordas laterais são mais evidentes, mas no geral ele não é um aparelho grande para quem tem tela de 6,5 polegadas, ficando entre o Galaxy S20 e o S20 Plus.

Não temos porta P2 para fones de ouvido, algo já esperado, mas a surpresa aqui fica para a presença de certificação IP68 contra danos por água e poeira, que deve ter sido um dos pontos que a Samsung decidiu adotar por ouvir o feedback dos fãs.

Tela e som

Quem ficou desapontado com o Galaxy Note 20 lançado com tela de apenas 60Hz já pode se animar, porque a Samsung se redimiu e lançou o Galaxy S20 FE com tela de 120Hz. Não é um painel tão bom quanto do resto da linha S20, com brilho um pouco mais baixo e resolução menor, mas no geral não deixa em nada a desejar para os concorrentes, principalmente se considerarmos que ele foi lançado com um preço agressivo.

As cores são bem calibradas, temos suporte a conteúdo em HDR e os 120Hz são ótimos para jogar, além do extra de não contar com tantos reflexos no vidro já que o painel é totalmente plano.

O som estéreo se mostrou outro ponto positivo, sendo usado o alto-falante inferior em conjunto com o de chamadas. Não chega a ser tão alto ou envolvente quanto no restante da linha Galaxy S20, mas já é um upgrade e tanto em relação ao Galaxy S10 Lite

Hardware, software e bateria

O Galaxy S20 FE foi lançado em duas versões, sendo o modelo 4G equipado com o Exynos 990 enquanto a variante 5G conta com o Snapdragon 865. Você já sabe qual delas chega ao Brasil, não é?

No geral o desempenho vai ser o mesmo do restante da linha Galaxy S20, sendo capaz de rodar todos os jogos e aplicativos da Play Store sem problema por alguns anos. Todas as funções dos demais modelos estão aqui, já que temos a mesma One UI 2.5, incluindo modo DeX para transformar seu aparelho em um computador.

Vale notar, porém, que o Galaxy S20 FE conta com 6GB de RAM e 128GB de armazenamento interno, enquanto o restante da linha S20 parte de 8GB de RAM, o que acaba limitando o desempenho especialmente em multitarefas. 

A bateria de 4.500mAh promete entregar autonomia um pouco melhor do que temos no Galaxy S20 Plus, provavelmente pela tela menor e de resolução mais baixa, e no geral você deve conseguir passar um dia inteiro longe da tomada. Ele tem suporte a recarga de 25W, garantindo que toda a bateria seja preenchida em cerca de 1 hora. 

Especificações técnicas

  • Tela Infinity-O de tecnologia Dynamic AMOLED com 120 Hz
  • Painel de 6,5 polegadas com resolução FHD+
  • Display com proporção 20:9 e entalhe circular centralizado
  • Chipset Exynos 990 4G ou Snapdragon 865 5G em mercados selecionados
  • 6 GB de memória RAM
  • 128 GB de armazenamento interno
  • Câmera frontal de 32 MP
  • Três câmeras traseiras
    • Sensor principal de 12 MP de f/1.8
    • Sensor de 12 MP com lente grande-angular de f/2.2
    • Sensor de 8 MP com lente telefoto de f/2.4
  • Bateria de 4.500 mAh com carregamento rápido de 25W
  • Suporte para carregamento sem fio e reverso de até 15W
  • USB-C, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.0, NFC e GPS
  • Certificação IP68 contra água e poeira
  • Android 10 com interface One UI
  • Disponível em até 6 cores
Câmeras

Mostrando que o Galaxy S20 FE não tem tantos cortes assim em relação aos demais modelos da linha, temos o mesmo sensor principal de 12 megapixels presente no Galaxy S20 e S20 Plus. Ele também mantém o foco rápido e estabilização óptica, oferecendo ótima qualidade, bom equilíbrio de cores e HDR eficiente. 

O ponto estranho é que a Samsung limitou a gravação em 4K a 60 fps, provavelmente para não tirar a exclusividade de gravação em 8K dos modelos mais caros.

A câmera ultra-wide de 12 megapixels também foi mantida, com ângulo de visão de 123 graus. Temos uma pequena perda de qualidade em relação ao sensor principal, em especial em ambientes mais escuros, mas no geral é um extra bacana para registrar cenas que precisam de um espaço maior no campo de visão.

O grande corte aqui ficou na câmera de zoom, que caiu de 64 para 8 megapixels, e também teve sua abertura reduzida. Como era de se esperar, o desempenho é bem inferior, sendo apenas uma alternativa para quem quer aproximar a cena sem perder qualidade pelo zoom digital. 

As selfies mostraram boa qualidade com o sensor de 32 megapixels, provavelmente o mesmo usado em modelos como Galaxy A71 e Galaxy S10 Lite. Assim como outras câmeras da Samsung, é possível escolher se deseja uma selfie com campo mais aberto ou mais próximo.

Conclusão

A Samsung lançou o Galaxy S20 FE como uma opção para os fãs da marca, mas pelo visto ela vai conseguir agradar muito além de sua própria base. Ele entrega ótimo desempenho, boa tela de 120Hz, som estéreo, IP68, câmeras poderosas e bateria para o dia inteiro, cobrando menos de 700 euros no mercado europeu para a versão com 4G e menos de 800 euros para a variante 5G.

Ainda precisaremos ver quanto a Samsung cobrará por ele no Brasil, mas caso chegue perto dos R$ 4 mil cobrados pelo Galaxy S10 Lite em seu lançamento será uma ótima pedida dentro de poucas semanas após o seu anúncio.

(atualizado em 10 de maio de 2024, às 09:42)

110

Comentários

Galaxy S20 FE: o celular top de linha da Samsung pensado para fãs | Hands-on em vídeo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista