LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung lança chips Artik para se consolidar na Internet das Coisas

14 de maio de 2015 5

Internet das Coisas vem do inglês Internet of Things (IoT) e é um termo que está se provando bem popular pela promessa de conectar cada único aparelho em um ecossistema capaz de automatizar casas e facilitar o gerenciamento de tudo o que nos rodeia. Samsung, como uma das principais fabricantes de chips em nível mundial, participará efetivamente desse segmento emergente, apresentando novidades interessantes para dispositivos que irão participar da investida. Em um evento sediado em São Francisco, Califórnia, Estados Unidos da América, a linha Artik foi apresentada oficialmente.

Artik é a nova família de chipsets da Samsung para a Internet das Coisas, contendo três integrantes distintos com capacidades e objetivos diversificados. Artik 1, 5 10 serão responsáveis por fornecer o processamento digital nos eletrônicos compatíveis com a IoT, trazendo capacidades específicas para a comunicação wireless com terminais específicos, além de incorporar um vasto acervo de sensores em cargo de obter o máximo possível de informações de ambientes próximos, facilitando ainda mais a ponte de interação criada entre os usuários e os gadgets.

Três chipsets da linha Artik anunciados pela Samsung a fim de participar efetivamente do mercado emergente da Internet das Coisas, oferecendo soluções eficazes para wearables e eletrodométicos

Artik 1 é o menor deles, portanto destinado especialmente aos acessórios inteligentes, incluindo relógios e pulseiras. O componente conta com um processador de dois núcleos baseado na arquitetura MIPS 32 trazendo 1 MB de RAM, 4 MB para o armazenamento interno, um sensor de nove eixos que inclui giroscópio, acelerômetro e magnetômetro, além conectividade Bluetooth de alta economia de energia. Um pouco maior, Artik 5 também é ligeiramente superior, trazendo processador dual-core baseado em ARM, Mali-400 MP2 como GPU, 512 MB de RAM, e 4 GB de memória para armazenar informações, adicionado suporte à maioria das conexões móveis.

Finalizando, Artik 10 é o mais poderoso dentre o trio, contando com processador de oito núcleos atingindo o ápice de 1,3 GHz, Mali-T628 para os gráficos com suporte a vídeos em resolução Full HD (1920 x 1080 pixels), 2 GB de RAM e 16 GB de memória para o armazenamento interno, equipado ainda com USB 3.0, WiFi e Bluetooth. Samsung ainda enfatiza que os três chipsets são fortemente protegidos, contando com um "elemento de segurança" de respeito. Tais partes internas irão facilitar a criação de eletrodomésticos e wearables compatíveis com a Internet das Coisas, portanto é válido prestar muita atenção em seus desempenhos.


5

Comentários

Samsung lança chips Artik para se consolidar na Internet das Coisas
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista