LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Projeto FI: Operadora do Google promete mais privacidade e oferece VPN gratuito para usuários

14 de novembro de 2018 2

Lançado em 2015 junto ao lendário Nexus 6, o projeto Fi é a atual aposta do Google para levar para seus clientes uma aposta justa quando o assunto é telefonia móvel. Utilizando a estrutura de operadoras como Sprint e T-Mobile, no caso dos Estados Unidos, o serviço traz uma proposta que visa levar sempre a melhor conexão de dados aos seus usuários.

Agora, visando aumentar a segurança atrelada ao projeto, o Google acaba de anunciar que associará o seu próprio serviço gratuito de VPN (“Virtual Private Network” – “Rede Virtual Privada” em tradução livre) a dados veiculados através de redes móveis, assim como já acontece em conexões Wi-Fi abertas. Em poucas palavras, isso significa que todo o tráfego que chega ou sai do smartphone será encriptado, não permitindo que as operadoras que sedem a sua estrutura possam acessar as informações do usuário.


No entanto, apesar de não cair nas mãos das operadoras, os dados precisam passar pelos servidores do Google, criando uma possível monopolização na detenção destes e levantando questões sobre a sua utilização. Por conta disso, a gigante de buscas já declarou que as informações que passarem por seus servidores não serão armazenadas e nem atreladas aos usuários, entregando o melhor anonimato possível. Além disso, a empresa complementa que dados originalmente criptografados, como é o caso daqueles que usam o protocolo HTTPS, não podem ser lidos pela companhia.

Com a segurança e o anonimato supostamente garantidos, a questão que se estabelece é sobre a manutenção da qualidade do serviço, uma vez que a utilização do VPN normalmente costuma levar a um maior consumo de dados e uma diminuição na velocidade da conexão já que as informações precisam percorrer um caminho mais longo até voltar ao aparelho.

Sobre isso, de acordo com o Google, a estimativa é que a novidade leve a um acréscimo de 10% no consumo, algo que pode ser incomodo para aqueles que fazem questão de cada kbyte. Com relação a velocidade da transmissão, a companhia afirma que em grande parte do tempo o usuário não deverá encontrar grandes diferenças nesse aspecto, apesar que pequenas lentidões podem ser experenciadas.

Com planos de uma versão beta começar a ficar disponível até o final desta semana, a nova funcionalidade deve ser vista primeiro apenas para usuários que tem o Android Pie instalados em seus dispositivos. Vale relembrar que o projeto FI, apesar de já disponibilizar cobertura para mais de 150 países, ainda não pode ser utilizado no Brasil.

E você, o que acha da proposta apresentada pelo Projeto Fi? Conta para a gente a sua opinião nos comentários.


2

Comentários

Projeto FI: Operadora do Google promete mais privacidade e oferece VPN gratuito para usuários
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista