
Windows 21 Nov
Google e Microsoft nem sempre se deram muito bem. Foram vários casos em que as duas não se entendiam, como quando a primeira "sabotou" aplicativos do YouTube na época o Windows Phone tentava se firmar como uma alternativa mobile. Os tempos parecem ser outros, já que as companhias voltaram a se comunicar, com a Microsoft até lançando uma extensão do Windows Defender para o Google Chrome.
Sem muito alarde, chegou à app store do Chrome uma extensão do Windows Defender. De acordo com a descrição do complemento, o Windows Defender Browser Protection "ajuda ao usuário se defender de ameaças online, como links de phishing em e-mails, sites usados para roubar dados, além de downloads indesejados de arquivos que podem danificar o seu computador".
Apesar de o próprio navegador do Google já ter um filtro de sites e arquivos, a ideia de ter mais uma barreira de segurança para protegê-lo durante a navegação é interessante. Ao que tudo indica, a extensão é uma versão da proteção usada nativamente no Microsoft Edge, browser padrão do Windows 10.
Após a instalar a extensão no seu Chrome, caso você encontre um link em um e-mail ou site que leve até um endereço malicioso, que possa roubar seus dados e outras informações sensíveis, o Windows Defender Browser Protection bloqueia a navegação, baseado em um banco de dados externo, avisando ao usuário sobre o perigo.
O mesmo é feito com arquivos baixados através do seu navegador. Mesmo assim, caso você queira acessar ao link, o navegador permite ao usuário prosseguir a sua conta e risco.
Curtiu a nova extensão de segurança do Chrome? Dê a sua opinião nos comentários abaixo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários