LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

POCO X6 vs Galaxy M54: design e multimídia valem mais que bateria e câmeras? | Comparativo

05 de março de 2024 17

O POCO X6 é um aparelho intermediário que aposta em alguns recursos premium para atrair o consumidor. Do outro lado, está o Galaxy M54, ao retornar o foco da linha nas baterias gigantes como o grande diferencial.

Ao avaliar o smartphone da Xiaomi e o da Samsung, qual deles tem o melhor conjunto dentro da categoria? Você vai ficar sabendo da resposta nos próximos minutos, aqui no Comparativo do TudoCelular.

Índice do Comparativo

Design e conectividade

POCO X6

Começando pelo design, encontramos visuais bem distintos aqui. O POCO oferece um bloco preto gigante, para conter as câmeras e o logo da marca, além da tampa com pintura brilhante. Do outro lado, o Galaxy traz as lentes distribuídas individualmente, assim como os outros celulares mais novos da marca coreana, fora o acabamento liso.

Mesmo com aparências tão diferentes, os dois são compostos de plástico tanto nas laterais quanto na traseira. O chinês leva vantagem sobre o concorrente pelo seu corpo mais compacto e leve, sem falar na certificação IP54, que garante proteção contra respingos e poeira.

Samsung Galaxy M54

Eles se assemelham na presença de um entalhe no formato de furo centralizado. O X6 possui o emissor de infravermelho na porção superior e um leitor de impressões digitais sob a tela, enquanto o M54 prefere utilizar o sensor biométrico integrado ao botão de energia.

Somente a Samsung colocou uma opção para expandir o armazenamento, pelo slot compartilhado entre o cartão microSD e o segundo chip de operadora, na gaveta híbrida do dispositivo. O modelo dela também tem Wi-Fi de sexta geração e Bluetooth 5.3, mais modernos que a rede wireless de quinta geração e o Bluetooth 5.2 do rival da Xiaomi. Ao menos, o NFC está garantido nos dois, para permitir pagamentos por aproximação.

O X6 abre o placar por ser o mais compacto, leve e resistente da dupla.

Melhor construção

Nenhum

Melhor proteção contra arranhões

Nenhum

Visual mais moderno

Ambos

Slot é híbrido ou dedicado?

Galaxy M54

Melhor solução do notch

Nenhum

Melhor solução da biometria

POCO X6

Melhor certificação de resistência?

POCO X6

Qual é mais fino e leve?

POCO X6

Tem NFC?

Ambos

Tem Wi-Fi 6?

Galaxy M54

Bluetooth mais avançado

Galaxy M54

74.24 x 161.15 x 7.98 mm
6.67 polegadas - 2712x1220 px
77.3 x 164.9 x 8.4 mm
6.7 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


O POCO conta com uma tela AMOLED de 6,67 polegadas, ligeiramente menor que a Super AMOLED de 6,7 polegadas do Galaxy. Porém, é o chinês que fornece o maior aproveitamento frontal, graças às bordas menores. Ao menos, o nível de brilho deles está acima do segmento.

O X6 contém algumas possibilidades a mais que o M54. Podemos citar o suporte à reprodução de 68 bilhões de cores, a resolução de 1220p superior à Full HD+ do concorrente, e a compatibilidade com a tecnologia Dolby Vision, que aprimora a reprodução em serviços de streaming.

Tanto um quanto o outro possuem uma taxa de atualização de 120 Hz, para uma alta fluidez na navegação e em games compatíveis. Há neles proteção Gorilla Glass, com uma versão Victus usada pela Xiaomi melhor que a quinta geração presente no smartphone da Samsung.

Damos o ponto em tela para a chinesa.

Melhor tecnologia de tela

Ambos

Melhor brilho de tela

Ambos

Mais cores

POCO X6

Melhor resolução de tela

POCO X6

Tela maior

Galaxy M54

Melhor proporção tela/corpo

POCO X6

Suporta HDR10+?

Ambos

Suporta Dolby Vision?

POCO X6

Tela de Hz elevada?

Ambos

Melhor proteção contra arranhões

POCO X6

Qualidade geral da tela

POCO X6

Som


A Xiaomi apostou forte em áudio, com um sistema estéreo composto por três saídas de som, para maior imersão ao usuário. Já a Samsung preferiu economizar neste quesito e deixou apenas um alto-falante, localizado na porção inferior. Mesmo assim, a dupla entrega equalizador completo com suporte a Dolby Atmos.

O resultado destes conjuntos tão distintos é uma potência sonora superior para o POCO, que também oferece a melhor qualidade no geral, graças ao equilíbrio entre graves, médios e agudos que reproduz.

Apenas o chinês vem com um conector físico para fones de ouvido, mas nenhum deles é acompanhado por um acessório compatível na embalagem.

O X6 anota mais um ponto.

Som é estéreo?

POCO X6

Possui entrada P2?

POCO X6

Maior equilíbrio de frequências

POCO X6

Potência sonora

POCO X6

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Sistema


Estes aparelhos saem da caixa com o Android 13 de maneira nativa. A chinesa promete três atualizações de software, mas ainda fica atrás dos quatro updates garantidos pela coreana para o seu intermediário.

O sistema de cada um deles apresenta boa fluidez, principalmente com uma taxa de atualização de 120 Hz. A tecnologia 5G também está presente neles, para garantir rede móvel mais veloz.

Passando para os recursos, o POCO possui sensor de batimentos cardíacos integrado no leitor biométrico e a possibilidade de expandir a memória RAM com parte do armazenamento. Do outro lado, os destaques do Galaxy ficam por conta dos atalhos do Tela Edge e do uso do botão de energia para abrir rapidamente a câmera.

A longevidade maior dá o ponto para o M54.

Sistema bem atualizado?

Ambos

Sistema será atualizado futuramente?

Galaxy M54

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Nenhum

Há rede móvel 5G?

Ambos

Software mais fluido

Nenhum

Desempenho
POCO X6
Samsung Galaxy M54

O POCO vem equipado com a plataforma Snapdragon 7s Gen 2. Já o Galaxy chega com o chip Exynos 1380. Qual tem o melhor desempenho, nestas versões de 8 GB de RAM? O coreano registrou um tempo de cerca de 28 minutos a menos que o rival chinês. Reflexo principalmente da primeira rodada, com a abertura dos aplicativos.

Quando vamos para os benchmarks, o cenário muda, com uma vantagem aproximadamente 36% no AnTuTu para o X6. Em jogos, os dois celulares são capazes de rodar todos os títulos na nossa lista com qualidade alta e todos os extras ativados.

É ponto para o Galaxy pelo multitarefas mais eficiente.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Galaxy M54

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Galaxy M54

Quem tem os melhores números de benchmark?

POCO X6

Qual o processador mais atualizado?

POCO X6

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Galaxy M54

Qual tem mais armazenamento?

POCO X6

Bateria
POCO X6
Samsung Galaxy M54

O X6 contém uma bateria de 5.100 mAh, abaixo da capacidade gigante de 6.000 mAh do componente do M54. Será que dá a lógica na prática? O Galaxy registrou uma autonomia de quase 33 horas nos nossos testes padronizados, enquanto o POCO ficou pouco acima das 29 horas de duração.

Passando para o carregamento, a Xiaomi manda um adaptador de 67 W, que precisa de 51 minutos até completar o processo. Menos da metade das mais de duas horas que o celular da Samsung leva, com o seu acessório de 15 W.

A coreana pontua pela maior autonomia; e a chinesa marca pela recarga mais rápida.

Qual tem mais bateria?

Galaxy M54

Qual recarrega mais rápido?

POCO X6

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Galaxy M54

Tem carregamento sem fio?

Nenhum

Câmera

O conjunto fotográfico dos dois é composto por três câmeras. A principal do POCO tem 64 MP, contra uma de 108 MP do Galaxy. Os trios se completam com uma ultrawide de 8 MP e uma macro de 2 MP.

A dupla tira boas fotos durante o dia, com cores vibrantes, boa faixa dinâmica e um HDR eficiente. Só que o sensor mais avançado da coreana garante uma nitidez superior, inclusive em imagens noturnas. A favor do POCO, fica o modo retrato via software, que limita menos o HDR do que o rival.

A ultrawide deles faz capturas com boa nitidez e cores, mas você ainda terá um contraste melhor e registros menos escuros no Galaxy. Já a macro é a mais fraca de ambos os conjuntos e sofre com a baixa resolução e a falta de foco automático.

Com os melhores resultados no geral, temos ponto para a Samsung.

Melhor conjunto de câmera traseira

Galaxy M54

Melhores fotos de dia

Galaxy M54

Melhores fotos noturnas

Galaxy M54

Conjunto mais versátil

Nenhum

Melhor ultrawide

Galaxy M54

Melhor teleobjetiva

Nenhum

Melhor macro

Ambos

Melhor profundidade

POCO X6 (via software)

Fotos tiradas com o POCO X6

A filmadora destes aparelhos suporta vídeos em 4K a 30 fps com a principal. Ambos entregam estabilização óptica, para lidar melhor com os tremidos, e foco ágil. Porém, é o M54 que fornece a melhor qualidade de imagem e a captura de som superior, ainda que o X6 também grave áudio estéreo.

Damos mais um ponto para a Samsung.

Possui estabilização óptica?

Ambos

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Foco mais ágil

Nenhum

Grava em 8K a 30 fps?

Nenhum

Grava em 4K a 30 fps?

Ambos

Melhor captação de áudio

Galaxy M54

Melhor qualidade de vídeo

Galaxy M54

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy M54

A câmera frontal do POCO tem 16 MP, a metade da resolução de 32 MP do Galaxy. Os dois registram boas selfies durante o dia, porém o M54 não suaviza tanto a pele no modo retrato nem sofre tanto com ruídos à noite como o X6. O modelo da Samsung também é o único da dupla a filmar em 4K de frente.

Em outras palavras, o coreano leva mais um ponto.

Melhor conjunto de câmera frontal

Galaxy M54

Câmera frontal grava em 4K?

Galaxy M54

Melhor selfie

Galaxy M54

Preço

As fabricantes lançaram estes dispositivos no mercado brasileiro de maneira oficial. O POCO X6 chegou ao país pelo preço sugerido de R$ 2.900, ligeiramente mais barato que os R$ 3.000 cobrados inicialmente pelo Galaxy M54. No varejo atual, ambos já estão abaixo dos R$ 2.000, mas o coreano aparece por cerca de R$ 200 a menos que o chinês, na faixa de R$ 1.600.

Qualquer economia faz a diferença no bolso do consumidor. Por isso, a Samsung fica com o último ponto do Comparativo.

Qual teve melhor preço de lançamento no Brasil?

POCO X6

Qual tem menor custo atual?

Galaxy M54

8.1 Hardware
7.9 Custo Benefício

Poco X6

Comparar Aviso de preço
8.1 Hardware
6.2 Custo Benefício

Samsung Galaxy M54

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Neste confronto entre Xiaomi e Samsung no segmento intermediário, a coreana levou a melhor contra a chinesa. Mas não foi um placar confortável. O POCO X6 tem vantagens importante sobre o rival. Podemos citar o design, com o corpo mais resistente, compacto e leve; e o multimídia, graças à tela com melhores cores e suporte a Dolby Vision, e a presença de som estéreo. Sem falar no carregamento mais rápido.

Do outro lado, o Galaxy M54 venceu o concorrente no sistema com longevidade superior, no melhor desempenho multitarefas e na maior autonomia de bateria. Mas o fator de decisão está nas câmeras, com as fotos mais nítidas na traseira, os vídeos de melhor qualidade e as selfies superiores em qualquer condição.

Neste momento, o coreano é o mais barato no mercado nacional. Mas não descarte o chinês, caso as suas prioridades sejam as características em que ele leva a melhor.

RESULTADO

POCO X6: 4 PONTOS

  • Design mais resistente, compacto e leve
  • Tela com melhores cores e suporte a Dolby Vision
  • Som estéreo
  • Bateria com menor tempo de carregamento

Samsung Galaxy M54: 7 PONTOS

  • Sistema com maior longevidade
  • Melhor desempenho multitarefas
  • Bateria com maior autonomia
  • Câmeras traseiras com sensor principal mais avançado
  • Vídeos com melhor qualidade de imagem e som
  • Câmera frontal com melhor modo retrato e mais nitidez à noite
  • Menor preço no mercado brasileiro atual

E aí, você acha melhores os benefícios do POCO ou do Galaxy? Qual deles seria a sua opção de compra no momento? Prefere design e multimídia, ou bateria e câmeras? Participe conosco!

(atualizado em 30 de maio de 2024, às 15:50)

17

Comentários

POCO X6 vs Galaxy M54: design e multimídia valem mais que bateria e câmeras? | Comparativo
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos